Tecendo redes de educação construtivista em Deontologia Farmacêutica: formação e dispositivos ativos na arte de ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100507 |
Resumo: | As metodologias ativas (MA), apoiadas em abordagens construtivistas de educação, são importantes ferramentas que permitem tecer redes de formação individual e coletiva. O objetivo deste artigo foi relatar a vivência do uso de MA e do webfólio como ferramentas de formação construtivista em saúde, visando contribuir como dispositivo educativo para o ensino da Deontologia Farmacêutica. Trata-se de um relato de experiência entre educador e educandos do curso de Farmácia. As MA foram: Acolhimento: o colar diversidade; Deontocinéfilos: viagem educacional e formação construtivista; “Quero olhar pelo seu olhar”: compartilhamento dos significados percebidos; Plenária ética simulada: construção da ética profissional farmacêutica; e Uso de mapas conceituais. A utilização desses dispositivos de aprendizagem permitiu a materialização do conteúdo ministrado, a aquisição de competências e, dessa maneira, tornou mais fácil compreender o sentido das práticas sanitárias e, consequentemente, sua aplicabilidade na vida profissional. |
id |
UNESP-8_0134a767355be6de9bc5d4f50a95dbcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832020000100507 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecendo redes de educação construtivista em Deontologia Farmacêutica: formação e dispositivos ativos na arte de ensinarÉtica farmacêuticaDeontologiaComunicação interdisciplinarFormação profissionalAs metodologias ativas (MA), apoiadas em abordagens construtivistas de educação, são importantes ferramentas que permitem tecer redes de formação individual e coletiva. O objetivo deste artigo foi relatar a vivência do uso de MA e do webfólio como ferramentas de formação construtivista em saúde, visando contribuir como dispositivo educativo para o ensino da Deontologia Farmacêutica. Trata-se de um relato de experiência entre educador e educandos do curso de Farmácia. As MA foram: Acolhimento: o colar diversidade; Deontocinéfilos: viagem educacional e formação construtivista; “Quero olhar pelo seu olhar”: compartilhamento dos significados percebidos; Plenária ética simulada: construção da ética profissional farmacêutica; e Uso de mapas conceituais. A utilização desses dispositivos de aprendizagem permitiu a materialização do conteúdo ministrado, a aquisição de competências e, dessa maneira, tornou mais fácil compreender o sentido das práticas sanitárias e, consequentemente, sua aplicabilidade na vida profissional.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100507Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.190567info:eu-repo/semantics/openAccessMattos,Mússio PirajáCampos,Hudson Manoel NogueiraQueiroz,Bruna de FigueredoSantos,Elmo José dosCunha,Raisa da Silva BarretoGomes,Daiene Rosapor2020-04-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100507Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-04-14T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecendo redes de educação construtivista em Deontologia Farmacêutica: formação e dispositivos ativos na arte de ensinar |
title |
Tecendo redes de educação construtivista em Deontologia Farmacêutica: formação e dispositivos ativos na arte de ensinar |
spellingShingle |
Tecendo redes de educação construtivista em Deontologia Farmacêutica: formação e dispositivos ativos na arte de ensinar Mattos,Mússio Pirajá Ética farmacêutica Deontologia Comunicação interdisciplinar Formação profissional |
title_short |
Tecendo redes de educação construtivista em Deontologia Farmacêutica: formação e dispositivos ativos na arte de ensinar |
title_full |
Tecendo redes de educação construtivista em Deontologia Farmacêutica: formação e dispositivos ativos na arte de ensinar |
title_fullStr |
Tecendo redes de educação construtivista em Deontologia Farmacêutica: formação e dispositivos ativos na arte de ensinar |
title_full_unstemmed |
Tecendo redes de educação construtivista em Deontologia Farmacêutica: formação e dispositivos ativos na arte de ensinar |
title_sort |
Tecendo redes de educação construtivista em Deontologia Farmacêutica: formação e dispositivos ativos na arte de ensinar |
author |
Mattos,Mússio Pirajá |
author_facet |
Mattos,Mússio Pirajá Campos,Hudson Manoel Nogueira Queiroz,Bruna de Figueredo Santos,Elmo José dos Cunha,Raisa da Silva Barreto Gomes,Daiene Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Campos,Hudson Manoel Nogueira Queiroz,Bruna de Figueredo Santos,Elmo José dos Cunha,Raisa da Silva Barreto Gomes,Daiene Rosa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos,Mússio Pirajá Campos,Hudson Manoel Nogueira Queiroz,Bruna de Figueredo Santos,Elmo José dos Cunha,Raisa da Silva Barreto Gomes,Daiene Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética farmacêutica Deontologia Comunicação interdisciplinar Formação profissional |
topic |
Ética farmacêutica Deontologia Comunicação interdisciplinar Formação profissional |
description |
As metodologias ativas (MA), apoiadas em abordagens construtivistas de educação, são importantes ferramentas que permitem tecer redes de formação individual e coletiva. O objetivo deste artigo foi relatar a vivência do uso de MA e do webfólio como ferramentas de formação construtivista em saúde, visando contribuir como dispositivo educativo para o ensino da Deontologia Farmacêutica. Trata-se de um relato de experiência entre educador e educandos do curso de Farmácia. As MA foram: Acolhimento: o colar diversidade; Deontocinéfilos: viagem educacional e formação construtivista; “Quero olhar pelo seu olhar”: compartilhamento dos significados percebidos; Plenária ética simulada: construção da ética profissional farmacêutica; e Uso de mapas conceituais. A utilização desses dispositivos de aprendizagem permitiu a materialização do conteúdo ministrado, a aquisição de competências e, dessa maneira, tornou mais fácil compreender o sentido das práticas sanitárias e, consequentemente, sua aplicabilidade na vida profissional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100507 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.190567 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958524525772800 |