Adoção de “Sistema Privado de Ensino”: análise de dois municípios paulistas
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
DOI: | 10.18675/1981-8106.vol23.n42.p35-53 |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5931 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar o processo de adoção do “sistema privado de ensino” em dois municípios paulistas, tendo em vista a autonomia pedagógica frente à padronização curricular. Nos estudos de dois casos intencionalmente selecionados utiliza-se a metodologia qualitativa constituída pela pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Inicialmente, discute-se o cenário político nacional que contribuiu para a ampliação das parcerias entre esferas públicas e privadas no campo educacional. Na sequência, apresenta-se, brevemente, a caracterização e a experiência dos municípios no processo de municipalização e de aquisição do material didático, e por fim, discute-se a padronização curricular versus a autonomia pedagógica. Verifica-se que, por mais que, as Secretarias da Educação dos municípios analisado tenham contado com a participação de alguns professores na elaboração do material didático, a autonomia deles no projeto constitui-se numa autonomia regulada tanto pelas gestões públicas e quanto pelas instituições privadas. |
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Adoção de “Sistema Privado de Ensino”: análise de dois municípios paulistas“sistemas privados de ensino”padronização e autonomiaRelação entre o público e o privadoEste artigo tem por objetivo analisar o processo de adoção do “sistema privado de ensino” em dois municípios paulistas, tendo em vista a autonomia pedagógica frente à padronização curricular. Nos estudos de dois casos intencionalmente selecionados utiliza-se a metodologia qualitativa constituída pela pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Inicialmente, discute-se o cenário político nacional que contribuiu para a ampliação das parcerias entre esferas públicas e privadas no campo educacional. Na sequência, apresenta-se, brevemente, a caracterização e a experiência dos municípios no processo de municipalização e de aquisição do material didático, e por fim, discute-se a padronização curricular versus a autonomia pedagógica. Verifica-se que, por mais que, as Secretarias da Educação dos municípios analisado tenham contado com a participação de alguns professores na elaboração do material didático, a autonomia deles no projeto constitui-se numa autonomia regulada tanto pelas gestões públicas e quanto pelas instituições privadas.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2013-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/593110.18675/1981-8106.vol23.n42.p35-53Educação: Teoria e Prática; Vol. 23 No. 42 (2013); 35-53Educação: Teoria e Prática; Vol. 23 Núm. 42 (2013); 35-53Educação: Teoria e Prática; v. 23 n. 42 (2013); 35-531981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5931/5087Souza, Rosilene Rodrigues da SilvaLeal, Frederico Rodrigues Póvoainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-11T12:05:17Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5931Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2018-04-11T12:05:17EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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