História da Educação em Juara: currículo e cultura escolar na década de 1980
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Faces da História |
Texto Completo: | https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1313 |
Resumo: | Embrenhando-se em uma terra desconhecida, em busca de melhores condições de vida, fascinados pelo deslumbre do Eldorado, pelas propostas e propagandas das corretoras e colonizadoras, vinham os primeiros colonos para as regiões norte e noroeste do Mato Grosso. Vendiam suas terras na região sul e sudeste e migravam para a Amazônia legal, com o intuito de adquirir grande extensão de terras em um local de “abundância” e possível prosperidade, conforme apregoava as propagandas das colonizadoras. Este artigo é parte da pesquisa do subprojeto “Desafios e Conquistas na Trajetória da Educação em Juara: História, Cultura Escolar e Currículo nas Instituições de Ensino Juarenses” vinculado ao projeto “Fronteira, Territorialidade e Cultura: História de Juara-MT na memória de seus habitantes”, institucionalizado, contemplado com bolsa de iniciação científica PIBIC/CNPq e desenvolvido na UNEMAT/Juara, que visou compreender o desenvolvimento da História da Educação em Juara ao longo do tempo, esboçando seus desafios e conquistas, por meio do estudo da Cultura Escolar dessa instituição de ensino do município de Juara e das mudanças curriculares durante a trajetória da educação no município. Neste sentido, traremos a análise de fragmentos da entrevista realizada com o professor de matemática aposentado, João Donizete Molina, que lecionou na Escola Estadual Oscar Soares, uma das primeiras escolas fundadas no município de Juara e uma parte da bibliografia utilizada que conta todo o processo de colonização do município pesquisado. Por meio das narrativas de memória do professor, podemos analisar como se delineava o currículo e a cultura escolar da década de 1980 na escola Oscar Soares. Nota-se na fala do entrevistado um sentimento de saudosismo, um grande apego e fidelidade ao passado, aos costumes da época e aos métodos tradicionais de ensino. Pode-se destacar que nossa história surge da luta e dos sonhos de alguém. Nosso povo carrega marcas de muitas lutas. |
id |
UNESP-6_fe4af7b809716c72d1109fca54fe36f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.assis.unesp.br:article/1313 |
network_acronym_str |
UNESP-6 |
network_name_str |
Faces da História |
repository_id_str |
|
spelling |
História da Educação em Juara: currículo e cultura escolar na década de 1980JuaraColonizaçãoCurrículoCultura escolarMemóriaEmbrenhando-se em uma terra desconhecida, em busca de melhores condições de vida, fascinados pelo deslumbre do Eldorado, pelas propostas e propagandas das corretoras e colonizadoras, vinham os primeiros colonos para as regiões norte e noroeste do Mato Grosso. Vendiam suas terras na região sul e sudeste e migravam para a Amazônia legal, com o intuito de adquirir grande extensão de terras em um local de “abundância” e possível prosperidade, conforme apregoava as propagandas das colonizadoras. Este artigo é parte da pesquisa do subprojeto “Desafios e Conquistas na Trajetória da Educação em Juara: História, Cultura Escolar e Currículo nas Instituições de Ensino Juarenses” vinculado ao projeto “Fronteira, Territorialidade e Cultura: História de Juara-MT na memória de seus habitantes”, institucionalizado, contemplado com bolsa de iniciação científica PIBIC/CNPq e desenvolvido na UNEMAT/Juara, que visou compreender o desenvolvimento da História da Educação em Juara ao longo do tempo, esboçando seus desafios e conquistas, por meio do estudo da Cultura Escolar dessa instituição de ensino do município de Juara e das mudanças curriculares durante a trajetória da educação no município. Neste sentido, traremos a análise de fragmentos da entrevista realizada com o professor de matemática aposentado, João Donizete Molina, que lecionou na Escola Estadual Oscar Soares, uma das primeiras escolas fundadas no município de Juara e uma parte da bibliografia utilizada que conta todo o processo de colonização do município pesquisado. Por meio das narrativas de memória do professor, podemos analisar como se delineava o currículo e a cultura escolar da década de 1980 na escola Oscar Soares. Nota-se na fala do entrevistado um sentimento de saudosismo, um grande apego e fidelidade ao passado, aos costumes da época e aos métodos tradicionais de ensino. Pode-se destacar que nossa história surge da luta e dos sonhos de alguém. Nosso povo carrega marcas de muitas lutas.UNESP2019-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/htmlhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1313Faces da História; Vol. 6 Núm. 1 (2019): História oral e memória na construção das narrativas sobre as representações político-culturais do Brasil atual; 203-222Faces da História; v. 6 n. 1 (2019): História oral e memória na construção das narrativas sobre as representações político-culturais do Brasil atual; 203-2222358-3878reponame:Faces da Históriainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1313/1180https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1313/1215Copyright (c) 2019 Faces da Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis Leite, Francine SuélenFleck Falcão, Jairo Luis2019-08-23T16:19:23Zoai:seer.assis.unesp.br:article/1313Revistahttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoriaPUBhttps://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/oai||facesdahistoria@assis.unesp.br|| facesdahistoria@gmail.com2358-38782358-3878opendoar:2019-08-23T16:19:23Faces da História - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da Educação em Juara: currículo e cultura escolar na década de 1980 |
title |
História da Educação em Juara: currículo e cultura escolar na década de 1980 |
spellingShingle |
História da Educação em Juara: currículo e cultura escolar na década de 1980 Assis Leite, Francine Suélen Juara Colonização Currículo Cultura escolar Memória |
title_short |
História da Educação em Juara: currículo e cultura escolar na década de 1980 |
title_full |
História da Educação em Juara: currículo e cultura escolar na década de 1980 |
title_fullStr |
História da Educação em Juara: currículo e cultura escolar na década de 1980 |
title_full_unstemmed |
História da Educação em Juara: currículo e cultura escolar na década de 1980 |
title_sort |
História da Educação em Juara: currículo e cultura escolar na década de 1980 |
author |
Assis Leite, Francine Suélen |
author_facet |
Assis Leite, Francine Suélen Fleck Falcão, Jairo Luis |
author_role |
author |
author2 |
Fleck Falcão, Jairo Luis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis Leite, Francine Suélen Fleck Falcão, Jairo Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juara Colonização Currículo Cultura escolar Memória |
topic |
Juara Colonização Currículo Cultura escolar Memória |
description |
Embrenhando-se em uma terra desconhecida, em busca de melhores condições de vida, fascinados pelo deslumbre do Eldorado, pelas propostas e propagandas das corretoras e colonizadoras, vinham os primeiros colonos para as regiões norte e noroeste do Mato Grosso. Vendiam suas terras na região sul e sudeste e migravam para a Amazônia legal, com o intuito de adquirir grande extensão de terras em um local de “abundância” e possível prosperidade, conforme apregoava as propagandas das colonizadoras. Este artigo é parte da pesquisa do subprojeto “Desafios e Conquistas na Trajetória da Educação em Juara: História, Cultura Escolar e Currículo nas Instituições de Ensino Juarenses” vinculado ao projeto “Fronteira, Territorialidade e Cultura: História de Juara-MT na memória de seus habitantes”, institucionalizado, contemplado com bolsa de iniciação científica PIBIC/CNPq e desenvolvido na UNEMAT/Juara, que visou compreender o desenvolvimento da História da Educação em Juara ao longo do tempo, esboçando seus desafios e conquistas, por meio do estudo da Cultura Escolar dessa instituição de ensino do município de Juara e das mudanças curriculares durante a trajetória da educação no município. Neste sentido, traremos a análise de fragmentos da entrevista realizada com o professor de matemática aposentado, João Donizete Molina, que lecionou na Escola Estadual Oscar Soares, uma das primeiras escolas fundadas no município de Juara e uma parte da bibliografia utilizada que conta todo o processo de colonização do município pesquisado. Por meio das narrativas de memória do professor, podemos analisar como se delineava o currículo e a cultura escolar da década de 1980 na escola Oscar Soares. Nota-se na fala do entrevistado um sentimento de saudosismo, um grande apego e fidelidade ao passado, aos costumes da época e aos métodos tradicionais de ensino. Pode-se destacar que nossa história surge da luta e dos sonhos de alguém. Nosso povo carrega marcas de muitas lutas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1313 |
url |
https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1313/1180 https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1313/1215 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Faces da História info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Faces da História |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Faces da História; Vol. 6 Núm. 1 (2019): História oral e memória na construção das narrativas sobre as representações político-culturais do Brasil atual; 203-222 Faces da História; v. 6 n. 1 (2019): História oral e memória na construção das narrativas sobre as representações político-culturais do Brasil atual; 203-222 2358-3878 reponame:Faces da História instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Faces da História |
collection |
Faces da História |
repository.name.fl_str_mv |
Faces da História - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||facesdahistoria@assis.unesp.br|| facesdahistoria@gmail.com |
_version_ |
1800215831952490496 |