Pesquisa participativa e as estratégias de promoção da saúde integral da criança no Sistema Único de Saúde (SUS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401077 |
Resumo: | Neste artigo, discutem-se aspectos metodológicos de uma investigação que tomou a promoção da participação dos envolvidos como desafio. Interessou compreender os sentidos atribuídos por equipes de Saúde da Família à Caderneta de Saúde da Criança (CSC) e ao desenvolvimento infantil. A pesquisa-intervenção promoveu o compartilhamento de pontos de vista entre pesquisadores e trabalhadores em grupos focais com utilização de narrativas, construindo condições para que os participantes se tornassem protagonistas da investigação proposta. A realização dessa estratégia promoveu: 1) maior apropriação do instrumento; 2) aprofundamento e reposicionamento quanto a questões cristalizadas nos modos de funcionamento das equipes; 3) validação dos resultados da pesquisa. Tais resultados indicam que há uma contribuição das pesquisas participativas para a consolidação do SUS, pois, ao proporem o acesso a um plano comum como estratégia metodológica, promovem também maior engajamento das equipes em relação aos temas propostos. |
id |
UNESP-8_1227b3ecd8c51741b5651fc74e1f1619 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832018000401077 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa participativa e as estratégias de promoção da saúde integral da criança no Sistema Único de Saúde (SUS)Pesquisa participativa baseada na comunidadePesquisa-intervençãoSaúde da criançaCaderneta de Saúde da CriançaNeste artigo, discutem-se aspectos metodológicos de uma investigação que tomou a promoção da participação dos envolvidos como desafio. Interessou compreender os sentidos atribuídos por equipes de Saúde da Família à Caderneta de Saúde da Criança (CSC) e ao desenvolvimento infantil. A pesquisa-intervenção promoveu o compartilhamento de pontos de vista entre pesquisadores e trabalhadores em grupos focais com utilização de narrativas, construindo condições para que os participantes se tornassem protagonistas da investigação proposta. A realização dessa estratégia promoveu: 1) maior apropriação do instrumento; 2) aprofundamento e reposicionamento quanto a questões cristalizadas nos modos de funcionamento das equipes; 3) validação dos resultados da pesquisa. Tais resultados indicam que há uma contribuição das pesquisas participativas para a consolidação do SUS, pois, ao proporem o acesso a um plano comum como estratégia metodológica, promovem também maior engajamento das equipes em relação aos temas propostos.UNESP2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401077Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.67 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0280info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Júlia Florêncio CarvalhoMiranda,LilianPeixoto,Maria Virgínia MarquesMarques,Mariana RibeiroMendes,Larissa CostaPereira,Eduardo Henrique Passospor2019-02-08T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000401077Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2019-02-08T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa participativa e as estratégias de promoção da saúde integral da criança no Sistema Único de Saúde (SUS) |
title |
Pesquisa participativa e as estratégias de promoção da saúde integral da criança no Sistema Único de Saúde (SUS) |
spellingShingle |
Pesquisa participativa e as estratégias de promoção da saúde integral da criança no Sistema Único de Saúde (SUS) Ramos,Júlia Florêncio Carvalho Pesquisa participativa baseada na comunidade Pesquisa-intervenção Saúde da criança Caderneta de Saúde da Criança |
title_short |
Pesquisa participativa e as estratégias de promoção da saúde integral da criança no Sistema Único de Saúde (SUS) |
title_full |
Pesquisa participativa e as estratégias de promoção da saúde integral da criança no Sistema Único de Saúde (SUS) |
title_fullStr |
Pesquisa participativa e as estratégias de promoção da saúde integral da criança no Sistema Único de Saúde (SUS) |
title_full_unstemmed |
Pesquisa participativa e as estratégias de promoção da saúde integral da criança no Sistema Único de Saúde (SUS) |
title_sort |
Pesquisa participativa e as estratégias de promoção da saúde integral da criança no Sistema Único de Saúde (SUS) |
author |
Ramos,Júlia Florêncio Carvalho |
author_facet |
Ramos,Júlia Florêncio Carvalho Miranda,Lilian Peixoto,Maria Virgínia Marques Marques,Mariana Ribeiro Mendes,Larissa Costa Pereira,Eduardo Henrique Passos |
author_role |
author |
author2 |
Miranda,Lilian Peixoto,Maria Virgínia Marques Marques,Mariana Ribeiro Mendes,Larissa Costa Pereira,Eduardo Henrique Passos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos,Júlia Florêncio Carvalho Miranda,Lilian Peixoto,Maria Virgínia Marques Marques,Mariana Ribeiro Mendes,Larissa Costa Pereira,Eduardo Henrique Passos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa participativa baseada na comunidade Pesquisa-intervenção Saúde da criança Caderneta de Saúde da Criança |
topic |
Pesquisa participativa baseada na comunidade Pesquisa-intervenção Saúde da criança Caderneta de Saúde da Criança |
description |
Neste artigo, discutem-se aspectos metodológicos de uma investigação que tomou a promoção da participação dos envolvidos como desafio. Interessou compreender os sentidos atribuídos por equipes de Saúde da Família à Caderneta de Saúde da Criança (CSC) e ao desenvolvimento infantil. A pesquisa-intervenção promoveu o compartilhamento de pontos de vista entre pesquisadores e trabalhadores em grupos focais com utilização de narrativas, construindo condições para que os participantes se tornassem protagonistas da investigação proposta. A realização dessa estratégia promoveu: 1) maior apropriação do instrumento; 2) aprofundamento e reposicionamento quanto a questões cristalizadas nos modos de funcionamento das equipes; 3) validação dos resultados da pesquisa. Tais resultados indicam que há uma contribuição das pesquisas participativas para a consolidação do SUS, pois, ao proporem o acesso a um plano comum como estratégia metodológica, promovem também maior engajamento das equipes em relação aos temas propostos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401077 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000401077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622017.0280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.67 2018 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523430010880 |