Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13057 |
Resumo: | Este artigo apresenta um trabalho de investigação focado na análise da inserção da temática ambiental em um curso de Ciências Biológicas de uma instituição federal, partindo da percepção da coordenadora e dos docentes. A pesquisa é qualitativa, utilizando entrevistas semi-estruturadas como instrumento de coleta de dados e análise de conteúdo, para a interpretação dos resultados. A maioria dos docentes mostrou uma concepção de meio ambiente antropocêntrica e de educação ambiental, com finalidade de conscientização ou mudança de atitudes. Os docentes relataram que inserem a temática ambiental nas práticas das suas disciplinas, mas na maioria delas de forma esporádica. Não há diálogo entre os docentes para organizar o modo de inserção, ficando sob a responsabilidade de cada um definir como isso se dará na sua disciplina. Os resultados indicam que a temática está inserida no curso, mas que a formação continuada dos docentes e uma maior integração das disciplinas poderia aprimorar ainda mais esse trabalho. |
id |
UNESP-3_fb63fa33dac3ee43ba63ff6ba1c9a756 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13057 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicasEste artigo apresenta um trabalho de investigação focado na análise da inserção da temática ambiental em um curso de Ciências Biológicas de uma instituição federal, partindo da percepção da coordenadora e dos docentes. A pesquisa é qualitativa, utilizando entrevistas semi-estruturadas como instrumento de coleta de dados e análise de conteúdo, para a interpretação dos resultados. A maioria dos docentes mostrou uma concepção de meio ambiente antropocêntrica e de educação ambiental, com finalidade de conscientização ou mudança de atitudes. Os docentes relataram que inserem a temática ambiental nas práticas das suas disciplinas, mas na maioria delas de forma esporádica. Não há diálogo entre os docentes para organizar o modo de inserção, ficando sob a responsabilidade de cada um definir como isso se dará na sua disciplina. Os resultados indicam que a temática está inserida no curso, mas que a formação continuada dos docentes e uma maior integração das disciplinas poderia aprimorar ainda mais esse trabalho.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2019-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1305710.18675/2177-580X.vol14.n1.p89-110Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 1 (2019); 89-1102177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13057/11265Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho Miyazawa, Glória Cristina MarquesFrenedozo, Rita de CássiaVieira, Rui Marques2020-01-29T13:30:57Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13057Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2020-01-29T13:30:57Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas |
title |
Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas |
spellingShingle |
Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas Coelho Miyazawa, Glória Cristina Marques |
title_short |
Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas |
title_full |
Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas |
title_fullStr |
Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas |
title_sort |
Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas |
author |
Coelho Miyazawa, Glória Cristina Marques |
author_facet |
Coelho Miyazawa, Glória Cristina Marques Frenedozo, Rita de Cássia Vieira, Rui Marques |
author_role |
author |
author2 |
Frenedozo, Rita de Cássia Vieira, Rui Marques |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho Miyazawa, Glória Cristina Marques Frenedozo, Rita de Cássia Vieira, Rui Marques |
description |
Este artigo apresenta um trabalho de investigação focado na análise da inserção da temática ambiental em um curso de Ciências Biológicas de uma instituição federal, partindo da percepção da coordenadora e dos docentes. A pesquisa é qualitativa, utilizando entrevistas semi-estruturadas como instrumento de coleta de dados e análise de conteúdo, para a interpretação dos resultados. A maioria dos docentes mostrou uma concepção de meio ambiente antropocêntrica e de educação ambiental, com finalidade de conscientização ou mudança de atitudes. Os docentes relataram que inserem a temática ambiental nas práticas das suas disciplinas, mas na maioria delas de forma esporádica. Não há diálogo entre os docentes para organizar o modo de inserção, ficando sob a responsabilidade de cada um definir como isso se dará na sua disciplina. Os resultados indicam que a temática está inserida no curso, mas que a formação continuada dos docentes e uma maior integração das disciplinas poderia aprimorar ainda mais esse trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13057 10.18675/2177-580X.vol14.n1.p89-110 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13057 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol14.n1.p89-110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13057/11265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 1 (2019); 89-110 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363830747136 |