A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trovarelli, Rachel Andriollo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Battaini, Vivian, Sorrentino, Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13170
Resumo: Neste artigo buscamos contribuir com a reflexão sobre intervenções educadoras em direção à transição para sociedades mais sustentáveis a partir da experiência do Laboratório de Educação Ambiental e Políticas Públicas – Oca (ESALQ/USP) com a criação de um curso de especialização. Com a abordagem metodológica qualitativa inspirada na pesquisa-intervenção, realizamos a coleta, análise e sistematização de dados do período de construção do curso, entre janeiro de 2016 e fevereiro de 2017, por meio da análise documental e da observação participante. Com os resultados obtidos refletimos sobre o processo de construção participativa do curso, bem como enunciamos os principais desafios e aprendizados no tocante à recursos, processos, relações e identidade na formação da equipe pedagógica. Ao final do artigo, apontamos algumas questões que nos parecem relevante para pensar a continuidade de processos educadores ambientalistas como este, no contexto da universidade pública.
id UNESP-3_e7bdeb8dbdc4c5853246ba2e191551aa
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13170
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadoresNeste artigo buscamos contribuir com a reflexão sobre intervenções educadoras em direção à transição para sociedades mais sustentáveis a partir da experiência do Laboratório de Educação Ambiental e Políticas Públicas – Oca (ESALQ/USP) com a criação de um curso de especialização. Com a abordagem metodológica qualitativa inspirada na pesquisa-intervenção, realizamos a coleta, análise e sistematização de dados do período de construção do curso, entre janeiro de 2016 e fevereiro de 2017, por meio da análise documental e da observação participante. Com os resultados obtidos refletimos sobre o processo de construção participativa do curso, bem como enunciamos os principais desafios e aprendizados no tocante à recursos, processos, relações e identidade na formação da equipe pedagógica. Ao final do artigo, apontamos algumas questões que nos parecem relevante para pensar a continuidade de processos educadores ambientalistas como este, no contexto da universidade pública.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1317010.18675/2177-580X.2021-13170Pesquisa em Educação Ambiental; v. 16 n. 1 (2021); 52-682177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13170/12118Copyright (c) 2021 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrovarelli, Rachel AndriolloBattaini, VivianSorrentino, Marcos2021-07-26T00:27:35Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13170Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2021-07-26T00:27:35Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores
title A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores
spellingShingle A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores
Trovarelli, Rachel Andriollo
title_short A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores
title_full A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores
title_fullStr A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores
title_full_unstemmed A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores
title_sort A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores
author Trovarelli, Rachel Andriollo
author_facet Trovarelli, Rachel Andriollo
Battaini, Vivian
Sorrentino, Marcos
author_role author
author2 Battaini, Vivian
Sorrentino, Marcos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trovarelli, Rachel Andriollo
Battaini, Vivian
Sorrentino, Marcos
description Neste artigo buscamos contribuir com a reflexão sobre intervenções educadoras em direção à transição para sociedades mais sustentáveis a partir da experiência do Laboratório de Educação Ambiental e Políticas Públicas – Oca (ESALQ/USP) com a criação de um curso de especialização. Com a abordagem metodológica qualitativa inspirada na pesquisa-intervenção, realizamos a coleta, análise e sistematização de dados do período de construção do curso, entre janeiro de 2016 e fevereiro de 2017, por meio da análise documental e da observação participante. Com os resultados obtidos refletimos sobre o processo de construção participativa do curso, bem como enunciamos os principais desafios e aprendizados no tocante à recursos, processos, relações e identidade na formação da equipe pedagógica. Ao final do artigo, apontamos algumas questões que nos parecem relevante para pensar a continuidade de processos educadores ambientalistas como este, no contexto da universidade pública.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13170
10.18675/2177-580X.2021-13170
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13170
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.2021-13170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13170/12118
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 16 n. 1 (2021); 52-68
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363834941440