Adoção de “Sistema Privado de Ensino”: análise de dois municípios paulistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rosilene Rodrigues da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Leal, Frederico Rodrigues Póvoa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5931
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o processo de adoção do “sistema privado de ensino” em dois municípios paulistas, tendo em vista a autonomia pedagógica frente à padronização curricular. Nos estudos de dois casos intencionalmente selecionados utiliza-se a metodologia qualitativa constituída pela pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Inicialmente, discute-se o cenário político nacional que contribuiu para a ampliação das parcerias entre esferas públicas e privadas no campo educacional. Na sequência, apresenta-se, brevemente, a caracterização e a experiência dos municípios no processo de municipalização e de aquisição do material didático, e por fim, discute-se a padronização curricular versus a autonomia pedagógica. Verifica-se que, por mais que, as Secretarias da Educação dos municípios analisado tenham contado com a participação de alguns professores na elaboração do material didático, a autonomia deles no projeto constitui-se numa autonomia regulada tanto pelas gestões públicas e quanto pelas instituições privadas.
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