Traçado de um percurso da valorização do patrimônio ferroviário: Patrimônio Urbano, Inventário e Ferrovias (França e Brasil)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Faces da História |
Texto Completo: | https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/219 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é relacionar duas diferentes políticas de valorização patrimonial, a aplicada na França e a aplicada no Brasil, e o reflexo das mesmas na preservação do patrimônio ferroviário. Entre as diferentes formas de análise do desenvolvimento do patrimônio ferroviário, existe um percurso vinculado com o desenvolvimento do conceito do patrimônio urbano. A criação de inventários tornou a França o país pioneiro no reconhecimento do legado ferroviário, entretanto, em um momento na história, a sua iniciativa encontrou-se com o desenvolvimento internacional das premissas estipuladas para a valorização do patrimônio urbano e passou a segui-lo paralelamente, como o Brasil fez desde o início da sua política de valorização. A adaptabilidade conceitual do patrimônio urbano mostrou-se fundamental para a compreensão da concepção do patrimônio ferroviário e do destino dado ao mesmo. |
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Traçado de um percurso da valorização do patrimônio ferroviário: Patrimônio Urbano, Inventário e Ferrovias (França e Brasil)Patrimônio Urbano; Patrimônio Industrial; Inventário; Patrimônio FerroviárioO objetivo deste artigo é relacionar duas diferentes políticas de valorização patrimonial, a aplicada na França e a aplicada no Brasil, e o reflexo das mesmas na preservação do patrimônio ferroviário. Entre as diferentes formas de análise do desenvolvimento do patrimônio ferroviário, existe um percurso vinculado com o desenvolvimento do conceito do patrimônio urbano. A criação de inventários tornou a França o país pioneiro no reconhecimento do legado ferroviário, entretanto, em um momento na história, a sua iniciativa encontrou-se com o desenvolvimento internacional das premissas estipuladas para a valorização do patrimônio urbano e passou a segui-lo paralelamente, como o Brasil fez desde o início da sua política de valorização. A adaptabilidade conceitual do patrimônio urbano mostrou-se fundamental para a compreensão da concepção do patrimônio ferroviário e do destino dado ao mesmo.UNESP2018-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/219Faces da História; Vol. 4 Núm. 2 (2017): História antiga: passado em conexão com o presente e diversidade nas abordagens; 181-195Faces da História; v. 4 n. 2 (2017): História antiga: passado em conexão com o presente e diversidade nas abordagens; 181-1952358-3878reponame:Faces da Históriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/219/843Copyright (c) 2018 Faces da Historiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLourencetti, Fernanda2020-12-12T22:50:07Zoai:seer.assis.unesp.br:article/219Revistahttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoriaPUBhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/oai||facesdahistoria@assis.unesp.br|| facesdahistoria@gmail.com2358-38782358-3878opendoar:2020-12-12T22:50:07Faces da História - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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