Relação entre o Desempenho no Processo Seletivo para Acesso ao Ensino Superior e o aproveitamento durante um curso de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Júnior, Ailton Paulo de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4773
Resumo: O estudo apresenta a relação existente entre os resultados obtidos no 1o Processo Seletivo de 2003 realizado pela Universidade Católica de Brasília para o curso de Medicina com as variáveis sócio-demográficas (sexo, idade, local de moradia e local de nascimento) e com o desempenho dos alunos aprovados nos três primeiros semestres do curso. Para tanto, validamos o processo seletivo para o ingresso dos alunos no curso e determinamos se o resultado obtido no processo seletivo interfere no desempenho dos alunos no curso. Assim, o poder discriminante das provas de Matemática, Biologia e Química indicam que estas avaliações são capazes de diferenciar os candidatos com mais habilidade daqueles que apresentam menor domínio destes conteúdos e, portanto, atingem o objetivo que é a classificação dos melhores candidatos. Conclui-se que as influências do resultado do concurso vestibular e das variáveis sócio-demográficas consideradas apresentam-se cada vez menores no decorrer do curso o que indica que é a dimensão de realização acadêmica a que assume maior importância na explicação do rendimento escolar dos alunos.
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