Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000501377 |
Resumo: | Este ensaio apresenta experiências vivenciadas por uma artista visual integrante da equipe de Apoio Institucional do Ministério da Educação para o Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB), uma proposta interministerial que aproxima de forma significativa processos de trabalho e formação relacionados à saúde e à educação. Por meio do que Roland Barthes chama de obtuso e por meio de uma metodologia hifográfica, investe-se na leveza e reinvenção de ações no campo da Saúde Coletiva na interface das artes como processos educativos sensíveis experimentados ao longo de dois anos junto com o PMMB. Por meio de pequenos blocos de anotações produzidos individualmente e por um coletivo de apoiadores, delineia-se um processo singular e sensível, contribuindo na discussão sobre o fortalecimento das coletividades, das redes de Atenção Básica, da formação para o Sistema Único de Saúde e da composição de olhares poético-políticos acerca do PMMB. |
id |
UNESP-8_386db4a34a28932da595111d235c16ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832017000501377 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o BrasilProjeto Mais Médicos para o BrasilApoio institucionalArteEducaçãoEste ensaio apresenta experiências vivenciadas por uma artista visual integrante da equipe de Apoio Institucional do Ministério da Educação para o Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB), uma proposta interministerial que aproxima de forma significativa processos de trabalho e formação relacionados à saúde e à educação. Por meio do que Roland Barthes chama de obtuso e por meio de uma metodologia hifográfica, investe-se na leveza e reinvenção de ações no campo da Saúde Coletiva na interface das artes como processos educativos sensíveis experimentados ao longo de dois anos junto com o PMMB. Por meio de pequenos blocos de anotações produzidos individualmente e por um coletivo de apoiadores, delineia-se um processo singular e sensível, contribuindo na discussão sobre o fortalecimento das coletividades, das redes de Atenção Básica, da formação para o Sistema Único de Saúde e da composição de olhares poético-políticos acerca do PMMB.UNESP2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000501377Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.21 suppl.1 2017reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622016.0355info:eu-repo/semantics/openAccessGermany,HeloísaCosta,Luciano Bedin daLiberman,FlaviaNardi,Henrique Caetanopor2017-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832017000501377Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2017-12-01T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasil |
title |
Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasil |
spellingShingle |
Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasil Germany,Heloísa Projeto Mais Médicos para o Brasil Apoio institucional Arte Educação |
title_short |
Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasil |
title_full |
Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasil |
title_fullStr |
Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasil |
title_full_unstemmed |
Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasil |
title_sort |
Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasil |
author |
Germany,Heloísa |
author_facet |
Germany,Heloísa Costa,Luciano Bedin da Liberman,Flavia Nardi,Henrique Caetano |
author_role |
author |
author2 |
Costa,Luciano Bedin da Liberman,Flavia Nardi,Henrique Caetano |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Germany,Heloísa Costa,Luciano Bedin da Liberman,Flavia Nardi,Henrique Caetano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto Mais Médicos para o Brasil Apoio institucional Arte Educação |
topic |
Projeto Mais Médicos para o Brasil Apoio institucional Arte Educação |
description |
Este ensaio apresenta experiências vivenciadas por uma artista visual integrante da equipe de Apoio Institucional do Ministério da Educação para o Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB), uma proposta interministerial que aproxima de forma significativa processos de trabalho e formação relacionados à saúde e à educação. Por meio do que Roland Barthes chama de obtuso e por meio de uma metodologia hifográfica, investe-se na leveza e reinvenção de ações no campo da Saúde Coletiva na interface das artes como processos educativos sensíveis experimentados ao longo de dois anos junto com o PMMB. Por meio de pequenos blocos de anotações produzidos individualmente e por um coletivo de apoiadores, delineia-se um processo singular e sensível, contribuindo na discussão sobre o fortalecimento das coletividades, das redes de Atenção Básica, da formação para o Sistema Único de Saúde e da composição de olhares poético-políticos acerca do PMMB. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000501377 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000501377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622016.0355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.21 suppl.1 2017 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958522551304192 |