Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho Miyazawa, Glória Cristina Marques
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Frenedozo, Rita de Cássia, Vieira, Rui Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13057
Resumo: Este artigo apresenta um trabalho de investigação focado na análise da inserção da temática ambiental em um curso de Ciências Biológicas de uma instituição federal, partindo da percepção da coordenadora e dos docentes. A pesquisa é qualitativa, utilizando entrevistas semi-estruturadas como instrumento de coleta de dados e análise de conteúdo, para a interpretação dos resultados. A maioria dos docentes mostrou uma concepção de meio ambiente antropocêntrica e de educação ambiental, com finalidade de conscientização ou mudança de atitudes. Os docentes relataram que inserem a temática ambiental nas práticas das suas disciplinas, mas na maioria delas de forma esporádica. Não há diálogo entre os docentes para organizar o modo de inserção, ficando sob a responsabilidade de cada um definir como isso se dará na sua disciplina. Os resultados indicam que a temática está inserida no curso, mas que a formação continuada dos docentes e uma maior integração das disciplinas poderia aprimorar ainda mais esse trabalho.
id UNESP-3_fb63fa33dac3ee43ba63ff6ba1c9a756
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13057
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicasEste artigo apresenta um trabalho de investigação focado na análise da inserção da temática ambiental em um curso de Ciências Biológicas de uma instituição federal, partindo da percepção da coordenadora e dos docentes. A pesquisa é qualitativa, utilizando entrevistas semi-estruturadas como instrumento de coleta de dados e análise de conteúdo, para a interpretação dos resultados. A maioria dos docentes mostrou uma concepção de meio ambiente antropocêntrica e de educação ambiental, com finalidade de conscientização ou mudança de atitudes. Os docentes relataram que inserem a temática ambiental nas práticas das suas disciplinas, mas na maioria delas de forma esporádica. Não há diálogo entre os docentes para organizar o modo de inserção, ficando sob a responsabilidade de cada um definir como isso se dará na sua disciplina. Os resultados indicam que a temática está inserida no curso, mas que a formação continuada dos docentes e uma maior integração das disciplinas poderia aprimorar ainda mais esse trabalho.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2019-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1305710.18675/2177-580X.vol14.n1.p89-110Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 1 (2019); 89-1102177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13057/11265Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho Miyazawa, Glória Cristina MarquesFrenedozo, Rita de CássiaVieira, Rui Marques2020-01-29T13:30:57Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13057Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2020-01-29T13:30:57Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas
title Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas
spellingShingle Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas
Coelho Miyazawa, Glória Cristina Marques
title_short Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas
title_full Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas
title_fullStr Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas
title_sort Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas
author Coelho Miyazawa, Glória Cristina Marques
author_facet Coelho Miyazawa, Glória Cristina Marques
Frenedozo, Rita de Cássia
Vieira, Rui Marques
author_role author
author2 Frenedozo, Rita de Cássia
Vieira, Rui Marques
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho Miyazawa, Glória Cristina Marques
Frenedozo, Rita de Cássia
Vieira, Rui Marques
description Este artigo apresenta um trabalho de investigação focado na análise da inserção da temática ambiental em um curso de Ciências Biológicas de uma instituição federal, partindo da percepção da coordenadora e dos docentes. A pesquisa é qualitativa, utilizando entrevistas semi-estruturadas como instrumento de coleta de dados e análise de conteúdo, para a interpretação dos resultados. A maioria dos docentes mostrou uma concepção de meio ambiente antropocêntrica e de educação ambiental, com finalidade de conscientização ou mudança de atitudes. Os docentes relataram que inserem a temática ambiental nas práticas das suas disciplinas, mas na maioria delas de forma esporádica. Não há diálogo entre os docentes para organizar o modo de inserção, ficando sob a responsabilidade de cada um definir como isso se dará na sua disciplina. Os resultados indicam que a temática está inserida no curso, mas que a formação continuada dos docentes e uma maior integração das disciplinas poderia aprimorar ainda mais esse trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13057
10.18675/2177-580X.vol14.n1.p89-110
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13057
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol14.n1.p89-110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13057/11265
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 14 n. 1 (2019); 89-110
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363830747136