Fundef: uma análise preliminar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Romualdo Portela de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/582
Resumo: This paper adresses the main issues that the FUNDEF tried to answer and analyses if the criticism that it produced when was approved were right or not if we see the situation some years later. Finalizes with an analysis of the main impacts regarding the division of responsibilities between state and municipalities in the State of São Paulo. Ends with cosiderations on FUNDEB alternative, nowadays in debate in Brazil.
id UNESP-7_d5792bf82e8fc3cddcc85d11c6dcef58
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/582
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Fundef: uma análise preliminarThis paper adresses the main issues that the FUNDEF tried to answer and analyses if the criticism that it produced when was approved were right or not if we see the situation some years later. Finalizes with an analysis of the main impacts regarding the division of responsibilities between state and municipalities in the State of São Paulo. Ends with cosiderations on FUNDEB alternative, nowadays in debate in Brazil.O presente artigo recupera os principais problemas que se procurou enfrentar com a formulação inicial do Fundo para a manutenção e o desenvolvimento do Ensino Fundamental e de valorização do magistério (Fundef) e analisa se as críticas formuladas por ocasião de sua aprovação se mostraram procedentes decorridos alguns anos de sua implantação. Analisa seus impactos na reorganização da distribuição de responsabilidades no Estado de S. Paulo e, finaliza discutindo alguns aspectos centrais da proposta de Fundo para o desenvolvimento da Educação Básica - Fundeb, atualmente em discussão.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2007-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/582Educação: Teoria e Prática; Vol. 12, No. 22/23 (2004); 5Educação: Teoria e Prática; Vol. 12, No. 22/23 (2004); 5Educação: Teoria e Prática; Vol. 12, No. 22/23 (2004); 51981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/582/474Oliveira, Romualdo Portela deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2007-08-22T12:42:54Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/582Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2007-08-22T12:42:54EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundef: uma análise preliminar
title Fundef: uma análise preliminar
spellingShingle Fundef: uma análise preliminar
Oliveira, Romualdo Portela de
title_short Fundef: uma análise preliminar
title_full Fundef: uma análise preliminar
title_fullStr Fundef: uma análise preliminar
title_full_unstemmed Fundef: uma análise preliminar
title_sort Fundef: uma análise preliminar
author Oliveira, Romualdo Portela de
author_facet Oliveira, Romualdo Portela de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Romualdo Portela de
description This paper adresses the main issues that the FUNDEF tried to answer and analyses if the criticism that it produced when was approved were right or not if we see the situation some years later. Finalizes with an analysis of the main impacts regarding the division of responsibilities between state and municipalities in the State of São Paulo. Ends with cosiderations on FUNDEB alternative, nowadays in debate in Brazil.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Documento Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/582
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/582/474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 12, No. 22/23 (2004); 5
Educação: Teoria e Prática; Vol. 12, No. 22/23 (2004); 5
Educação: Teoria e Prática; Vol. 12, No. 22/23 (2004); 5
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215810253258752