ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12064 |
Resumo: | Este artigo apresenta o estado da arte das pesquisas na interface da Educação Ambiental e das Geociências. O mapeamento e as análises realizaram-se a partir do banco de teses do Projeto EArte, no período de 1981 a 2012. Identificaram-se 25 estudos, sendo analisados considerando os termos descritivos e seus resumos. Os resultados apontam para uma área em consolidação, definindo-se três categorias temáticas a partir das análises. Na primeira categoria há ênfase no conhecimento sobre o ambiente físico como contributo para ações de Educação Ambiental e estratégias de conservação; a segunda estimula a inserção dos conteúdos geocientíficos em ambientes escolar e não escolar, por meio de estratégias de divulgação na linha dos projetos de Educação Ambiental; a terceira refere-se a pesquisas em espaços de educação formal com perspectiva socioambiental. Essa revisão forneceu um esboço das principais abordagens das pesquisas, indicando caminhos e reflexões que unem essas duas áreas do conhecimento. |
id |
UNESP-3_dc653fcee78a1df3b33051be623fc59b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/12064 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALEste artigo apresenta o estado da arte das pesquisas na interface da Educação Ambiental e das Geociências. O mapeamento e as análises realizaram-se a partir do banco de teses do Projeto EArte, no período de 1981 a 2012. Identificaram-se 25 estudos, sendo analisados considerando os termos descritivos e seus resumos. Os resultados apontam para uma área em consolidação, definindo-se três categorias temáticas a partir das análises. Na primeira categoria há ênfase no conhecimento sobre o ambiente físico como contributo para ações de Educação Ambiental e estratégias de conservação; a segunda estimula a inserção dos conteúdos geocientíficos em ambientes escolar e não escolar, por meio de estratégias de divulgação na linha dos projetos de Educação Ambiental; a terceira refere-se a pesquisas em espaços de educação formal com perspectiva socioambiental. Essa revisão forneceu um esboço das principais abordagens das pesquisas, indicando caminhos e reflexões que unem essas duas áreas do conhecimento.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2018-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1206410.18675/2177-580X.vol12.n2.p141-161Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 2 (2017); 141-1612177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12064/8385https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12064/11007Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMazzucato, Elianade La Corte Bacci, Denise2018-03-05T22:26:25Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/12064Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2018-03-05T22:26:25Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL Mazzucato, Eliana |
title_short |
ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Mazzucato, Eliana |
author_facet |
Mazzucato, Eliana de La Corte Bacci, Denise |
author_role |
author |
author2 |
de La Corte Bacci, Denise |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzucato, Eliana de La Corte Bacci, Denise |
description |
Este artigo apresenta o estado da arte das pesquisas na interface da Educação Ambiental e das Geociências. O mapeamento e as análises realizaram-se a partir do banco de teses do Projeto EArte, no período de 1981 a 2012. Identificaram-se 25 estudos, sendo analisados considerando os termos descritivos e seus resumos. Os resultados apontam para uma área em consolidação, definindo-se três categorias temáticas a partir das análises. Na primeira categoria há ênfase no conhecimento sobre o ambiente físico como contributo para ações de Educação Ambiental e estratégias de conservação; a segunda estimula a inserção dos conteúdos geocientíficos em ambientes escolar e não escolar, por meio de estratégias de divulgação na linha dos projetos de Educação Ambiental; a terceira refere-se a pesquisas em espaços de educação formal com perspectiva socioambiental. Essa revisão forneceu um esboço das principais abordagens das pesquisas, indicando caminhos e reflexões que unem essas duas áreas do conhecimento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12064 10.18675/2177-580X.vol12.n2.p141-161 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12064 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol12.n2.p141-161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12064/8385 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12064/11007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 2 (2017); 141-161 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363791949824 |