Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Mirele
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cervi, Gicele Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9620
Resumo: Este artigo trata de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, que busca problematizar as relações de poder-saber que atravessam o cotidiano escolar e pensar o presente a partir das noções de governamentalidade e sociedade em tempos de biopolítica. Analisa como os discursos pedagógicos vão produzindo e efetivando a escola, e como por meio dela vem se constituindo outras subjetividades com condições de suportar as exigências desse tempo. Problematiza a escola no tempo presente, reconhece que instituição é essa, como ela está atuando no governo dos indivíduos, valorizando a flexibilidade, a participação, a democracia, a postura de polícia no governo de si e dos outros através de mais escolarização. Os estudos bibliográficos embasados em pensadores como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Silvio Gallo, entre outros, e um levantamento cartográfico nos documentos oficiais compõe as procedências dessa pesquisa sobre o dispositivo escola. Reconhece que mais escola não é solução para a resolução dos problemas do mundo, é apenas escolarizar mais. Problematizar a escola também, é pensar em práticas de resistência que possam produzir outras estéticas para os escolares. Palavras-chave: Escolarização. Biopolítica. Discurso Pedagógico.
id UNESP-7_b7f33130fd397edd92ad6142b3752695
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9620
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escolaEscolarização e BiopolítcaEste artigo trata de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, que busca problematizar as relações de poder-saber que atravessam o cotidiano escolar e pensar o presente a partir das noções de governamentalidade e sociedade em tempos de biopolítica. Analisa como os discursos pedagógicos vão produzindo e efetivando a escola, e como por meio dela vem se constituindo outras subjetividades com condições de suportar as exigências desse tempo. Problematiza a escola no tempo presente, reconhece que instituição é essa, como ela está atuando no governo dos indivíduos, valorizando a flexibilidade, a participação, a democracia, a postura de polícia no governo de si e dos outros através de mais escolarização. Os estudos bibliográficos embasados em pensadores como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Silvio Gallo, entre outros, e um levantamento cartográfico nos documentos oficiais compõe as procedências dessa pesquisa sobre o dispositivo escola. Reconhece que mais escola não é solução para a resolução dos problemas do mundo, é apenas escolarizar mais. Problematizar a escola também, é pensar em práticas de resistência que possam produzir outras estéticas para os escolares. Palavras-chave: Escolarização. Biopolítica. Discurso Pedagógico.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/962010.18675/1981-8106.vol26.n52.p194-211Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 194-211Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 194-211Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 194-2111981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9620/7663https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9620/10368Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, MireleCervi, Gicele Maria2018-04-11T14:13:52Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9620Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T14:13:52EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escola
title Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escola
spellingShingle Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escola
Corrêa, Mirele
Escolarização e Biopolítca
title_short Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escola
title_full Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escola
title_fullStr Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escola
title_full_unstemmed Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escola
title_sort Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escola
author Corrêa, Mirele
author_facet Corrêa, Mirele
Cervi, Gicele Maria
author_role author
author2 Cervi, Gicele Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Mirele
Cervi, Gicele Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Escolarização e Biopolítca
topic Escolarização e Biopolítca
description Este artigo trata de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, que busca problematizar as relações de poder-saber que atravessam o cotidiano escolar e pensar o presente a partir das noções de governamentalidade e sociedade em tempos de biopolítica. Analisa como os discursos pedagógicos vão produzindo e efetivando a escola, e como por meio dela vem se constituindo outras subjetividades com condições de suportar as exigências desse tempo. Problematiza a escola no tempo presente, reconhece que instituição é essa, como ela está atuando no governo dos indivíduos, valorizando a flexibilidade, a participação, a democracia, a postura de polícia no governo de si e dos outros através de mais escolarização. Os estudos bibliográficos embasados em pensadores como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Silvio Gallo, entre outros, e um levantamento cartográfico nos documentos oficiais compõe as procedências dessa pesquisa sobre o dispositivo escola. Reconhece que mais escola não é solução para a resolução dos problemas do mundo, é apenas escolarizar mais. Problematizar a escola também, é pensar em práticas de resistência que possam produzir outras estéticas para os escolares. Palavras-chave: Escolarização. Biopolítica. Discurso Pedagógico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9620
10.18675/1981-8106.vol26.n52.p194-211
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9620
identifier_str_mv 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p194-211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9620/7663
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9620/10368
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 194-211
Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 194-211
Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 194-211
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215812395499520