Programas de Intervenção Precoce: o que revelam as teses e dissertações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucato Sigolo Candido, Ana Regina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cia, Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9386
Resumo: Os objetivos principais desse trabalho foram identificar as teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação que abordam o tema da Intervenção Precoce e identificar nos estudos os dados empíricos que avaliam a relação entre os programas de intervenção precoce e as famílias. Os descritores utilizados foram atenção precoce, estimulação precoce, estimulação essencial, estimulação infantil, estimulação do desenvolvimento infantil, intervenção precoce e vigilância do desenvolvimento. Os trabalhos foram analisados por meio de uma ficha avaliativa em que constava o autor, instituição de origem, grau de titulação, tema principal, tipo de pesquisa, participantes, procedimentos para coleta de dados, análise dos dados, base teórica, fonte teórica, resultados e conclusões. Foram analisados 78 trabalhos. Os estudos revelaram que a identificação de crianças elegíveis para a estimulação precoce ainda está centrada nas características infantis. As avaliações têm se voltado para o desenvolvimento infantil sem considerar os fatores contextuais que também o influenciam.
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