A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13170 |
Resumo: | Neste artigo buscamos contribuir com a reflexão sobre intervenções educadoras em direção à transição para sociedades mais sustentáveis a partir da experiência do Laboratório de Educação Ambiental e Políticas Públicas – Oca (ESALQ/USP) com a criação de um curso de especialização. Com a abordagem metodológica qualitativa inspirada na pesquisa-intervenção, realizamos a coleta, análise e sistematização de dados do período de construção do curso, entre janeiro de 2016 e fevereiro de 2017, por meio da análise documental e da observação participante. Com os resultados obtidos refletimos sobre o processo de construção participativa do curso, bem como enunciamos os principais desafios e aprendizados no tocante à recursos, processos, relações e identidade na formação da equipe pedagógica. Ao final do artigo, apontamos algumas questões que nos parecem relevante para pensar a continuidade de processos educadores ambientalistas como este, no contexto da universidade pública. |
id |
UNESP-3_e7bdeb8dbdc4c5853246ba2e191551aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13170 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadoresNeste artigo buscamos contribuir com a reflexão sobre intervenções educadoras em direção à transição para sociedades mais sustentáveis a partir da experiência do Laboratório de Educação Ambiental e Políticas Públicas – Oca (ESALQ/USP) com a criação de um curso de especialização. Com a abordagem metodológica qualitativa inspirada na pesquisa-intervenção, realizamos a coleta, análise e sistematização de dados do período de construção do curso, entre janeiro de 2016 e fevereiro de 2017, por meio da análise documental e da observação participante. Com os resultados obtidos refletimos sobre o processo de construção participativa do curso, bem como enunciamos os principais desafios e aprendizados no tocante à recursos, processos, relações e identidade na formação da equipe pedagógica. Ao final do artigo, apontamos algumas questões que nos parecem relevante para pensar a continuidade de processos educadores ambientalistas como este, no contexto da universidade pública.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1317010.18675/2177-580X.2021-13170Pesquisa em Educação Ambiental; v. 16 n. 1 (2021); 52-682177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13170/12118Copyright (c) 2021 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrovarelli, Rachel AndriolloBattaini, VivianSorrentino, Marcos2021-07-26T00:27:35Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13170Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2021-07-26T00:27:35Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores |
title |
A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores |
spellingShingle |
A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores Trovarelli, Rachel Andriollo |
title_short |
A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores |
title_full |
A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores |
title_fullStr |
A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores |
title_full_unstemmed |
A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores |
title_sort |
A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores |
author |
Trovarelli, Rachel Andriollo |
author_facet |
Trovarelli, Rachel Andriollo Battaini, Vivian Sorrentino, Marcos |
author_role |
author |
author2 |
Battaini, Vivian Sorrentino, Marcos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trovarelli, Rachel Andriollo Battaini, Vivian Sorrentino, Marcos |
description |
Neste artigo buscamos contribuir com a reflexão sobre intervenções educadoras em direção à transição para sociedades mais sustentáveis a partir da experiência do Laboratório de Educação Ambiental e Políticas Públicas – Oca (ESALQ/USP) com a criação de um curso de especialização. Com a abordagem metodológica qualitativa inspirada na pesquisa-intervenção, realizamos a coleta, análise e sistematização de dados do período de construção do curso, entre janeiro de 2016 e fevereiro de 2017, por meio da análise documental e da observação participante. Com os resultados obtidos refletimos sobre o processo de construção participativa do curso, bem como enunciamos os principais desafios e aprendizados no tocante à recursos, processos, relações e identidade na formação da equipe pedagógica. Ao final do artigo, apontamos algumas questões que nos parecem relevante para pensar a continuidade de processos educadores ambientalistas como este, no contexto da universidade pública. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13170 10.18675/2177-580X.2021-13170 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13170 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.2021-13170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13170/12118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 16 n. 1 (2021); 52-68 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363834941440 |