Vygotsky e a Mediação Computacional no Processo Educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2384 |
Resumo: | Este artigo aborda a questão da comunicação mediada pelo computador no contexto educacional, tendo por base os conceitos de Vygotsky e Luria, e as abordagens afins que ajudam a explicar o processo e a prever conseqüências dessa prática. O aperfeiçoamento de novos recursos educacionais, desenvolvidos para computadores, bem como o advento da Internet, modificam e sofrem as modificações nas comunicações mediadas por esse novo instrumento. O artigo aponta alguns tópicos a serem analisados pelos interessados sobre o assunto. |
id |
UNESP-7_6e3808635f5f9e0e704bc885dd36235b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2384 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Vygotsky e a Mediação Computacional no Processo EducacionalEste artigo aborda a questão da comunicação mediada pelo computador no contexto educacional, tendo por base os conceitos de Vygotsky e Luria, e as abordagens afins que ajudam a explicar o processo e a prever conseqüências dessa prática. O aperfeiçoamento de novos recursos educacionais, desenvolvidos para computadores, bem como o advento da Internet, modificam e sofrem as modificações nas comunicações mediadas por esse novo instrumento. O artigo aponta alguns tópicos a serem analisados pelos interessados sobre o assunto.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2009-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2384Educação: Teoria e Prática; Vol. 5, No. 8/9 (1997); 17Educação: Teoria e Prática; Vol. 5, No. 8/9 (1997); 17Educação: Teoria e Prática; Vol. 5, No. 8/9 (1997); 171981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2384/2111Bergo, Maria Stela de A. Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-03-26T11:35:56Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2384Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2009-03-26T11:35:56EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vygotsky e a Mediação Computacional no Processo Educacional |
title |
Vygotsky e a Mediação Computacional no Processo Educacional |
spellingShingle |
Vygotsky e a Mediação Computacional no Processo Educacional Bergo, Maria Stela de A. Albuquerque |
title_short |
Vygotsky e a Mediação Computacional no Processo Educacional |
title_full |
Vygotsky e a Mediação Computacional no Processo Educacional |
title_fullStr |
Vygotsky e a Mediação Computacional no Processo Educacional |
title_full_unstemmed |
Vygotsky e a Mediação Computacional no Processo Educacional |
title_sort |
Vygotsky e a Mediação Computacional no Processo Educacional |
author |
Bergo, Maria Stela de A. Albuquerque |
author_facet |
Bergo, Maria Stela de A. Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bergo, Maria Stela de A. Albuquerque |
description |
Este artigo aborda a questão da comunicação mediada pelo computador no contexto educacional, tendo por base os conceitos de Vygotsky e Luria, e as abordagens afins que ajudam a explicar o processo e a prever conseqüências dessa prática. O aperfeiçoamento de novos recursos educacionais, desenvolvidos para computadores, bem como o advento da Internet, modificam e sofrem as modificações nas comunicações mediadas por esse novo instrumento. O artigo aponta alguns tópicos a serem analisados pelos interessados sobre o assunto. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2384 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2384/2111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 5, No. 8/9 (1997); 17 Educação: Teoria e Prática; Vol. 5, No. 8/9 (1997); 17 Educação: Teoria e Prática; Vol. 5, No. 8/9 (1997); 17 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215810677932032 |