Discursos orientalistas sobre a dança: o caso de “Almée, an egyptian dancer”, de Gunnar Berndtson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paschoal, Nina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Faces da História
Texto Completo: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1371
Resumo: A ideologia colonial produziu uma mentalidade, práticas, políticas, discursos e também imagens. Tomando a pintura “Almée, an egyptian dancer” (1883) de Gunnar Berndtson como foco da análise, este artigo procura relacioná-la com dados bibliográficos, no intuito de identificar a relação entre um destes estilos da pintura - reconhecido pela alcunha de Orientalismo - com o processo de colonização do Oriente Médio, especialmente do Egito. Longe de questionar o mérito artístico, técnico e apreciativo da obra de arte destacada, visamos questionar o contexto e motivação para sua feitura, dados que fizeram Berndtson e outros artistas europeus a pintarem cenas das danças orientais femininas que, em seguida, passam a ser reconhecidas pelo Ocidente como “Dança do Ventre”.
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