A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHO

Bibliographic Details
Main Author: Barba, Clarides Henrich de
Publication Date: 2018
Other Authors: Feiteiro Cavalari, Rosa Maria
Format: Article
Language: por
Source: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Download full: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/10427
Summary: Este artigo analisa a inserção da temática ambiental na Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Porto Velho. Caracteriza-se como estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados: a análise documental dos projetos pedagógicos e dos planos das disciplinas de 14 cursos de graduação que desenvolvem a temática ambiental, entrevistas semidiretivas com os coordenadores e professores. A “análise de conteúdo” proposta por Bardin e as características de Ambientalização curricular elaboradas pela Rede Aces foram utilizadas na análise dos dados. Os resultados demonstram que os cursos estão ambientalizados ou em processo de Ambientalização curricular, sobretudo os de Geografia e Ciências Biológicas. Identificaram-se seis características de um currículo ambientalizado: compromisso com a transformação das relações sociedade-natureza, complexidade, contextualização local-global-local global-local-global, levar em conta o sujeito na construção do conhecimento; considerar os aspectos cognitivos e afetivos, éticos e estéticos, espaços de reflexão e participação democrática, orientação prospectiva de cenários alternativos. Palavras-chave: Ambientalização Curricular. Temática ambiental. Educação Ambiental.
id UNESP-3_d32228a6fca0403abc07ee88bf038753
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10427
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHOEste artigo analisa a inserção da temática ambiental na Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Porto Velho. Caracteriza-se como estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados: a análise documental dos projetos pedagógicos e dos planos das disciplinas de 14 cursos de graduação que desenvolvem a temática ambiental, entrevistas semidiretivas com os coordenadores e professores. A “análise de conteúdo” proposta por Bardin e as características de Ambientalização curricular elaboradas pela Rede Aces foram utilizadas na análise dos dados. Os resultados demonstram que os cursos estão ambientalizados ou em processo de Ambientalização curricular, sobretudo os de Geografia e Ciências Biológicas. Identificaram-se seis características de um currículo ambientalizado: compromisso com a transformação das relações sociedade-natureza, complexidade, contextualização local-global-local global-local-global, levar em conta o sujeito na construção do conhecimento; considerar os aspectos cognitivos e afetivos, éticos e estéticos, espaços de reflexão e participação democrática, orientação prospectiva de cenários alternativos. Palavras-chave: Ambientalização Curricular. Temática ambiental. Educação Ambiental.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2018-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1042710.18675/2177-580X.vol12.n2.p64-79Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 2 (2017); 64-792177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/10427/8380https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/10427/10635https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/10427/10636Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarba, Clarides Henrich deFeiteiro Cavalari, Rosa Maria2018-02-27T20:50:20Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10427Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2018-02-27T20:50:20Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHO
title A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHO
spellingShingle A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHO
Barba, Clarides Henrich de
title_short A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHO
title_full A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHO
title_fullStr A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHO
title_full_unstemmed A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHO
title_sort A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHO
author Barba, Clarides Henrich de
author_facet Barba, Clarides Henrich de
Feiteiro Cavalari, Rosa Maria
author_role author
author2 Feiteiro Cavalari, Rosa Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barba, Clarides Henrich de
Feiteiro Cavalari, Rosa Maria
description Este artigo analisa a inserção da temática ambiental na Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Porto Velho. Caracteriza-se como estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados: a análise documental dos projetos pedagógicos e dos planos das disciplinas de 14 cursos de graduação que desenvolvem a temática ambiental, entrevistas semidiretivas com os coordenadores e professores. A “análise de conteúdo” proposta por Bardin e as características de Ambientalização curricular elaboradas pela Rede Aces foram utilizadas na análise dos dados. Os resultados demonstram que os cursos estão ambientalizados ou em processo de Ambientalização curricular, sobretudo os de Geografia e Ciências Biológicas. Identificaram-se seis características de um currículo ambientalizado: compromisso com a transformação das relações sociedade-natureza, complexidade, contextualização local-global-local global-local-global, levar em conta o sujeito na construção do conhecimento; considerar os aspectos cognitivos e afetivos, éticos e estéticos, espaços de reflexão e participação democrática, orientação prospectiva de cenários alternativos. Palavras-chave: Ambientalização Curricular. Temática ambiental. Educação Ambiental.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/10427
10.18675/2177-580X.vol12.n2.p64-79
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/10427
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol12.n2.p64-79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/10427/8380
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/10427/10635
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/10427/10636
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 2 (2017); 64-79
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363759443968