A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2342 |
Resumo: | This article was made from collected and analyzed data during a research wich we investigated the droppedout from eight grade night classes in the public schools of Rio Claro, from 1981 until 1991. We analyzed their representations about school, dropping-out, student’s self-image and relationship between school and work, extracted from interviews with four dropped-out students. First, we did a statistic survey of enrolled and dropped-out students, number of opened and closed classes. We analyzed documents and interviewed a teacher’s supervisor to apprehend the structured speech in the school about dropping-out and we concluded that dropping-out converts, to student’s life, on stockade to insert at work with rights and to participate on constitution of public space in school. |
id |
UNESP-7_b99b257e2b3d7579c4ca0358902cb65d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2342 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho.evasãoescola fundamentaltrabalho e educaçãoensino noturno.This article was made from collected and analyzed data during a research wich we investigated the droppedout from eight grade night classes in the public schools of Rio Claro, from 1981 until 1991. We analyzed their representations about school, dropping-out, student’s self-image and relationship between school and work, extracted from interviews with four dropped-out students. First, we did a statistic survey of enrolled and dropped-out students, number of opened and closed classes. We analyzed documents and interviewed a teacher’s supervisor to apprehend the structured speech in the school about dropping-out and we concluded that dropping-out converts, to student’s life, on stockade to insert at work with rights and to participate on constitution of public space in school.Este artigo foi elaborado a partir dos dados coletados e analisados durante uma pesquisa em que investigamos a evasão em 8ªs séries noturnas na escola estadual, no período de 1981 a 1991, em Rio Claro. Analisamos as representações extraídas das entrevistas de quatro alunos sobre a escolarização, evasão, conciliação escola/trabalho e auto-imagem do aluno como evadido. Inicialmente, realizamos um levantamento estatístico dos matriculados e evadidos, do número de classes abertas e fechadas. Analisamos documentos e entrevistamos uma supervisora de ensino para apreender o discurso estruturado na escola sobre evasão escolar e concluímos que a evasão se converte, na vida dos alunos, em barreira para inserção no trabalho com direitos e para que eles participem da constituição do espaço público na escola.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2009-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2342Educação: Teoria e Prática; Vol. 8, No. 14/15 (2000); 08Educação: Teoria e Prática; Vol. 8, No. 14/15 (2000); 08Educação: Teoria e Prática; Vol. 8, No. 14/15 (2000); 081981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2342/2080Costa, Áurea de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-03-23T10:45:02Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2342Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2009-03-23T10:45:02EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho. |
title |
A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho. |
spellingShingle |
A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho. Costa, Áurea de Carvalho evasão escola fundamental trabalho e educação ensino noturno. |
title_short |
A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho. |
title_full |
A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho. |
title_fullStr |
A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho. |
title_full_unstemmed |
A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho. |
title_sort |
A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho. |
author |
Costa, Áurea de Carvalho |
author_facet |
Costa, Áurea de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Áurea de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
evasão escola fundamental trabalho e educação ensino noturno. |
topic |
evasão escola fundamental trabalho e educação ensino noturno. |
description |
This article was made from collected and analyzed data during a research wich we investigated the droppedout from eight grade night classes in the public schools of Rio Claro, from 1981 until 1991. We analyzed their representations about school, dropping-out, student’s self-image and relationship between school and work, extracted from interviews with four dropped-out students. First, we did a statistic survey of enrolled and dropped-out students, number of opened and closed classes. We analyzed documents and interviewed a teacher’s supervisor to apprehend the structured speech in the school about dropping-out and we concluded that dropping-out converts, to student’s life, on stockade to insert at work with rights and to participate on constitution of public space in school. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2342 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2342/2080 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 8, No. 14/15 (2000); 08 Educação: Teoria e Prática; Vol. 8, No. 14/15 (2000); 08 Educação: Teoria e Prática; Vol. 8, No. 14/15 (2000); 08 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1788170979457892352 |