Contribuições da medicina antroposófica à integralidade na educação médica: uma aproximação hermenêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wenceslau,Leandro David
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Röhr,Ferdinand, Tesser,Charles Dalcanale
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100127
Resumo: O objetivo deste trabalho é apontar possíveis contribuições da obra do fundador da medicina antroposófica, Rudolf Steiner, à integralidade na educação médica. Trata-se de um estudo hermenêutico, como apontado por Gadamer, dos cursos e das palestras dados por Steiner sobre medicina. São apresentadas quatro proposições, síntese do seu pensamento: (1) uma crítica ao modelo de ciência materialista que pode ser ampliada a partir de uma fenomenologia goetheana; (2) a trimembração e quadrimembração antroposóficas como chaves interpretativas do processo saúde-adoecimento; (3) a integração entre ser humano e natureza como fundamento de pesquisa de novos tratamentos; e (4) o vínculo entre desenvolvimento moral e formação técnica-científica na educação médica. Os limites e as potencialidades destas proposições são analisados na perspectiva da viabilidade de uma pluralidade epistemológica nos conhecimentos e práticas em medicina.
id UNESP-8_21eb51e31ddb11387e1097861f972002
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832014000100127
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Contribuições da medicina antroposófica à integralidade na educação médica: uma aproximação hermenêuticaEducação médicaIntegralidadeHermenêuticaSteinerAntroposofiaO objetivo deste trabalho é apontar possíveis contribuições da obra do fundador da medicina antroposófica, Rudolf Steiner, à integralidade na educação médica. Trata-se de um estudo hermenêutico, como apontado por Gadamer, dos cursos e das palestras dados por Steiner sobre medicina. São apresentadas quatro proposições, síntese do seu pensamento: (1) uma crítica ao modelo de ciência materialista que pode ser ampliada a partir de uma fenomenologia goetheana; (2) a trimembração e quadrimembração antroposóficas como chaves interpretativas do processo saúde-adoecimento; (3) a integração entre ser humano e natureza como fundamento de pesquisa de novos tratamentos; e (4) o vínculo entre desenvolvimento moral e formação técnica-científica na educação médica. Os limites e as potencialidades destas proposições são analisados na perspectiva da viabilidade de uma pluralidade epistemológica nos conhecimentos e práticas em medicina.UNESP2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100127Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 n.48 2014reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.0745info:eu-repo/semantics/openAccessWenceslau,Leandro DavidRöhr,FerdinandTesser,Charles Dalcanalepor2014-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832014000100127Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2014-10-16T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da medicina antroposófica à integralidade na educação médica: uma aproximação hermenêutica
title Contribuições da medicina antroposófica à integralidade na educação médica: uma aproximação hermenêutica
spellingShingle Contribuições da medicina antroposófica à integralidade na educação médica: uma aproximação hermenêutica
Wenceslau,Leandro David
Educação médica
Integralidade
Hermenêutica
Steiner
Antroposofia
title_short Contribuições da medicina antroposófica à integralidade na educação médica: uma aproximação hermenêutica
title_full Contribuições da medicina antroposófica à integralidade na educação médica: uma aproximação hermenêutica
title_fullStr Contribuições da medicina antroposófica à integralidade na educação médica: uma aproximação hermenêutica
title_full_unstemmed Contribuições da medicina antroposófica à integralidade na educação médica: uma aproximação hermenêutica
title_sort Contribuições da medicina antroposófica à integralidade na educação médica: uma aproximação hermenêutica
author Wenceslau,Leandro David
author_facet Wenceslau,Leandro David
Röhr,Ferdinand
Tesser,Charles Dalcanale
author_role author
author2 Röhr,Ferdinand
Tesser,Charles Dalcanale
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wenceslau,Leandro David
Röhr,Ferdinand
Tesser,Charles Dalcanale
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Integralidade
Hermenêutica
Steiner
Antroposofia
topic Educação médica
Integralidade
Hermenêutica
Steiner
Antroposofia
description O objetivo deste trabalho é apontar possíveis contribuições da obra do fundador da medicina antroposófica, Rudolf Steiner, à integralidade na educação médica. Trata-se de um estudo hermenêutico, como apontado por Gadamer, dos cursos e das palestras dados por Steiner sobre medicina. São apresentadas quatro proposições, síntese do seu pensamento: (1) uma crítica ao modelo de ciência materialista que pode ser ampliada a partir de uma fenomenologia goetheana; (2) a trimembração e quadrimembração antroposóficas como chaves interpretativas do processo saúde-adoecimento; (3) a integração entre ser humano e natureza como fundamento de pesquisa de novos tratamentos; e (4) o vínculo entre desenvolvimento moral e formação técnica-científica na educação médica. Os limites e as potencialidades destas proposições são analisados na perspectiva da viabilidade de uma pluralidade epistemológica nos conhecimentos e práticas em medicina.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100127
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622014.0745
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 n.48 2014
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958520337760256