ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzucato, Eliana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de La Corte Bacci, Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12064
Resumo: Este artigo apresenta o estado da arte das pesquisas na interface da Educação Ambiental e das Geociências. O mapeamento e as análises realizaram-se a partir do banco de teses do Projeto EArte, no período de 1981 a 2012. Identificaram-se 25 estudos, sendo analisados considerando os termos descritivos e seus resumos. Os resultados apontam para uma área em consolidação, definindo-se três categorias temáticas a partir das análises. Na primeira categoria há ênfase no conhecimento sobre o ambiente físico como contributo para ações de Educação Ambiental e estratégias de conservação; a segunda estimula a inserção dos conteúdos geocientíficos em ambientes escolar e não escolar, por meio de estratégias de divulgação na linha dos projetos de Educação Ambiental; a terceira refere-se a pesquisas em espaços de educação formal com perspectiva socioambiental. Essa revisão forneceu um esboço das principais abordagens das pesquisas, indicando caminhos e reflexões que unem essas duas áreas do conhecimento.
id UNESP-3_dc653fcee78a1df3b33051be623fc59b
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/12064
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALEste artigo apresenta o estado da arte das pesquisas na interface da Educação Ambiental e das Geociências. O mapeamento e as análises realizaram-se a partir do banco de teses do Projeto EArte, no período de 1981 a 2012. Identificaram-se 25 estudos, sendo analisados considerando os termos descritivos e seus resumos. Os resultados apontam para uma área em consolidação, definindo-se três categorias temáticas a partir das análises. Na primeira categoria há ênfase no conhecimento sobre o ambiente físico como contributo para ações de Educação Ambiental e estratégias de conservação; a segunda estimula a inserção dos conteúdos geocientíficos em ambientes escolar e não escolar, por meio de estratégias de divulgação na linha dos projetos de Educação Ambiental; a terceira refere-se a pesquisas em espaços de educação formal com perspectiva socioambiental. Essa revisão forneceu um esboço das principais abordagens das pesquisas, indicando caminhos e reflexões que unem essas duas áreas do conhecimento.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2018-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1206410.18675/2177-580X.vol12.n2.p141-161Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 2 (2017); 141-1612177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12064/8385https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12064/11007Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMazzucato, Elianade La Corte Bacci, Denise2018-03-05T22:26:25Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/12064Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2018-03-05T22:26:25Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Mazzucato, Eliana
title_short ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Mazzucato, Eliana
author_facet Mazzucato, Eliana
de La Corte Bacci, Denise
author_role author
author2 de La Corte Bacci, Denise
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzucato, Eliana
de La Corte Bacci, Denise
description Este artigo apresenta o estado da arte das pesquisas na interface da Educação Ambiental e das Geociências. O mapeamento e as análises realizaram-se a partir do banco de teses do Projeto EArte, no período de 1981 a 2012. Identificaram-se 25 estudos, sendo analisados considerando os termos descritivos e seus resumos. Os resultados apontam para uma área em consolidação, definindo-se três categorias temáticas a partir das análises. Na primeira categoria há ênfase no conhecimento sobre o ambiente físico como contributo para ações de Educação Ambiental e estratégias de conservação; a segunda estimula a inserção dos conteúdos geocientíficos em ambientes escolar e não escolar, por meio de estratégias de divulgação na linha dos projetos de Educação Ambiental; a terceira refere-se a pesquisas em espaços de educação formal com perspectiva socioambiental. Essa revisão forneceu um esboço das principais abordagens das pesquisas, indicando caminhos e reflexões que unem essas duas áreas do conhecimento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12064
10.18675/2177-580X.vol12.n2.p141-161
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12064
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol12.n2.p141-161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12064/8385
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/12064/11007
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 12 n. 2 (2017); 141-161
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363791949824