Contribuições para uma tipologia de antropônimos do português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Eduardo Tadeu Roque
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alfa (São José do Rio Preto. Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4168
Resumo: Os nomes próprios constituem uma classe bastante heterogênea que inclui, entreoutros itens, os topônimos (nomes próprios de lugar) e os antropônimos (nomes própriosde pessoa). Entretanto, dentro da categoria destes últimos, ainda é possível observar váriasdiferenças na caracterização linguística dos seus membros. Pode-se verificar que, por exemplo,prenomes, sobrenomes, hipocorísticos e pseudônimos são utilizados para fazer referência aum indivíduo, mas possuem propriedades morfológicas e semântico-pragmáticas distintas.Considerando a necessidade de definir e classificar tais itens para os estudos linguísticosdos nomes próprios do português brasileiro, este artigo tem o objetivo de apresentar umaproposta tipológica de antropônimos. Após uma revisão de recentes trabalhos que discutemo tema (AMARAL, 2008; BAJO PÉREZ, 2002, 2008; FERNÁNDEZ LEBORANS, 1999; VANLANGENDONCK, 2007), apresenta-se uma proposta de classificação. Tal proposta, que recorretambém aos textos legais que dispõem sobre a atribuição de nomes próprios de pessoa eàs definições de obras lexicográficas contemporâneas, identifica dois principais grupos deantropônimos, definidos como ortônimos e alônimos, cada um com seus respectivos membrosinternos. O corpus de análise está constituído por ocorrências coletadas em textos publicadosna versão eletrônica do jornal Folha de São Paulo durante o ano de 2009.
id UNESP-4_c6cbec9eb15401611b1d12881d5f5f31
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4168
network_acronym_str UNESP-4
network_name_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository_id_str
spelling Contribuições para uma tipologia de antropônimos do português brasileiroNomes própriosAntropônimosOnomásticaOs nomes próprios constituem uma classe bastante heterogênea que inclui, entreoutros itens, os topônimos (nomes próprios de lugar) e os antropônimos (nomes própriosde pessoa). Entretanto, dentro da categoria destes últimos, ainda é possível observar váriasdiferenças na caracterização linguística dos seus membros. Pode-se verificar que, por exemplo,prenomes, sobrenomes, hipocorísticos e pseudônimos são utilizados para fazer referência aum indivíduo, mas possuem propriedades morfológicas e semântico-pragmáticas distintas.Considerando a necessidade de definir e classificar tais itens para os estudos linguísticosdos nomes próprios do português brasileiro, este artigo tem o objetivo de apresentar umaproposta tipológica de antropônimos. Após uma revisão de recentes trabalhos que discutemo tema (AMARAL, 2008; BAJO PÉREZ, 2002, 2008; FERNÁNDEZ LEBORANS, 1999; VANLANGENDONCK, 2007), apresenta-se uma proposta de classificação. Tal proposta, que recorretambém aos textos legais que dispõem sobre a atribuição de nomes próprios de pessoa eàs definições de obras lexicográficas contemporâneas, identifica dois principais grupos deantropônimos, definidos como ortônimos e alônimos, cada um com seus respectivos membrosinternos. O corpus de análise está constituído por ocorrências coletadas em textos publicadosna versão eletrônica do jornal Folha de São Paulo durante o ano de 2009.UNESP2011-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4168ALFA: Revista de Linguística; v. 55 n. 1 (2011)1981-5794reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4168/3766Copyright (c) 2011 ALFA: Revista de Linguísticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Eduardo Tadeu Roque2013-09-09T19:39:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4168Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1981-5794&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpalfa@unesp.br1981-57940002-5216opendoar:2013-09-09T19:39:58Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições para uma tipologia de antropônimos do português brasileiro
title Contribuições para uma tipologia de antropônimos do português brasileiro
spellingShingle Contribuições para uma tipologia de antropônimos do português brasileiro
Amaral, Eduardo Tadeu Roque
Nomes próprios
Antropônimos
Onomástica
title_short Contribuições para uma tipologia de antropônimos do português brasileiro
title_full Contribuições para uma tipologia de antropônimos do português brasileiro
title_fullStr Contribuições para uma tipologia de antropônimos do português brasileiro
title_full_unstemmed Contribuições para uma tipologia de antropônimos do português brasileiro
title_sort Contribuições para uma tipologia de antropônimos do português brasileiro
author Amaral, Eduardo Tadeu Roque
author_facet Amaral, Eduardo Tadeu Roque
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Eduardo Tadeu Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Nomes próprios
Antropônimos
Onomástica
topic Nomes próprios
Antropônimos
Onomástica
description Os nomes próprios constituem uma classe bastante heterogênea que inclui, entreoutros itens, os topônimos (nomes próprios de lugar) e os antropônimos (nomes própriosde pessoa). Entretanto, dentro da categoria destes últimos, ainda é possível observar váriasdiferenças na caracterização linguística dos seus membros. Pode-se verificar que, por exemplo,prenomes, sobrenomes, hipocorísticos e pseudônimos são utilizados para fazer referência aum indivíduo, mas possuem propriedades morfológicas e semântico-pragmáticas distintas.Considerando a necessidade de definir e classificar tais itens para os estudos linguísticosdos nomes próprios do português brasileiro, este artigo tem o objetivo de apresentar umaproposta tipológica de antropônimos. Após uma revisão de recentes trabalhos que discutemo tema (AMARAL, 2008; BAJO PÉREZ, 2002, 2008; FERNÁNDEZ LEBORANS, 1999; VANLANGENDONCK, 2007), apresenta-se uma proposta de classificação. Tal proposta, que recorretambém aos textos legais que dispõem sobre a atribuição de nomes próprios de pessoa eàs definições de obras lexicográficas contemporâneas, identifica dois principais grupos deantropônimos, definidos como ortônimos e alônimos, cada um com seus respectivos membrosinternos. O corpus de análise está constituído por ocorrências coletadas em textos publicadosna versão eletrônica do jornal Folha de São Paulo durante o ano de 2009.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4168
url https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4168/3766
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 ALFA: Revista de Linguística
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 ALFA: Revista de Linguística
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv ALFA: Revista de Linguística; v. 55 n. 1 (2011)
1981-5794
reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
collection Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv alfa@unesp.br
_version_ 1820233333189115904