Programas de Intervenção Precoce: o que revelam as teses e dissertações
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9386 |
Resumo: | Os objetivos principais desse trabalho foram identificar as teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação que abordam o tema da Intervenção Precoce e identificar nos estudos os dados empíricos que avaliam a relação entre os programas de intervenção precoce e as famílias. Os descritores utilizados foram atenção precoce, estimulação precoce, estimulação essencial, estimulação infantil, estimulação do desenvolvimento infantil, intervenção precoce e vigilância do desenvolvimento. Os trabalhos foram analisados por meio de uma ficha avaliativa em que constava o autor, instituição de origem, grau de titulação, tema principal, tipo de pesquisa, participantes, procedimentos para coleta de dados, análise dos dados, base teórica, fonte teórica, resultados e conclusões. Foram analisados 78 trabalhos. Os estudos revelaram que a identificação de crianças elegíveis para a estimulação precoce ainda está centrada nas características infantis. As avaliações têm se voltado para o desenvolvimento infantil sem considerar os fatores contextuais que também o influenciam. |
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Programas de Intervenção Precoce: o que revelam as teses e dissertaçõesRevisão bibliográficaIntervenção precocefamíliaOs objetivos principais desse trabalho foram identificar as teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação que abordam o tema da Intervenção Precoce e identificar nos estudos os dados empíricos que avaliam a relação entre os programas de intervenção precoce e as famílias. Os descritores utilizados foram atenção precoce, estimulação precoce, estimulação essencial, estimulação infantil, estimulação do desenvolvimento infantil, intervenção precoce e vigilância do desenvolvimento. Os trabalhos foram analisados por meio de uma ficha avaliativa em que constava o autor, instituição de origem, grau de titulação, tema principal, tipo de pesquisa, participantes, procedimentos para coleta de dados, análise dos dados, base teórica, fonte teórica, resultados e conclusões. Foram analisados 78 trabalhos. Os estudos revelaram que a identificação de crianças elegíveis para a estimulação precoce ainda está centrada nas características infantis. As avaliações têm se voltado para o desenvolvimento infantil sem considerar os fatores contextuais que também o influenciam.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/938610.18675/1981-8106.vol26.n52.p332-348Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 332-348Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 332-348Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 332-3481981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9386/7671https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9386/10301Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessLucato Sigolo Candido, Ana ReginaCia, Fabiana2018-04-11T14:21:47Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9386Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T14:21:47EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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