Adolescentes e primeiro emprego: da produção da experiência à estruturação subjetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Marlene
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Chamorro, Deise Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alfa (São José do Rio Preto. Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1405
Resumo: Este artigo discute o lugar do trabalho no processo de estruturação subjetiva de adolescentes em situação de primeiro emprego, considerando-se as especificidades da organização do trabalho em fast-food. Fundamenta-se na lingüística da enunciação em diálogo com formulações sobre adolescência elaboradas pela psicanálise. O material de investigação constitui-se de: entrevistas gravadas com 30 adolescentes, selecionados entre os atendentes de uma loja de cadeia fast-food de Porto Alegre; texto veiculado no site sobre a filosofia que orienta a ação da empresa; entrevista com o gerente da loja que sediou a pesquisa. A análise do texto do site e da entrevista do gerente revela que a empresa coloca-se numa dupla posição, ao mesmo tempo em que desfavorece a singularização de seus jovens funcionários, por valorizar um ideal de perfeição, calcado na idéia de formação por “adestramento”, atua no sentido de dar lugar à instituição de novas enunciações. As entrevistas com os adolescentes mostram que, apesar dessa contradição, a inserção no universo do trabalho via empresa fast-food constitui-se em experiência significativa para os adolescentes, principalmente por possibilitar passagem para outras experiências profissionais e pela identificação com os pares.
id UNESP-4_99e62270a044cc94b6c60cd903666ec1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1405
network_acronym_str UNESP-4
network_name_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository_id_str
spelling Adolescentes e primeiro emprego: da produção da experiência à estruturação subjetivaEnunciaçãoSubjetividadeAdolescênciaTrabalhoEste artigo discute o lugar do trabalho no processo de estruturação subjetiva de adolescentes em situação de primeiro emprego, considerando-se as especificidades da organização do trabalho em fast-food. Fundamenta-se na lingüística da enunciação em diálogo com formulações sobre adolescência elaboradas pela psicanálise. O material de investigação constitui-se de: entrevistas gravadas com 30 adolescentes, selecionados entre os atendentes de uma loja de cadeia fast-food de Porto Alegre; texto veiculado no site sobre a filosofia que orienta a ação da empresa; entrevista com o gerente da loja que sediou a pesquisa. A análise do texto do site e da entrevista do gerente revela que a empresa coloca-se numa dupla posição, ao mesmo tempo em que desfavorece a singularização de seus jovens funcionários, por valorizar um ideal de perfeição, calcado na idéia de formação por “adestramento”, atua no sentido de dar lugar à instituição de novas enunciações. As entrevistas com os adolescentes mostram que, apesar dessa contradição, a inserção no universo do trabalho via empresa fast-food constitui-se em experiência significativa para os adolescentes, principalmente por possibilitar passagem para outras experiências profissionais e pela identificação com os pares.UNESP2009-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1405ALFA: Revista de Linguística; v. 49 n. 2 (2005)1981-5794reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1405/1105Copyright (c) 2005 ALFA: Revista de Linguísticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, MarleneChamorro, Deise Marques2011-09-13T13:16:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1405Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1981-5794&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpalfa@unesp.br1981-57940002-5216opendoar:2011-09-13T13:16:25Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adolescentes e primeiro emprego: da produção da experiência à estruturação subjetiva
title Adolescentes e primeiro emprego: da produção da experiência à estruturação subjetiva
spellingShingle Adolescentes e primeiro emprego: da produção da experiência à estruturação subjetiva
Teixeira, Marlene
Enunciação
Subjetividade
Adolescência
Trabalho
title_short Adolescentes e primeiro emprego: da produção da experiência à estruturação subjetiva
title_full Adolescentes e primeiro emprego: da produção da experiência à estruturação subjetiva
title_fullStr Adolescentes e primeiro emprego: da produção da experiência à estruturação subjetiva
title_full_unstemmed Adolescentes e primeiro emprego: da produção da experiência à estruturação subjetiva
title_sort Adolescentes e primeiro emprego: da produção da experiência à estruturação subjetiva
author Teixeira, Marlene
author_facet Teixeira, Marlene
Chamorro, Deise Marques
author_role author
author2 Chamorro, Deise Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Marlene
Chamorro, Deise Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Enunciação
Subjetividade
Adolescência
Trabalho
topic Enunciação
Subjetividade
Adolescência
Trabalho
description Este artigo discute o lugar do trabalho no processo de estruturação subjetiva de adolescentes em situação de primeiro emprego, considerando-se as especificidades da organização do trabalho em fast-food. Fundamenta-se na lingüística da enunciação em diálogo com formulações sobre adolescência elaboradas pela psicanálise. O material de investigação constitui-se de: entrevistas gravadas com 30 adolescentes, selecionados entre os atendentes de uma loja de cadeia fast-food de Porto Alegre; texto veiculado no site sobre a filosofia que orienta a ação da empresa; entrevista com o gerente da loja que sediou a pesquisa. A análise do texto do site e da entrevista do gerente revela que a empresa coloca-se numa dupla posição, ao mesmo tempo em que desfavorece a singularização de seus jovens funcionários, por valorizar um ideal de perfeição, calcado na idéia de formação por “adestramento”, atua no sentido de dar lugar à instituição de novas enunciações. As entrevistas com os adolescentes mostram que, apesar dessa contradição, a inserção no universo do trabalho via empresa fast-food constitui-se em experiência significativa para os adolescentes, principalmente por possibilitar passagem para outras experiências profissionais e pela identificação com os pares.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1405
url https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1405/1105
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2005 ALFA: Revista de Linguística
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2005 ALFA: Revista de Linguística
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv ALFA: Revista de Linguística; v. 49 n. 2 (2005)
1981-5794
reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
collection Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv alfa@unesp.br
_version_ 1800214373656952832