Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Giovani Ferreira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Araujo, Doracina Aparecida de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5081
Resumo: RESUMO: O artigo objetiva descrever a Revista Nova Escola e algumas de suas tematizações quanto à pauta pedagógica. Além disso, divulga os resultados de um levantamento realizado junto ao banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acerca das pesquisas acadêmicas que, entre 2001 e 2010, tomaram-na como mote, haja vista seu forte apelo na formação docente. Os dados apontam que a revista, de viés neoliberal e construtivista, é objeto de 48 estudos, dentre trabalhos de mestrado e doutorado, com predominância dos primeiros. Os temas mais pesquisados, segundo a leitura dos resumos disponíveis no portal Capes, referem-se à forma como o periódico representa a identidade docente, as interfaces entre linguagem, discurso e manipulação ideológica, além de pesquisas que estudam o posicionamento de Nova Escola sobre práticas pedagógicas voltadas ao ensino de disciplinas escolares. Alguns assuntos frequentemente abordados pela revista têm sido negligenciados pelas dissertações e teses, pois não foram sequer encontradas pesquisas referentes às concepções do periódico quanto à escola inclusiva e alfabetização, dentre outros. Indica-se, portanto, a existência de lacunas no estudo das interfaces entre educação e imprensa pedagógica.
id UNESP-7_8c0699ebdd70785744d9e80ad235cea7
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5081
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pautaRevista Nova Escolao discurso pedagógico em pautaRESUMO: O artigo objetiva descrever a Revista Nova Escola e algumas de suas tematizações quanto à pauta pedagógica. Além disso, divulga os resultados de um levantamento realizado junto ao banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acerca das pesquisas acadêmicas que, entre 2001 e 2010, tomaram-na como mote, haja vista seu forte apelo na formação docente. Os dados apontam que a revista, de viés neoliberal e construtivista, é objeto de 48 estudos, dentre trabalhos de mestrado e doutorado, com predominância dos primeiros. Os temas mais pesquisados, segundo a leitura dos resumos disponíveis no portal Capes, referem-se à forma como o periódico representa a identidade docente, as interfaces entre linguagem, discurso e manipulação ideológica, além de pesquisas que estudam o posicionamento de Nova Escola sobre práticas pedagógicas voltadas ao ensino de disciplinas escolares. Alguns assuntos frequentemente abordados pela revista têm sido negligenciados pelas dissertações e teses, pois não foram sequer encontradas pesquisas referentes às concepções do periódico quanto à escola inclusiva e alfabetização, dentre outros. Indica-se, portanto, a existência de lacunas no estudo das interfaces entre educação e imprensa pedagógica.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesRevisão de Lieteratura e Análise críticaapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5081Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 41 (2012); 166-184Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 41 (2012); 166-184Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 41 (2012); 166-1841981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5081/4841Bezerra, Giovani FerreiraAraujo, Doracina Aparecida de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-11T11:40:59Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5081Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-12-11T11:40:59EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta
title Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta
spellingShingle Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta
Bezerra, Giovani Ferreira
Revista Nova Escola
o discurso pedagógico em pauta
title_short Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta
title_full Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta
title_fullStr Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta
title_full_unstemmed Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta
title_sort Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta
author Bezerra, Giovani Ferreira
author_facet Bezerra, Giovani Ferreira
Araujo, Doracina Aparecida de Castro
author_role author
author2 Araujo, Doracina Aparecida de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Giovani Ferreira
Araujo, Doracina Aparecida de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Revista Nova Escola
o discurso pedagógico em pauta
topic Revista Nova Escola
o discurso pedagógico em pauta
description RESUMO: O artigo objetiva descrever a Revista Nova Escola e algumas de suas tematizações quanto à pauta pedagógica. Além disso, divulga os resultados de um levantamento realizado junto ao banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acerca das pesquisas acadêmicas que, entre 2001 e 2010, tomaram-na como mote, haja vista seu forte apelo na formação docente. Os dados apontam que a revista, de viés neoliberal e construtivista, é objeto de 48 estudos, dentre trabalhos de mestrado e doutorado, com predominância dos primeiros. Os temas mais pesquisados, segundo a leitura dos resumos disponíveis no portal Capes, referem-se à forma como o periódico representa a identidade docente, as interfaces entre linguagem, discurso e manipulação ideológica, além de pesquisas que estudam o posicionamento de Nova Escola sobre práticas pedagógicas voltadas ao ensino de disciplinas escolares. Alguns assuntos frequentemente abordados pela revista têm sido negligenciados pelas dissertações e teses, pois não foram sequer encontradas pesquisas referentes às concepções do periódico quanto à escola inclusiva e alfabetização, dentre outros. Indica-se, portanto, a existência de lacunas no estudo das interfaces entre educação e imprensa pedagógica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
Revisão de Lieteratura e Análise crítica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5081
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5081/4841
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 41 (2012); 166-184
Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 41 (2012); 166-184
Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 41 (2012); 166-184
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215811445489664