Curadorias inventivas e participativas: ensinagem e ação/reflexão sobre os cotidianos de estudantes durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Marina Leandrini de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lacerda,Isis dos Reis, Barbosa,Eduarda Pereira, Abél,Joyce Aparecida Souza, Damasceno Sobrinho,Maria Eduarda, Santos,Taís Fernanda dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200504
Resumo: Considerando a escassez de espaços efetivos e afetivos de criação, reflexão e escuta que incitem o processo ensino-aprendizagem durante a pandemia de Covid-19, estruturou-se um projeto de ensino intitulado Curadorias Inventivas e Participativas. O presente trabalho constitui relato de experiência do referido projeto, cujo objetivo foi contribuir para a formação de terapeutas ocupacionais, favorecendo espaços de expressão, acolhimento e estudo. Os procedimentos foram estruturados em oito módulos sequenciais e seus resultados organizados em quatro categorias, a saber: Costurando a experiência: as curadorias vividas; Curadorias que conectaram: a formação de um coletivo; Ensinagem e as curadorias: contribuições para a formação profissional; e Outras ressonâncias. Compreende-se que o projeto contemplou seus objetivos, proporcionando uma experiência menos tradicional no âmbito do ensino acadêmico. Esteve comprometido com as relações entre as acadêmicas e seus cotidianos na pandemia.
id UNESP-8_363036e958ef49e3269eebaf42729a6e
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832021000200504
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Curadorias inventivas e participativas: ensinagem e ação/reflexão sobre os cotidianos de estudantes durante a pandemiaTerapia OcupacionalCotidianoPandemiaCuradoriaConsiderando a escassez de espaços efetivos e afetivos de criação, reflexão e escuta que incitem o processo ensino-aprendizagem durante a pandemia de Covid-19, estruturou-se um projeto de ensino intitulado Curadorias Inventivas e Participativas. O presente trabalho constitui relato de experiência do referido projeto, cujo objetivo foi contribuir para a formação de terapeutas ocupacionais, favorecendo espaços de expressão, acolhimento e estudo. Os procedimentos foram estruturados em oito módulos sequenciais e seus resultados organizados em quatro categorias, a saber: Costurando a experiência: as curadorias vividas; Curadorias que conectaram: a formação de um coletivo; Ensinagem e as curadorias: contribuições para a formação profissional; e Outras ressonâncias. Compreende-se que o projeto contemplou seus objetivos, proporcionando uma experiência menos tradicional no âmbito do ensino acadêmico. Esteve comprometido com as relações entre as acadêmicas e seus cotidianos na pandemia.UNESP2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200504Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 suppl.1 2021reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.210123info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Marina Leandrini deLacerda,Isis dos ReisBarbosa,Eduarda PereiraAbél,Joyce Aparecida SouzaDamasceno Sobrinho,Maria EduardaSantos,Taís Fernanda dospor2021-09-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832021000200504Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-09-22T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Curadorias inventivas e participativas: ensinagem e ação/reflexão sobre os cotidianos de estudantes durante a pandemia
title Curadorias inventivas e participativas: ensinagem e ação/reflexão sobre os cotidianos de estudantes durante a pandemia
spellingShingle Curadorias inventivas e participativas: ensinagem e ação/reflexão sobre os cotidianos de estudantes durante a pandemia
Oliveira,Marina Leandrini de
Terapia Ocupacional
Cotidiano
Pandemia
Curadoria
title_short Curadorias inventivas e participativas: ensinagem e ação/reflexão sobre os cotidianos de estudantes durante a pandemia
title_full Curadorias inventivas e participativas: ensinagem e ação/reflexão sobre os cotidianos de estudantes durante a pandemia
title_fullStr Curadorias inventivas e participativas: ensinagem e ação/reflexão sobre os cotidianos de estudantes durante a pandemia
title_full_unstemmed Curadorias inventivas e participativas: ensinagem e ação/reflexão sobre os cotidianos de estudantes durante a pandemia
title_sort Curadorias inventivas e participativas: ensinagem e ação/reflexão sobre os cotidianos de estudantes durante a pandemia
author Oliveira,Marina Leandrini de
author_facet Oliveira,Marina Leandrini de
Lacerda,Isis dos Reis
Barbosa,Eduarda Pereira
Abél,Joyce Aparecida Souza
Damasceno Sobrinho,Maria Eduarda
Santos,Taís Fernanda dos
author_role author
author2 Lacerda,Isis dos Reis
Barbosa,Eduarda Pereira
Abél,Joyce Aparecida Souza
Damasceno Sobrinho,Maria Eduarda
Santos,Taís Fernanda dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Marina Leandrini de
Lacerda,Isis dos Reis
Barbosa,Eduarda Pereira
Abél,Joyce Aparecida Souza
Damasceno Sobrinho,Maria Eduarda
Santos,Taís Fernanda dos
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional
Cotidiano
Pandemia
Curadoria
topic Terapia Ocupacional
Cotidiano
Pandemia
Curadoria
description Considerando a escassez de espaços efetivos e afetivos de criação, reflexão e escuta que incitem o processo ensino-aprendizagem durante a pandemia de Covid-19, estruturou-se um projeto de ensino intitulado Curadorias Inventivas e Participativas. O presente trabalho constitui relato de experiência do referido projeto, cujo objetivo foi contribuir para a formação de terapeutas ocupacionais, favorecendo espaços de expressão, acolhimento e estudo. Os procedimentos foram estruturados em oito módulos sequenciais e seus resultados organizados em quatro categorias, a saber: Costurando a experiência: as curadorias vividas; Curadorias que conectaram: a formação de um coletivo; Ensinagem e as curadorias: contribuições para a formação profissional; e Outras ressonâncias. Compreende-se que o projeto contemplou seus objetivos, proporcionando uma experiência menos tradicional no âmbito do ensino acadêmico. Esteve comprometido com as relações entre as acadêmicas e seus cotidianos na pandemia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200504
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.210123
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 suppl.1 2021
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958525040623616