Estilo em perspectiva discursiva: uma análise da revista Aerolândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Otávia Marques de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alfa (São José do Rio Preto. Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4647
Resumo: Neste trabalho, busca-se desenvolver uma noção de estilo a partir de uma perspectiva discursiva, utilizando-se, para isso, o arcabouço teórico da Análise do Discurso de linha francesa. Tomou-se como base Possenti (2008), que trabalha com a noção de repertório e de que todo enunciado tem estilo; Discini (2009), que defende a existência de duas dimensões para o estilo, a da totalidade (homogênea) e a da individualidade (heterogênea); Maingueneau (1983, 1984), que contribui com a ideia de polêmica como interincompreensão. Foram analisados os editoriais presentes nos quatro primeiros números da revista Aerolândia, análise por meio da qual se verificou como Outro principalmente a revista Aldeota, o que acabou por definir várias de suas escolhas ao relacionar forma e conteúdo e, consequentemente, foi fundamental na elaboração do estilo da publicação. Destacaram-se, dentre as escolhas, a construção da paródia, da ironia e da refutação. Percebeu-se ainda a opção por um senso de humor relacionado às regiões mais periféricas da cidade e a escolha de termos que remetem a esse universo de sentidos, além de ter-se constatado que, conforme se havia hipotetizado, a consideração da individualidade de estilo de cada enunciado pode, sim, ser cientificamente produtiva e não invalida a análise da totalidade.
id UNESP-4_3aa202d792114f055662e2afc0767815
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4647
network_acronym_str UNESP-4
network_name_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository_id_str
spelling Estilo em perspectiva discursiva: uma análise da revista AerolândiaEstiloDiscursoPolêmica discursivaNeste trabalho, busca-se desenvolver uma noção de estilo a partir de uma perspectiva discursiva, utilizando-se, para isso, o arcabouço teórico da Análise do Discurso de linha francesa. Tomou-se como base Possenti (2008), que trabalha com a noção de repertório e de que todo enunciado tem estilo; Discini (2009), que defende a existência de duas dimensões para o estilo, a da totalidade (homogênea) e a da individualidade (heterogênea); Maingueneau (1983, 1984), que contribui com a ideia de polêmica como interincompreensão. Foram analisados os editoriais presentes nos quatro primeiros números da revista Aerolândia, análise por meio da qual se verificou como Outro principalmente a revista Aldeota, o que acabou por definir várias de suas escolhas ao relacionar forma e conteúdo e, consequentemente, foi fundamental na elaboração do estilo da publicação. Destacaram-se, dentre as escolhas, a construção da paródia, da ironia e da refutação. Percebeu-se ainda a opção por um senso de humor relacionado às regiões mais periféricas da cidade e a escolha de termos que remetem a esse universo de sentidos, além de ter-se constatado que, conforme se havia hipotetizado, a consideração da individualidade de estilo de cada enunciado pode, sim, ser cientificamente produtiva e não invalida a análise da totalidade.UNESP2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4647ALFA: Revista de Linguística; v. 57 n. 1 (2013)1981-5794reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4647/4541Copyright (c) 2013 ALFA: Revista de Linguísticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Otávia Marques deBaptista, Lívia Márcia Tiba Rádis2013-06-28T17:54:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4647Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1981-5794&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpalfa@unesp.br1981-57940002-5216opendoar:2013-06-28T17:54:36Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estilo em perspectiva discursiva: uma análise da revista Aerolândia
title Estilo em perspectiva discursiva: uma análise da revista Aerolândia
spellingShingle Estilo em perspectiva discursiva: uma análise da revista Aerolândia
Farias, Otávia Marques de
Estilo
Discurso
Polêmica discursiva
title_short Estilo em perspectiva discursiva: uma análise da revista Aerolândia
title_full Estilo em perspectiva discursiva: uma análise da revista Aerolândia
title_fullStr Estilo em perspectiva discursiva: uma análise da revista Aerolândia
title_full_unstemmed Estilo em perspectiva discursiva: uma análise da revista Aerolândia
title_sort Estilo em perspectiva discursiva: uma análise da revista Aerolândia
author Farias, Otávia Marques de
author_facet Farias, Otávia Marques de
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
author_role author
author2 Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Otávia Marques de
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
dc.subject.por.fl_str_mv Estilo
Discurso
Polêmica discursiva
topic Estilo
Discurso
Polêmica discursiva
description Neste trabalho, busca-se desenvolver uma noção de estilo a partir de uma perspectiva discursiva, utilizando-se, para isso, o arcabouço teórico da Análise do Discurso de linha francesa. Tomou-se como base Possenti (2008), que trabalha com a noção de repertório e de que todo enunciado tem estilo; Discini (2009), que defende a existência de duas dimensões para o estilo, a da totalidade (homogênea) e a da individualidade (heterogênea); Maingueneau (1983, 1984), que contribui com a ideia de polêmica como interincompreensão. Foram analisados os editoriais presentes nos quatro primeiros números da revista Aerolândia, análise por meio da qual se verificou como Outro principalmente a revista Aldeota, o que acabou por definir várias de suas escolhas ao relacionar forma e conteúdo e, consequentemente, foi fundamental na elaboração do estilo da publicação. Destacaram-se, dentre as escolhas, a construção da paródia, da ironia e da refutação. Percebeu-se ainda a opção por um senso de humor relacionado às regiões mais periféricas da cidade e a escolha de termos que remetem a esse universo de sentidos, além de ter-se constatado que, conforme se havia hipotetizado, a consideração da individualidade de estilo de cada enunciado pode, sim, ser cientificamente produtiva e não invalida a análise da totalidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4647
url https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4647/4541
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 ALFA: Revista de Linguística
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 ALFA: Revista de Linguística
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv ALFA: Revista de Linguística; v. 57 n. 1 (2013)
1981-5794
reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
collection Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv alfa@unesp.br
_version_ 1800214376500690944