Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9620 |
Resumo: | Este artigo trata de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, que busca problematizar as relações de poder-saber que atravessam o cotidiano escolar e pensar o presente a partir das noções de governamentalidade e sociedade em tempos de biopolítica. Analisa como os discursos pedagógicos vão produzindo e efetivando a escola, e como por meio dela vem se constituindo outras subjetividades com condições de suportar as exigências desse tempo. Problematiza a escola no tempo presente, reconhece que instituição é essa, como ela está atuando no governo dos indivíduos, valorizando a flexibilidade, a participação, a democracia, a postura de polícia no governo de si e dos outros através de mais escolarização. Os estudos bibliográficos embasados em pensadores como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Silvio Gallo, entre outros, e um levantamento cartográfico nos documentos oficiais compõe as procedências dessa pesquisa sobre o dispositivo escola. Reconhece que mais escola não é solução para a resolução dos problemas do mundo, é apenas escolarizar mais. Problematizar a escola também, é pensar em práticas de resistência que possam produzir outras estéticas para os escolares. Palavras-chave: Escolarização. Biopolítica. Discurso Pedagógico. |
id |
UNESP-7_b7f33130fd397edd92ad6142b3752695 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9620 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escolaEscolarização e BiopolítcaEste artigo trata de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, que busca problematizar as relações de poder-saber que atravessam o cotidiano escolar e pensar o presente a partir das noções de governamentalidade e sociedade em tempos de biopolítica. Analisa como os discursos pedagógicos vão produzindo e efetivando a escola, e como por meio dela vem se constituindo outras subjetividades com condições de suportar as exigências desse tempo. Problematiza a escola no tempo presente, reconhece que instituição é essa, como ela está atuando no governo dos indivíduos, valorizando a flexibilidade, a participação, a democracia, a postura de polícia no governo de si e dos outros através de mais escolarização. Os estudos bibliográficos embasados em pensadores como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Silvio Gallo, entre outros, e um levantamento cartográfico nos documentos oficiais compõe as procedências dessa pesquisa sobre o dispositivo escola. Reconhece que mais escola não é solução para a resolução dos problemas do mundo, é apenas escolarizar mais. Problematizar a escola também, é pensar em práticas de resistência que possam produzir outras estéticas para os escolares. Palavras-chave: Escolarização. Biopolítica. Discurso Pedagógico.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/962010.18675/1981-8106.vol26.n52.p194-211Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 194-211Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 194-211Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 194-2111981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9620/7663https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9620/10368Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, MireleCervi, Gicele Maria2018-04-11T14:13:52Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9620Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T14:13:52EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escola |
title |
Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escola |
spellingShingle |
Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escola Corrêa, Mirele Escolarização e Biopolítca |
title_short |
Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escola |
title_full |
Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escola |
title_fullStr |
Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escola |
title_full_unstemmed |
Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escola |
title_sort |
Escolarização e Biopolítica: O discurso pedagógico produzindo a escola |
author |
Corrêa, Mirele |
author_facet |
Corrêa, Mirele Cervi, Gicele Maria |
author_role |
author |
author2 |
Cervi, Gicele Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Mirele Cervi, Gicele Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolarização e Biopolítca |
topic |
Escolarização e Biopolítca |
description |
Este artigo trata de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, que busca problematizar as relações de poder-saber que atravessam o cotidiano escolar e pensar o presente a partir das noções de governamentalidade e sociedade em tempos de biopolítica. Analisa como os discursos pedagógicos vão produzindo e efetivando a escola, e como por meio dela vem se constituindo outras subjetividades com condições de suportar as exigências desse tempo. Problematiza a escola no tempo presente, reconhece que instituição é essa, como ela está atuando no governo dos indivíduos, valorizando a flexibilidade, a participação, a democracia, a postura de polícia no governo de si e dos outros através de mais escolarização. Os estudos bibliográficos embasados em pensadores como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Silvio Gallo, entre outros, e um levantamento cartográfico nos documentos oficiais compõe as procedências dessa pesquisa sobre o dispositivo escola. Reconhece que mais escola não é solução para a resolução dos problemas do mundo, é apenas escolarizar mais. Problematizar a escola também, é pensar em práticas de resistência que possam produzir outras estéticas para os escolares. Palavras-chave: Escolarização. Biopolítica. Discurso Pedagógico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9620 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p194-211 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9620 |
identifier_str_mv |
10.18675/1981-8106.vol26.n52.p194-211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9620/7663 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9620/10368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 No. 52 (2016); 194-211 Educação: Teoria e Prática; Vol. 26 Núm. 52 (2016); 194-211 Educação: Teoria e Prática; v. 26 n. 52 (2016); 194-211 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215812395499520 |