Estratégias de interação no ensino do texto dissertativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massoni, Maria Izabel de Oliveira
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alfa (São José do Rio Preto. Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4221
Resumo: Este trabalho apresenta um encaminhamento para o ensino da produção de textos dissertativos a alunos que encontram dificuldades relativas às estratégias de interação requeridas por essa tipologia. A análise de alguns problemas detectados no percurso entre a pretensão de dizer e o dito levou-nos a pensar numa prática que diminuísse tais problemas, a partir de um enfoque das habilidades de raciocínio, para o estabelecimento de premissas e das habilidades discursivas, para o engajamento a elas, por meio do trabalho com esquemas marcadores de quadros de interação social diferentes.
id UNESP-4_ff582e2aec5d4c5f925571c2668bdee1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4221
network_acronym_str UNESP-4
network_name_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository_id_str
spelling Estratégias de interação no ensino do texto dissertativoCoerênciasuperestruturalugares discursivosEste trabalho apresenta um encaminhamento para o ensino da produção de textos dissertativos a alunos que encontram dificuldades relativas às estratégias de interação requeridas por essa tipologia. A análise de alguns problemas detectados no percurso entre a pretensão de dizer e o dito levou-nos a pensar numa prática que diminuísse tais problemas, a partir de um enfoque das habilidades de raciocínio, para o estabelecimento de premissas e das habilidades discursivas, para o engajamento a elas, por meio do trabalho com esquemas marcadores de quadros de interação social diferentes.UNESP2001-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4221ALFA: Revista de Linguística; v. 46 (2002): Linguagem na interação social1981-5794reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4221/3816Copyright (c) 2001 ALFA: Revista de Linguísticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMassoni, Maria Izabel de Oliveira2013-09-09T19:32:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4221Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1981-5794&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpalfa@unesp.br1981-57940002-5216opendoar:2013-09-09T19:32:24Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de interação no ensino do texto dissertativo
title Estratégias de interação no ensino do texto dissertativo
spellingShingle Estratégias de interação no ensino do texto dissertativo
Massoni, Maria Izabel de Oliveira
Coerência
superestrutura
lugares discursivos
title_short Estratégias de interação no ensino do texto dissertativo
title_full Estratégias de interação no ensino do texto dissertativo
title_fullStr Estratégias de interação no ensino do texto dissertativo
title_full_unstemmed Estratégias de interação no ensino do texto dissertativo
title_sort Estratégias de interação no ensino do texto dissertativo
author Massoni, Maria Izabel de Oliveira
author_facet Massoni, Maria Izabel de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massoni, Maria Izabel de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Coerência
superestrutura
lugares discursivos
topic Coerência
superestrutura
lugares discursivos
description Este trabalho apresenta um encaminhamento para o ensino da produção de textos dissertativos a alunos que encontram dificuldades relativas às estratégias de interação requeridas por essa tipologia. A análise de alguns problemas detectados no percurso entre a pretensão de dizer e o dito levou-nos a pensar numa prática que diminuísse tais problemas, a partir de um enfoque das habilidades de raciocínio, para o estabelecimento de premissas e das habilidades discursivas, para o engajamento a elas, por meio do trabalho com esquemas marcadores de quadros de interação social diferentes.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4221
url https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4221/3816
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2001 ALFA: Revista de Linguística
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2001 ALFA: Revista de Linguística
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv ALFA: Revista de Linguística; v. 46 (2002): Linguagem na interação social
1981-5794
reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
collection Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv alfa@unesp.br
_version_ 1800214376153612288