Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola): ferramenta de autonomia escolar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schimonek, Elisangela Maria Pereira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Muranaka, Maria Aparecida Segatto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6429
Resumo: Resumo O presente artigo objetiva promover uma análise da implantação do PDE-Escola em duas unidades educacionais do município de Limeira-SP, que apresentaram o IDEB/2007 abaixo da média nacional e que foram direcionadas a implantar o Programa a partir de 2009. O PDE-Escola trata-se de um programa do Governo Federal que se proclama capaz de viabilizar a autonomia, a obtenção de melhores resultados educacionais e a modernização da estrutura, organização e gestão escolar a partir da adoção de modelos administrativos gerenciais. A finalidade deste estudo foi constatar se os objetivos delineados por tal Programa, no que tange à garantia da autonomia escolar, ganham concretude na prática. A metodologia utilizada nesta pesquisa qualitativa foi o estudo de casos, concretizado por meio de coleta de dados (entrevistas e questionários semiestruturados, análise documental e revisão bibliográfica). Os resultados obtidos acenaram para a imposição de uma metodologia padronizada e burocrática, pautada em mecanismos de monitoramento, cobrança e controle que dificultaram a conquista gradativa da autonomia das escolas pesquisadas. Palavras-chave: PDE-Escola. Autonomia Escolar. Gestão.
id UNESP-7_1b9bf6354409621e65468c07f0fac78b
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6429
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola): ferramenta de autonomia escolar?PDE-EscolaAutonomia EscolarGestão.PDE-EscolaResumo O presente artigo objetiva promover uma análise da implantação do PDE-Escola em duas unidades educacionais do município de Limeira-SP, que apresentaram o IDEB/2007 abaixo da média nacional e que foram direcionadas a implantar o Programa a partir de 2009. O PDE-Escola trata-se de um programa do Governo Federal que se proclama capaz de viabilizar a autonomia, a obtenção de melhores resultados educacionais e a modernização da estrutura, organização e gestão escolar a partir da adoção de modelos administrativos gerenciais. A finalidade deste estudo foi constatar se os objetivos delineados por tal Programa, no que tange à garantia da autonomia escolar, ganham concretude na prática. A metodologia utilizada nesta pesquisa qualitativa foi o estudo de casos, concretizado por meio de coleta de dados (entrevistas e questionários semiestruturados, análise documental e revisão bibliográfica). Os resultados obtidos acenaram para a imposição de uma metodologia padronizada e burocrática, pautada em mecanismos de monitoramento, cobrança e controle que dificultaram a conquista gradativa da autonomia das escolas pesquisadas. Palavras-chave: PDE-Escola. Autonomia Escolar. Gestão.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2013-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfapplication/x-ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/642910.18675/1981-8106.vol23.n42.p18-34Educação: Teoria e Prática; Vol. 23 No. 42 (2013); 18-34Educação: Teoria e Prática; Vol. 23 Núm. 42 (2013); 18-34Educação: Teoria e Prática; v. 23 n. 42 (2013); 18-341981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6429/5086https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6429/8889Schimonek, Elisangela Maria PereiraMuranaka, Maria Aparecida Segattoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-11T12:03:10Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6429Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T12:03:10EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola): ferramenta de autonomia escolar?
title Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola): ferramenta de autonomia escolar?
spellingShingle Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola): ferramenta de autonomia escolar?
Schimonek, Elisangela Maria Pereira
PDE-Escola
Autonomia Escolar
Gestão.
PDE-Escola
title_short Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola): ferramenta de autonomia escolar?
title_full Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola): ferramenta de autonomia escolar?
title_fullStr Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola): ferramenta de autonomia escolar?
title_full_unstemmed Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola): ferramenta de autonomia escolar?
title_sort Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola): ferramenta de autonomia escolar?
author Schimonek, Elisangela Maria Pereira
author_facet Schimonek, Elisangela Maria Pereira
Muranaka, Maria Aparecida Segatto
author_role author
author2 Muranaka, Maria Aparecida Segatto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schimonek, Elisangela Maria Pereira
Muranaka, Maria Aparecida Segatto
dc.subject.por.fl_str_mv PDE-Escola
Autonomia Escolar
Gestão.
PDE-Escola
topic PDE-Escola
Autonomia Escolar
Gestão.
PDE-Escola
description Resumo O presente artigo objetiva promover uma análise da implantação do PDE-Escola em duas unidades educacionais do município de Limeira-SP, que apresentaram o IDEB/2007 abaixo da média nacional e que foram direcionadas a implantar o Programa a partir de 2009. O PDE-Escola trata-se de um programa do Governo Federal que se proclama capaz de viabilizar a autonomia, a obtenção de melhores resultados educacionais e a modernização da estrutura, organização e gestão escolar a partir da adoção de modelos administrativos gerenciais. A finalidade deste estudo foi constatar se os objetivos delineados por tal Programa, no que tange à garantia da autonomia escolar, ganham concretude na prática. A metodologia utilizada nesta pesquisa qualitativa foi o estudo de casos, concretizado por meio de coleta de dados (entrevistas e questionários semiestruturados, análise documental e revisão bibliográfica). Os resultados obtidos acenaram para a imposição de uma metodologia padronizada e burocrática, pautada em mecanismos de monitoramento, cobrança e controle que dificultaram a conquista gradativa da autonomia das escolas pesquisadas. Palavras-chave: PDE-Escola. Autonomia Escolar. Gestão.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6429
10.18675/1981-8106.vol23.n42.p18-34
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6429
identifier_str_mv 10.18675/1981-8106.vol23.n42.p18-34
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6429/5086
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6429/8889
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 23 No. 42 (2013); 18-34
Educação: Teoria e Prática; Vol. 23 Núm. 42 (2013); 18-34
Educação: Teoria e Prática; v. 23 n. 42 (2013); 18-34
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215811541958656