A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Áurea de Carvalho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2342
Resumo: This article was made from collected and analyzed data during a research wich we investigated the droppedout from eight grade night classes in the public schools of Rio Claro, from 1981 until 1991. We analyzed their representations about school, dropping-out, student’s self-image and relationship between school and work, extracted from interviews with four dropped-out students. First, we did a statistic survey of enrolled and dropped-out students, number of opened and closed classes. We analyzed documents and interviewed a teacher’s supervisor to apprehend the structured speech in the school about dropping-out and we concluded that dropping-out converts, to student’s life, on stockade to insert at work with rights and to participate on constitution of public space in school.
id UNESP-7_b99b257e2b3d7579c4ca0358902cb65d
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2342
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho.evasãoescola fundamentaltrabalho e educaçãoensino noturno.This article was made from collected and analyzed data during a research wich we investigated the droppedout from eight grade night classes in the public schools of Rio Claro, from 1981 until 1991. We analyzed their representations about school, dropping-out, student’s self-image and relationship between school and work, extracted from interviews with four dropped-out students. First, we did a statistic survey of enrolled and dropped-out students, number of opened and closed classes. We analyzed documents and interviewed a teacher’s supervisor to apprehend the structured speech in the school about dropping-out and we concluded that dropping-out converts, to student’s life, on stockade to insert at work with rights and to participate on constitution of public space in school.Este artigo foi elaborado a partir dos dados coletados e analisados durante uma pesquisa em que investigamos a evasão em 8ªs séries noturnas na escola estadual, no período de 1981 a 1991, em Rio Claro. Analisamos as representações extraídas das entrevistas de quatro alunos sobre a escolarização, evasão, conciliação escola/trabalho e auto-imagem do aluno como evadido. Inicialmente, realizamos um levantamento estatístico dos matriculados e evadidos, do número de classes abertas e fechadas. Analisamos documentos e entrevistamos uma supervisora de ensino para apreender o discurso estruturado na escola sobre evasão escolar e concluímos que a evasão se converte, na vida dos alunos, em barreira para inserção no trabalho com direitos e para que eles participem da constituição do espaço público na escola.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2009-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2342Educação: Teoria e Prática; Vol. 8, No. 14/15 (2000); 08Educação: Teoria e Prática; Vol. 8, No. 14/15 (2000); 08Educação: Teoria e Prática; Vol. 8, No. 14/15 (2000); 081981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2342/2080Costa, Áurea de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-03-23T10:45:02Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2342Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2009-03-23T10:45:02EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho.
title A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho.
spellingShingle A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho.
Costa, Áurea de Carvalho
evasão
escola fundamental
trabalho e educação
ensino noturno.
title_short A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho.
title_full A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho.
title_fullStr A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho.
title_full_unstemmed A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho.
title_sort A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho.
author Costa, Áurea de Carvalho
author_facet Costa, Áurea de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Áurea de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv evasão
escola fundamental
trabalho e educação
ensino noturno.
topic evasão
escola fundamental
trabalho e educação
ensino noturno.
description This article was made from collected and analyzed data during a research wich we investigated the droppedout from eight grade night classes in the public schools of Rio Claro, from 1981 until 1991. We analyzed their representations about school, dropping-out, student’s self-image and relationship between school and work, extracted from interviews with four dropped-out students. First, we did a statistic survey of enrolled and dropped-out students, number of opened and closed classes. We analyzed documents and interviewed a teacher’s supervisor to apprehend the structured speech in the school about dropping-out and we concluded that dropping-out converts, to student’s life, on stockade to insert at work with rights and to participate on constitution of public space in school.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2342
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2342/2080
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 8, No. 14/15 (2000); 08
Educação: Teoria e Prática; Vol. 8, No. 14/15 (2000); 08
Educação: Teoria e Prática; Vol. 8, No. 14/15 (2000); 08
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1788170979457892352