A privatização da educação no cenário internacional: reflexões sobre a agenda Pós-2015
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9790 |
Resumo: | Observa-se no cenário contemporâneo um notável crescimento das diversas e cada vez mais complexas formas de privatização da e na educação pública. À luz do Direito Internacional dos Direitos Humanos, em particular do conjunto de instrumentos que protegem o direito humano à educação, o presente artigo tem como objetivo discutir algumas das expressões de tal fenômeno no campo internacional e seus consequentes riscos para a consolidação de sistemas públicos de educação. A análise será realizada a partir de algumas reflexões decorrentes da construção da nova agenda de educação e de desenvolvimento Pós 2015, processo ainda em curso que vem ocorrendo no âmbito das Nações Unidas e que estabelecerá novos compromissos e metas a serem cumpridas pelos Estados membros até o ano de 2030. Através da análise de documentos preparatórios que embasarão estes novos acordos, o exercício indica disputas relevantes na conceitualização do propósito da educação. |
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A privatização da educação no cenário internacional: reflexões sobre a agenda Pós-2015privatizaçãoeducaçãoPós-2015privatização da educação no mundoObserva-se no cenário contemporâneo um notável crescimento das diversas e cada vez mais complexas formas de privatização da e na educação pública. À luz do Direito Internacional dos Direitos Humanos, em particular do conjunto de instrumentos que protegem o direito humano à educação, o presente artigo tem como objetivo discutir algumas das expressões de tal fenômeno no campo internacional e seus consequentes riscos para a consolidação de sistemas públicos de educação. A análise será realizada a partir de algumas reflexões decorrentes da construção da nova agenda de educação e de desenvolvimento Pós 2015, processo ainda em curso que vem ocorrendo no âmbito das Nações Unidas e que estabelecerá novos compromissos e metas a serem cumpridas pelos Estados membros até o ano de 2030. Através da análise de documentos preparatórios que embasarão estes novos acordos, o exercício indica disputas relevantes na conceitualização do propósito da educação.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresanálise documental e bibliográficaapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/979010.18675/1981-8106.vol25.n50.p402-414Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 No. 50 (2015); 402-414Educação: Teoria e Prática; Vol. 25 Núm. 50 (2015); 402-414Educação: Teoria e Prática; v. 25 n. 50 (2015); 402-4141981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9790/7337Copyright (c) 2015 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Giovanna Modé2018-04-11T13:42:32Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9790Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T13:42:32EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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