O cuidado ético-pedagógico no processo de socialização profissional: por uma formação ética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finkler,Mirelle
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Caetano,João Carlos, Ramos,Flávia Regina Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000400010
Resumo: Estudo de caso que analisou a dimensão ética da formação de profissionais de Odontologia. Foram realizados: entrevistas com professores, observações de atividades acadêmicas e grupos focais com alunos. A triangulação dos dados possibilitou o conhecimento aprofundado da realidade, revelando elementos do currículo oculto que influenciam a formação ética, como o cuidado, foco de discussão deste artigo. Alguns aspectos relacionados, como o trote universitário e os altos custos para a aquisição de material odontológico, são tomados como analisadores do maior ou menor cuidado ético-pedagógico desenvolvido pelos docentes e pelas instituições. Ao se discutirem as demais formas nas quais o cuidado, e a falta dele, se concretizam, revelam-se, também, problemas que implicam a necessária reflexão sobre o fazer docente, demandando interesse e comprometimento, mas, também, capacitação. Tais reflexões pretendem instigar a criação de estratégias que otimizem as situações vivenciadas, para que sejam condições de ensino-aprendizagem éticas.
id UNESP-8_35a036d98253bede9cc3af05a1fff3a9
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832012000400010
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling O cuidado ético-pedagógico no processo de socialização profissional: por uma formação éticaSocializaçãoEducação SuperiorFormação de profissionais de saúdeÉticaEstudo de caso que analisou a dimensão ética da formação de profissionais de Odontologia. Foram realizados: entrevistas com professores, observações de atividades acadêmicas e grupos focais com alunos. A triangulação dos dados possibilitou o conhecimento aprofundado da realidade, revelando elementos do currículo oculto que influenciam a formação ética, como o cuidado, foco de discussão deste artigo. Alguns aspectos relacionados, como o trote universitário e os altos custos para a aquisição de material odontológico, são tomados como analisadores do maior ou menor cuidado ético-pedagógico desenvolvido pelos docentes e pelas instituições. Ao se discutirem as demais formas nas quais o cuidado, e a falta dele, se concretizam, revelam-se, também, problemas que implicam a necessária reflexão sobre o fazer docente, demandando interesse e comprometimento, mas, também, capacitação. Tais reflexões pretendem instigar a criação de estratégias que otimizem as situações vivenciadas, para que sejam condições de ensino-aprendizagem éticas.UNESP2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000400010Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.16 n.43 2012reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832012005000046info:eu-repo/semantics/openAccessFinkler,MirelleCaetano,João CarlosRamos,Flávia Regina Souzapor2013-01-30T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832012000400010Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2013-01-30T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O cuidado ético-pedagógico no processo de socialização profissional: por uma formação ética
title O cuidado ético-pedagógico no processo de socialização profissional: por uma formação ética
spellingShingle O cuidado ético-pedagógico no processo de socialização profissional: por uma formação ética
Finkler,Mirelle
Socialização
Educação Superior
Formação de profissionais de saúde
Ética
title_short O cuidado ético-pedagógico no processo de socialização profissional: por uma formação ética
title_full O cuidado ético-pedagógico no processo de socialização profissional: por uma formação ética
title_fullStr O cuidado ético-pedagógico no processo de socialização profissional: por uma formação ética
title_full_unstemmed O cuidado ético-pedagógico no processo de socialização profissional: por uma formação ética
title_sort O cuidado ético-pedagógico no processo de socialização profissional: por uma formação ética
author Finkler,Mirelle
author_facet Finkler,Mirelle
Caetano,João Carlos
Ramos,Flávia Regina Souza
author_role author
author2 Caetano,João Carlos
Ramos,Flávia Regina Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Finkler,Mirelle
Caetano,João Carlos
Ramos,Flávia Regina Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização
Educação Superior
Formação de profissionais de saúde
Ética
topic Socialização
Educação Superior
Formação de profissionais de saúde
Ética
description Estudo de caso que analisou a dimensão ética da formação de profissionais de Odontologia. Foram realizados: entrevistas com professores, observações de atividades acadêmicas e grupos focais com alunos. A triangulação dos dados possibilitou o conhecimento aprofundado da realidade, revelando elementos do currículo oculto que influenciam a formação ética, como o cuidado, foco de discussão deste artigo. Alguns aspectos relacionados, como o trote universitário e os altos custos para a aquisição de material odontológico, são tomados como analisadores do maior ou menor cuidado ético-pedagógico desenvolvido pelos docentes e pelas instituições. Ao se discutirem as demais formas nas quais o cuidado, e a falta dele, se concretizam, revelam-se, também, problemas que implicam a necessária reflexão sobre o fazer docente, demandando interesse e comprometimento, mas, também, capacitação. Tais reflexões pretendem instigar a criação de estratégias que otimizem as situações vivenciadas, para que sejam condições de ensino-aprendizagem éticas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000400010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832012005000046
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.16 n.43 2012
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958519934058496