Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5081 |
Resumo: | RESUMO: O artigo objetiva descrever a Revista Nova Escola e algumas de suas tematizações quanto à pauta pedagógica. Além disso, divulga os resultados de um levantamento realizado junto ao banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acerca das pesquisas acadêmicas que, entre 2001 e 2010, tomaram-na como mote, haja vista seu forte apelo na formação docente. Os dados apontam que a revista, de viés neoliberal e construtivista, é objeto de 48 estudos, dentre trabalhos de mestrado e doutorado, com predominância dos primeiros. Os temas mais pesquisados, segundo a leitura dos resumos disponíveis no portal Capes, referem-se à forma como o periódico representa a identidade docente, as interfaces entre linguagem, discurso e manipulação ideológica, além de pesquisas que estudam o posicionamento de Nova Escola sobre práticas pedagógicas voltadas ao ensino de disciplinas escolares. Alguns assuntos frequentemente abordados pela revista têm sido negligenciados pelas dissertações e teses, pois não foram sequer encontradas pesquisas referentes às concepções do periódico quanto à escola inclusiva e alfabetização, dentre outros. Indica-se, portanto, a existência de lacunas no estudo das interfaces entre educação e imprensa pedagógica. |
id |
UNESP-7_8c0699ebdd70785744d9e80ad235cea7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5081 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pautaRevista Nova Escolao discurso pedagógico em pautaRESUMO: O artigo objetiva descrever a Revista Nova Escola e algumas de suas tematizações quanto à pauta pedagógica. Além disso, divulga os resultados de um levantamento realizado junto ao banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acerca das pesquisas acadêmicas que, entre 2001 e 2010, tomaram-na como mote, haja vista seu forte apelo na formação docente. Os dados apontam que a revista, de viés neoliberal e construtivista, é objeto de 48 estudos, dentre trabalhos de mestrado e doutorado, com predominância dos primeiros. Os temas mais pesquisados, segundo a leitura dos resumos disponíveis no portal Capes, referem-se à forma como o periódico representa a identidade docente, as interfaces entre linguagem, discurso e manipulação ideológica, além de pesquisas que estudam o posicionamento de Nova Escola sobre práticas pedagógicas voltadas ao ensino de disciplinas escolares. Alguns assuntos frequentemente abordados pela revista têm sido negligenciados pelas dissertações e teses, pois não foram sequer encontradas pesquisas referentes às concepções do periódico quanto à escola inclusiva e alfabetização, dentre outros. Indica-se, portanto, a existência de lacunas no estudo das interfaces entre educação e imprensa pedagógica.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesRevisão de Lieteratura e Análise críticaapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5081Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 41 (2012); 166-184Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 41 (2012); 166-184Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 41 (2012); 166-1841981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5081/4841Bezerra, Giovani FerreiraAraujo, Doracina Aparecida de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-11T11:40:59Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5081Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-12-11T11:40:59EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta |
title |
Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta |
spellingShingle |
Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta Bezerra, Giovani Ferreira Revista Nova Escola o discurso pedagógico em pauta |
title_short |
Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta |
title_full |
Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta |
title_fullStr |
Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta |
title_full_unstemmed |
Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta |
title_sort |
Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta |
author |
Bezerra, Giovani Ferreira |
author_facet |
Bezerra, Giovani Ferreira Araujo, Doracina Aparecida de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Doracina Aparecida de Castro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Giovani Ferreira Araujo, Doracina Aparecida de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revista Nova Escola o discurso pedagógico em pauta |
topic |
Revista Nova Escola o discurso pedagógico em pauta |
description |
RESUMO: O artigo objetiva descrever a Revista Nova Escola e algumas de suas tematizações quanto à pauta pedagógica. Além disso, divulga os resultados de um levantamento realizado junto ao banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acerca das pesquisas acadêmicas que, entre 2001 e 2010, tomaram-na como mote, haja vista seu forte apelo na formação docente. Os dados apontam que a revista, de viés neoliberal e construtivista, é objeto de 48 estudos, dentre trabalhos de mestrado e doutorado, com predominância dos primeiros. Os temas mais pesquisados, segundo a leitura dos resumos disponíveis no portal Capes, referem-se à forma como o periódico representa a identidade docente, as interfaces entre linguagem, discurso e manipulação ideológica, além de pesquisas que estudam o posicionamento de Nova Escola sobre práticas pedagógicas voltadas ao ensino de disciplinas escolares. Alguns assuntos frequentemente abordados pela revista têm sido negligenciados pelas dissertações e teses, pois não foram sequer encontradas pesquisas referentes às concepções do periódico quanto à escola inclusiva e alfabetização, dentre outros. Indica-se, portanto, a existência de lacunas no estudo das interfaces entre educação e imprensa pedagógica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares Revisão de Lieteratura e Análise crítica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5081 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5081/4841 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 41 (2012); 166-184 Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 41 (2012); 166-184 Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 41 (2012); 166-184 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215811445489664 |