A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHO
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Download full: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/10427 |
Summary: | Este artigo analisa a inserção da temática ambiental na Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Porto Velho. Caracteriza-se como estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados: a análise documental dos projetos pedagógicos e dos planos das disciplinas de 14 cursos de graduação que desenvolvem a temática ambiental, entrevistas semidiretivas com os coordenadores e professores. A “análise de conteúdo” proposta por Bardin e as características de Ambientalização curricular elaboradas pela Rede Aces foram utilizadas na análise dos dados. Os resultados demonstram que os cursos estão ambientalizados ou em processo de Ambientalização curricular, sobretudo os de Geografia e Ciências Biológicas. Identificaram-se seis características de um currículo ambientalizado: compromisso com a transformação das relações sociedade-natureza, complexidade, contextualização local-global-local global-local-global, levar em conta o sujeito na construção do conhecimento; considerar os aspectos cognitivos e afetivos, éticos e estéticos, espaços de reflexão e participação democrática, orientação prospectiva de cenários alternativos. Palavras-chave: Ambientalização Curricular. Temática ambiental. Educação Ambiental. |
id |
UNESP-3_d32228a6fca0403abc07ee88bf038753 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10427 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHOEste artigo analisa a inserção da temática ambiental na Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Porto Velho. Caracteriza-se como estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados: a análise documental dos projetos pedagógicos e dos planos das disciplinas de 14 cursos de graduação que desenvolvem a temática ambiental, entrevistas semidiretivas com os coordenadores e professores. A “análise de conteúdo” proposta por Bardin e as características de Ambientalização curricular elaboradas pela Rede Aces foram utilizadas na análise dos dados. Os resultados demonstram que os cursos estão ambientalizados ou em processo de Ambientalização curricular, sobretudo os de Geografia e Ciências Biológicas. Identificaram-se seis características de um currículo ambientalizado: compromisso com a transformação das relações sociedade-natureza, complexidade, contextualização local-global-local global-local-global, levar em conta o sujeito na construção do conhecimento; considerar os aspectos cognitivos e afetivos, éticos e estéticos, espaços de reflexão e participação democrática, orientação prospectiva de cenários alternativos. Palavras-chave: Ambientalização Curricular. Temática ambiental. Educação Ambiental.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2018-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1042710.18675/2177-580X.vol12.n2.p64-79Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 2 (2017); 64-792177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/10427/8380https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/10427/10635https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/10427/10636Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarba, Clarides Henrich deFeiteiro Cavalari, Rosa Maria2018-02-27T20:50:20Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10427Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2018-02-27T20:50:20Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHO |
title |
A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHO |
spellingShingle |
A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHO Barba, Clarides Henrich de |
title_short |
A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHO |
title_full |
A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHO |
title_fullStr |
A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHO |
title_full_unstemmed |
A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHO |
title_sort |
A TEMÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, CÂMPUS DE PORTO VELHO |
author |
Barba, Clarides Henrich de |
author_facet |
Barba, Clarides Henrich de Feiteiro Cavalari, Rosa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Feiteiro Cavalari, Rosa Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barba, Clarides Henrich de Feiteiro Cavalari, Rosa Maria |
description |
Este artigo analisa a inserção da temática ambiental na Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Porto Velho. Caracteriza-se como estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados: a análise documental dos projetos pedagógicos e dos planos das disciplinas de 14 cursos de graduação que desenvolvem a temática ambiental, entrevistas semidiretivas com os coordenadores e professores. A “análise de conteúdo” proposta por Bardin e as características de Ambientalização curricular elaboradas pela Rede Aces foram utilizadas na análise dos dados. Os resultados demonstram que os cursos estão ambientalizados ou em processo de Ambientalização curricular, sobretudo os de Geografia e Ciências Biológicas. Identificaram-se seis características de um currículo ambientalizado: compromisso com a transformação das relações sociedade-natureza, complexidade, contextualização local-global-local global-local-global, levar em conta o sujeito na construção do conhecimento; considerar os aspectos cognitivos e afetivos, éticos e estéticos, espaços de reflexão e participação democrática, orientação prospectiva de cenários alternativos. Palavras-chave: Ambientalização Curricular. Temática ambiental. Educação Ambiental. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/10427 10.18675/2177-580X.vol12.n2.p64-79 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/10427 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol12.n2.p64-79 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/10427/8380 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/10427/10635 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/10427/10636 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 2 (2017); 64-79 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363759443968 |