Educação Ambiental e o Trabalho em Saúde: uma Análise das Experiências Profissionais do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stedile, Nilva Lúcia Rech
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Camardelo, Ana Maria Paim, Cioato, Fernanda Meire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13375
Resumo: As influências ambientais sobre a saúde são inequívocas, no entanto decorrem de ações que podem ser mediadas. O trabalho objetiva analisar como profissionais da saúde têm utilizado a educação ambiental como objeto de trabalho para a saúde ambiental. Utilizou-se como metodologia um estudo documental, desenvolvido por meio da análise de relatos de experiência de práticas de educação ambiental disponíveis na Comunidade de Práticas da Atenção Básica, Ministério da Saúde e Governo Federal. Essas comunidades concentram a descrição de experiências profissionais práticas. Em relação à abrangência territorial, o Nordeste e o Sudeste são as regiões que mais desenvolvem ações educativas e a maior parte dos trabalhos concentra-se em Saúde Ambiental/Vigilância Ambiental (71,79%). O espaço de escolha para o desenvolvimento das ações é prioritariamente em Comunidade/Município, seguida da escola, os quais representam mais de 90% do total e os públicos mais envolvidos são a População de um bairro/cidade e estudantes. O tema mais utilizado como mobilizador das ações educativas em educação ambiental é a dengue (69,24%) e as técnicas educativas mais utilizadas nas atividades são curso/palestras, de caráter tradicional. A educação ambiental precisa ser desenvolvida permanentemente com uso de estratégias que proporcionem reflexão crítica, a fim de alcançar os objetivos de formação cidadã e protetiva do ambiente e da saúde.Palavras-chave: Técnicas educativas. Educação ambiental. Saúde Ambiental. 
id UNESP-3_f9deb6e16582135e8f9f9477beab0605
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13375
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental e o Trabalho em Saúde: uma Análise das Experiências Profissionais do BrasilAs influências ambientais sobre a saúde são inequívocas, no entanto decorrem de ações que podem ser mediadas. O trabalho objetiva analisar como profissionais da saúde têm utilizado a educação ambiental como objeto de trabalho para a saúde ambiental. Utilizou-se como metodologia um estudo documental, desenvolvido por meio da análise de relatos de experiência de práticas de educação ambiental disponíveis na Comunidade de Práticas da Atenção Básica, Ministério da Saúde e Governo Federal. Essas comunidades concentram a descrição de experiências profissionais práticas. Em relação à abrangência territorial, o Nordeste e o Sudeste são as regiões que mais desenvolvem ações educativas e a maior parte dos trabalhos concentra-se em Saúde Ambiental/Vigilância Ambiental (71,79%). O espaço de escolha para o desenvolvimento das ações é prioritariamente em Comunidade/Município, seguida da escola, os quais representam mais de 90% do total e os públicos mais envolvidos são a População de um bairro/cidade e estudantes. O tema mais utilizado como mobilizador das ações educativas em educação ambiental é a dengue (69,24%) e as técnicas educativas mais utilizadas nas atividades são curso/palestras, de caráter tradicional. A educação ambiental precisa ser desenvolvida permanentemente com uso de estratégias que proporcionem reflexão crítica, a fim de alcançar os objetivos de formação cidadã e protetiva do ambiente e da saúde.Palavras-chave: Técnicas educativas. Educação ambiental. Saúde Ambiental. Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2019-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1337510.18675/2177-580X.vol14.n1.p58-71Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 1 (2019); 58-712177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13375/11262Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessStedile, Nilva Lúcia RechCamardelo, Ana Maria PaimCioato, Fernanda Meire2020-01-29T13:30:57Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13375Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2020-01-29T13:30:57Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e o Trabalho em Saúde: uma Análise das Experiências Profissionais do Brasil
title Educação Ambiental e o Trabalho em Saúde: uma Análise das Experiências Profissionais do Brasil
spellingShingle Educação Ambiental e o Trabalho em Saúde: uma Análise das Experiências Profissionais do Brasil
Stedile, Nilva Lúcia Rech
title_short Educação Ambiental e o Trabalho em Saúde: uma Análise das Experiências Profissionais do Brasil
title_full Educação Ambiental e o Trabalho em Saúde: uma Análise das Experiências Profissionais do Brasil
title_fullStr Educação Ambiental e o Trabalho em Saúde: uma Análise das Experiências Profissionais do Brasil
title_full_unstemmed Educação Ambiental e o Trabalho em Saúde: uma Análise das Experiências Profissionais do Brasil
title_sort Educação Ambiental e o Trabalho em Saúde: uma Análise das Experiências Profissionais do Brasil
author Stedile, Nilva Lúcia Rech
author_facet Stedile, Nilva Lúcia Rech
Camardelo, Ana Maria Paim
Cioato, Fernanda Meire
author_role author
author2 Camardelo, Ana Maria Paim
Cioato, Fernanda Meire
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stedile, Nilva Lúcia Rech
Camardelo, Ana Maria Paim
Cioato, Fernanda Meire
description As influências ambientais sobre a saúde são inequívocas, no entanto decorrem de ações que podem ser mediadas. O trabalho objetiva analisar como profissionais da saúde têm utilizado a educação ambiental como objeto de trabalho para a saúde ambiental. Utilizou-se como metodologia um estudo documental, desenvolvido por meio da análise de relatos de experiência de práticas de educação ambiental disponíveis na Comunidade de Práticas da Atenção Básica, Ministério da Saúde e Governo Federal. Essas comunidades concentram a descrição de experiências profissionais práticas. Em relação à abrangência territorial, o Nordeste e o Sudeste são as regiões que mais desenvolvem ações educativas e a maior parte dos trabalhos concentra-se em Saúde Ambiental/Vigilância Ambiental (71,79%). O espaço de escolha para o desenvolvimento das ações é prioritariamente em Comunidade/Município, seguida da escola, os quais representam mais de 90% do total e os públicos mais envolvidos são a População de um bairro/cidade e estudantes. O tema mais utilizado como mobilizador das ações educativas em educação ambiental é a dengue (69,24%) e as técnicas educativas mais utilizadas nas atividades são curso/palestras, de caráter tradicional. A educação ambiental precisa ser desenvolvida permanentemente com uso de estratégias que proporcionem reflexão crítica, a fim de alcançar os objetivos de formação cidadã e protetiva do ambiente e da saúde.Palavras-chave: Técnicas educativas. Educação ambiental. Saúde Ambiental. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13375
10.18675/2177-580X.vol14.n1.p58-71
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13375
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol14.n1.p58-71
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13375/11262
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 1 (2019); 58-71
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363849621504