Percepções de médicos residentes sobre o programa de residência em Pediatria de um hospital universitário público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Jeannette Barros Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Austrilino,Lenilda, Medeiros,Mércia Lamenha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100279
Resumo: Residência médica é uma forma de treinamento sob orientação, caracterizada como uma especialização lato sensu. Busca formar profissionais qualificados tecnicamente, com elevado padrão ético e humanista. Esta pesquisa analisou a percepção dos residentes de Pediatria em um hospital universitário (HU) do Nordeste brasileiro. Entrevistas foram realizadas com 12 residentes do primeiro e do segundo ano, analisadas na perspectiva da análise de conteúdo, sendo sistematizadas nas categorias: Estruturação da Residência Médica de Pediatria e Relação Teórico-prática. Os residentes trouxeram em seus discursos satisfações, expectativas e angústias. Consideraram a infraestrutura adequada com diversidade de campos de aprendizagem, porém com comprometimento da preceptoria. O conjunto de percepções revela falhas de gestão do programa, no planejamento das atividades e na sensibilização dos preceptores da urgência. A pesquisa sugere aumento da carga horária das sessões de atualização por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem e capacitação didática da preceptoria.
id UNESP-8_0d19fa450ba07f98dd8bcb6eb2409d42
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832021000100279
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Percepções de médicos residentes sobre o programa de residência em Pediatria de um hospital universitário públicoResidência médicaEnsino-aprendizagemHospitais de ensinoResidência médica é uma forma de treinamento sob orientação, caracterizada como uma especialização lato sensu. Busca formar profissionais qualificados tecnicamente, com elevado padrão ético e humanista. Esta pesquisa analisou a percepção dos residentes de Pediatria em um hospital universitário (HU) do Nordeste brasileiro. Entrevistas foram realizadas com 12 residentes do primeiro e do segundo ano, analisadas na perspectiva da análise de conteúdo, sendo sistematizadas nas categorias: Estruturação da Residência Médica de Pediatria e Relação Teórico-prática. Os residentes trouxeram em seus discursos satisfações, expectativas e angústias. Consideraram a infraestrutura adequada com diversidade de campos de aprendizagem, porém com comprometimento da preceptoria. O conjunto de percepções revela falhas de gestão do programa, no planejamento das atividades e na sensibilização dos preceptores da urgência. A pesquisa sugere aumento da carga horária das sessões de atualização por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem e capacitação didática da preceptoria.UNESP2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100279Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.210215info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Jeannette Barros RibeiroAustrilino,LenildaMedeiros,Mércia Lamenhapor2021-11-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832021000100279Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-11-05T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de médicos residentes sobre o programa de residência em Pediatria de um hospital universitário público
title Percepções de médicos residentes sobre o programa de residência em Pediatria de um hospital universitário público
spellingShingle Percepções de médicos residentes sobre o programa de residência em Pediatria de um hospital universitário público
Costa,Jeannette Barros Ribeiro
Residência médica
Ensino-aprendizagem
Hospitais de ensino
title_short Percepções de médicos residentes sobre o programa de residência em Pediatria de um hospital universitário público
title_full Percepções de médicos residentes sobre o programa de residência em Pediatria de um hospital universitário público
title_fullStr Percepções de médicos residentes sobre o programa de residência em Pediatria de um hospital universitário público
title_full_unstemmed Percepções de médicos residentes sobre o programa de residência em Pediatria de um hospital universitário público
title_sort Percepções de médicos residentes sobre o programa de residência em Pediatria de um hospital universitário público
author Costa,Jeannette Barros Ribeiro
author_facet Costa,Jeannette Barros Ribeiro
Austrilino,Lenilda
Medeiros,Mércia Lamenha
author_role author
author2 Austrilino,Lenilda
Medeiros,Mércia Lamenha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Jeannette Barros Ribeiro
Austrilino,Lenilda
Medeiros,Mércia Lamenha
dc.subject.por.fl_str_mv Residência médica
Ensino-aprendizagem
Hospitais de ensino
topic Residência médica
Ensino-aprendizagem
Hospitais de ensino
description Residência médica é uma forma de treinamento sob orientação, caracterizada como uma especialização lato sensu. Busca formar profissionais qualificados tecnicamente, com elevado padrão ético e humanista. Esta pesquisa analisou a percepção dos residentes de Pediatria em um hospital universitário (HU) do Nordeste brasileiro. Entrevistas foram realizadas com 12 residentes do primeiro e do segundo ano, analisadas na perspectiva da análise de conteúdo, sendo sistematizadas nas categorias: Estruturação da Residência Médica de Pediatria e Relação Teórico-prática. Os residentes trouxeram em seus discursos satisfações, expectativas e angústias. Consideraram a infraestrutura adequada com diversidade de campos de aprendizagem, porém com comprometimento da preceptoria. O conjunto de percepções revela falhas de gestão do programa, no planejamento das atividades e na sensibilização dos preceptores da urgência. A pesquisa sugere aumento da carga horária das sessões de atualização por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem e capacitação didática da preceptoria.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100279
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.210215
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524961980416