A soberania da nação ao Estado:: a invasão napoleônica da península ibérica nas páginas do Correio Braziliense (1807-1810)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Pedro Henrique de Mello
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Faces da História
Texto Completo: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/883
Resumo: Este artigo evidencia algumas mudanças de significados que o conceito de soberania sofreu na Modernidade. O autor do Direito das Gentes, Emer de Vattel, e os princípios da sociedade de mercado podem ter influenciado em alguma medida tais mudanças. No mundo ibero-americano essas mudanças podem ser observadas nas páginas do Correio Braziliense, publicado por Hipólito José da Costa em Londres. Nele o jornalista teceu críticas a alguns dos principais ministros joaninos e à Regência deixada pelo Príncipe em Portugal antes de sua partida para o Brasil. Hipólito também elogiou as Juntas Governativas que se formaram na península ibérica durante a invasão napoleônica. Em ambos os casos, o conceito de soberania da nação guiou a pena de Hipólito. Do mesmo modo, a soberania incorporou muito dos discursos políticos constitucionalistas surgidos na península e nas Américas, o que destaca a importância desse conceito aos estudos que se dedicam a tais temáticas.
id UNESP-6_63123ae9de5888b07566bf2cf4ea38d2
oai_identifier_str oai:seer.assis.unesp.br:article/883
network_acronym_str UNESP-6
network_name_str Faces da História
repository_id_str
spelling A soberania da nação ao Estado:: a invasão napoleônica da península ibérica nas páginas do Correio Braziliense (1807-1810)soberaniaDireito das GentesHipólito José da CostaEmer de Vattelconstitucionalismosociedade de mercadoEste artigo evidencia algumas mudanças de significados que o conceito de soberania sofreu na Modernidade. O autor do Direito das Gentes, Emer de Vattel, e os princípios da sociedade de mercado podem ter influenciado em alguma medida tais mudanças. No mundo ibero-americano essas mudanças podem ser observadas nas páginas do Correio Braziliense, publicado por Hipólito José da Costa em Londres. Nele o jornalista teceu críticas a alguns dos principais ministros joaninos e à Regência deixada pelo Príncipe em Portugal antes de sua partida para o Brasil. Hipólito também elogiou as Juntas Governativas que se formaram na península ibérica durante a invasão napoleônica. Em ambos os casos, o conceito de soberania da nação guiou a pena de Hipólito. Do mesmo modo, a soberania incorporou muito dos discursos políticos constitucionalistas surgidos na península e nas Américas, o que destaca a importância desse conceito aos estudos que se dedicam a tais temáticas.UNESP2018-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/883Faces da História; Vol. 5 Núm. 1 (2018): Economia e Política dos Impérios Ibéricos; 21-43Faces da História; v. 5 n. 1 (2018): Economia e Política dos Impérios Ibéricos; 21-432358-3878reponame:Faces da Históriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/883/1021Copyright (c) 2018 Faces da Historiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRabelo, Pedro Henrique de Mello2020-12-12T23:34:45Zoai:seer.assis.unesp.br:article/883Revistahttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoriaPUBhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/oai||facesdahistoria@assis.unesp.br|| facesdahistoria@gmail.com2358-38782358-3878opendoar:2020-12-12T23:34:45Faces da História - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A soberania da nação ao Estado:: a invasão napoleônica da península ibérica nas páginas do Correio Braziliense (1807-1810)
title A soberania da nação ao Estado:: a invasão napoleônica da península ibérica nas páginas do Correio Braziliense (1807-1810)
spellingShingle A soberania da nação ao Estado:: a invasão napoleônica da península ibérica nas páginas do Correio Braziliense (1807-1810)
Rabelo, Pedro Henrique de Mello
soberania
Direito das Gentes
Hipólito José da Costa
Emer de Vattel
constitucionalismo
sociedade de mercado
title_short A soberania da nação ao Estado:: a invasão napoleônica da península ibérica nas páginas do Correio Braziliense (1807-1810)
title_full A soberania da nação ao Estado:: a invasão napoleônica da península ibérica nas páginas do Correio Braziliense (1807-1810)
title_fullStr A soberania da nação ao Estado:: a invasão napoleônica da península ibérica nas páginas do Correio Braziliense (1807-1810)
title_full_unstemmed A soberania da nação ao Estado:: a invasão napoleônica da península ibérica nas páginas do Correio Braziliense (1807-1810)
title_sort A soberania da nação ao Estado:: a invasão napoleônica da península ibérica nas páginas do Correio Braziliense (1807-1810)
author Rabelo, Pedro Henrique de Mello
author_facet Rabelo, Pedro Henrique de Mello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Pedro Henrique de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv soberania
Direito das Gentes
Hipólito José da Costa
Emer de Vattel
constitucionalismo
sociedade de mercado
topic soberania
Direito das Gentes
Hipólito José da Costa
Emer de Vattel
constitucionalismo
sociedade de mercado
description Este artigo evidencia algumas mudanças de significados que o conceito de soberania sofreu na Modernidade. O autor do Direito das Gentes, Emer de Vattel, e os princípios da sociedade de mercado podem ter influenciado em alguma medida tais mudanças. No mundo ibero-americano essas mudanças podem ser observadas nas páginas do Correio Braziliense, publicado por Hipólito José da Costa em Londres. Nele o jornalista teceu críticas a alguns dos principais ministros joaninos e à Regência deixada pelo Príncipe em Portugal antes de sua partida para o Brasil. Hipólito também elogiou as Juntas Governativas que se formaram na península ibérica durante a invasão napoleônica. Em ambos os casos, o conceito de soberania da nação guiou a pena de Hipólito. Do mesmo modo, a soberania incorporou muito dos discursos políticos constitucionalistas surgidos na península e nas Américas, o que destaca a importância desse conceito aos estudos que se dedicam a tais temáticas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/883
url https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/883/1021
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Faces da Historia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Faces da Historia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Faces da História; Vol. 5 Núm. 1 (2018): Economia e Política dos Impérios Ibéricos; 21-43
Faces da História; v. 5 n. 1 (2018): Economia e Política dos Impérios Ibéricos; 21-43
2358-3878
reponame:Faces da História
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Faces da História
collection Faces da História
repository.name.fl_str_mv Faces da História - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||facesdahistoria@assis.unesp.br|| facesdahistoria@gmail.com
_version_ 1800215831592828928