Constituintes pragmáticos em posição inicial: distinção entre Tema, tópico e foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pezatti, Erotilde Goreti
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alfa (São José do Rio Preto. Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4272
Resumo: Este estudo trata da função pragmática Tema, no português oral e escrito, procurando estabelecer uma clara distinção entre esse constituinte e as funções, também pragmáticas, de Tópico e Foco. Para tanto, adota a perspectiva teórica da Gramática Funcional de Dik (1981, 1989) e utiliza, como corpus oral, os materiais do Projeto NURC e, como corpus escrito, textos de jornais, revistas de reportagens e cartas pessoais. O trabalho está dividido em cinco seções: 1. apresenta a justificativa de tal abordagem; 2. os princípios teóricos que embasam o trabalho; 3. fornece a caracterização do constituinte Tema; 4. estabelece a distinção entre as funções pragmáticas de Tema e Tópico; e, finalmente, 5. distingue Foco de Tema.
id UNESP-4_ce4f2bc7d7e649911b5a5a29f8aa5def
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4272
network_acronym_str UNESP-4
network_name_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository_id_str
spelling Constituintes pragmáticos em posição inicial: distinção entre Tema, tópico e focoFunções pragmáticastemaantitematópicofocoantitópicoEste estudo trata da função pragmática Tema, no português oral e escrito, procurando estabelecer uma clara distinção entre esse constituinte e as funções, também pragmáticas, de Tópico e Foco. Para tanto, adota a perspectiva teórica da Gramática Funcional de Dik (1981, 1989) e utiliza, como corpus oral, os materiais do Projeto NURC e, como corpus escrito, textos de jornais, revistas de reportagens e cartas pessoais. O trabalho está dividido em cinco seções: 1. apresenta a justificativa de tal abordagem; 2. os princípios teóricos que embasam o trabalho; 3. fornece a caracterização do constituinte Tema; 4. estabelece a distinção entre as funções pragmáticas de Tema e Tópico; e, finalmente, 5. distingue Foco de Tema.UNESP2001-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4272ALFA: Revista de Linguística; v. 42 (1998)1981-5794reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4272/3861Copyright (c) 2001 ALFA: Revista de Linguísticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPezatti, Erotilde Goreti2013-09-09T19:32:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4272Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1981-5794&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpalfa@unesp.br1981-57940002-5216opendoar:2013-09-09T19:32:09Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Constituintes pragmáticos em posição inicial: distinção entre Tema, tópico e foco
title Constituintes pragmáticos em posição inicial: distinção entre Tema, tópico e foco
spellingShingle Constituintes pragmáticos em posição inicial: distinção entre Tema, tópico e foco
Pezatti, Erotilde Goreti
Funções pragmáticas
tema
antitema
tópico
foco
antitópico
title_short Constituintes pragmáticos em posição inicial: distinção entre Tema, tópico e foco
title_full Constituintes pragmáticos em posição inicial: distinção entre Tema, tópico e foco
title_fullStr Constituintes pragmáticos em posição inicial: distinção entre Tema, tópico e foco
title_full_unstemmed Constituintes pragmáticos em posição inicial: distinção entre Tema, tópico e foco
title_sort Constituintes pragmáticos em posição inicial: distinção entre Tema, tópico e foco
author Pezatti, Erotilde Goreti
author_facet Pezatti, Erotilde Goreti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pezatti, Erotilde Goreti
dc.subject.por.fl_str_mv Funções pragmáticas
tema
antitema
tópico
foco
antitópico
topic Funções pragmáticas
tema
antitema
tópico
foco
antitópico
description Este estudo trata da função pragmática Tema, no português oral e escrito, procurando estabelecer uma clara distinção entre esse constituinte e as funções, também pragmáticas, de Tópico e Foco. Para tanto, adota a perspectiva teórica da Gramática Funcional de Dik (1981, 1989) e utiliza, como corpus oral, os materiais do Projeto NURC e, como corpus escrito, textos de jornais, revistas de reportagens e cartas pessoais. O trabalho está dividido em cinco seções: 1. apresenta a justificativa de tal abordagem; 2. os princípios teóricos que embasam o trabalho; 3. fornece a caracterização do constituinte Tema; 4. estabelece a distinção entre as funções pragmáticas de Tema e Tópico; e, finalmente, 5. distingue Foco de Tema.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4272
url https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4272/3861
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2001 ALFA: Revista de Linguística
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2001 ALFA: Revista de Linguística
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv ALFA: Revista de Linguística; v. 42 (1998)
1981-5794
reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
collection Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv alfa@unesp.br
_version_ 1800214376459796480