Relação entre o Desempenho no Processo Seletivo para Acesso ao Ensino Superior e o aproveitamento durante um curso de medicina
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4773 |
Resumo: | O estudo apresenta a relação existente entre os resultados obtidos no 1o Processo Seletivo de 2003 realizado pela Universidade Católica de Brasília para o curso de Medicina com as variáveis sócio-demográficas (sexo, idade, local de moradia e local de nascimento) e com o desempenho dos alunos aprovados nos três primeiros semestres do curso. Para tanto, validamos o processo seletivo para o ingresso dos alunos no curso e determinamos se o resultado obtido no processo seletivo interfere no desempenho dos alunos no curso. Assim, o poder discriminante das provas de Matemática, Biologia e Química indicam que estas avaliações são capazes de diferenciar os candidatos com mais habilidade daqueles que apresentam menor domínio destes conteúdos e, portanto, atingem o objetivo que é a classificação dos melhores candidatos. Conclui-se que as influências do resultado do concurso vestibular e das variáveis sócio-demográficas consideradas apresentam-se cada vez menores no decorrer do curso o que indica que é a dimensão de realização acadêmica a que assume maior importância na explicação do rendimento escolar dos alunos. |
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Relação entre o Desempenho no Processo Seletivo para Acesso ao Ensino Superior e o aproveitamento durante um curso de medicinaVestibular. Medicina. Desempenho. Validação.O estudo apresenta a relação existente entre os resultados obtidos no 1o Processo Seletivo de 2003 realizado pela Universidade Católica de Brasília para o curso de Medicina com as variáveis sócio-demográficas (sexo, idade, local de moradia e local de nascimento) e com o desempenho dos alunos aprovados nos três primeiros semestres do curso. Para tanto, validamos o processo seletivo para o ingresso dos alunos no curso e determinamos se o resultado obtido no processo seletivo interfere no desempenho dos alunos no curso. Assim, o poder discriminante das provas de Matemática, Biologia e Química indicam que estas avaliações são capazes de diferenciar os candidatos com mais habilidade daqueles que apresentam menor domínio destes conteúdos e, portanto, atingem o objetivo que é a classificação dos melhores candidatos. Conclui-se que as influências do resultado do concurso vestibular e das variáveis sócio-demográficas consideradas apresentam-se cada vez menores no decorrer do curso o que indica que é a dimensão de realização acadêmica a que assume maior importância na explicação do rendimento escolar dos alunos.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2012-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por ParesPesquisa Empíricaapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4773Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 No. 41 (2012); 04-27Educação: Teoria e Prática; Vol. 22 Núm. 41 (2012); 04-27Educação: Teoria e Prática; v. 22 n. 41 (2012); 04-271981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4773/4833https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4773/9217Oliveira Júnior, Ailton Paulo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-11T11:40:59Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4773Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-12-11T11:40:59EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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