Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Germany,Heloísa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa,Luciano Bedin da, Liberman,Flavia, Nardi,Henrique Caetano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000501377
Resumo: Este ensaio apresenta experiências vivenciadas por uma artista visual integrante da equipe de Apoio Institucional do Ministério da Educação para o Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB), uma proposta interministerial que aproxima de forma significativa processos de trabalho e formação relacionados à saúde e à educação. Por meio do que Roland Barthes chama de obtuso e por meio de uma metodologia hifográfica, investe-se na leveza e reinvenção de ações no campo da Saúde Coletiva na interface das artes como processos educativos sensíveis experimentados ao longo de dois anos junto com o PMMB. Por meio de pequenos blocos de anotações produzidos individualmente e por um coletivo de apoiadores, delineia-se um processo singular e sensível, contribuindo na discussão sobre o fortalecimento das coletividades, das redes de Atenção Básica, da formação para o Sistema Único de Saúde e da composição de olhares poético-políticos acerca do PMMB.
id UNESP-8_386db4a34a28932da595111d235c16ca
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832017000501377
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o BrasilProjeto Mais Médicos para o BrasilApoio institucionalArteEducaçãoEste ensaio apresenta experiências vivenciadas por uma artista visual integrante da equipe de Apoio Institucional do Ministério da Educação para o Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB), uma proposta interministerial que aproxima de forma significativa processos de trabalho e formação relacionados à saúde e à educação. Por meio do que Roland Barthes chama de obtuso e por meio de uma metodologia hifográfica, investe-se na leveza e reinvenção de ações no campo da Saúde Coletiva na interface das artes como processos educativos sensíveis experimentados ao longo de dois anos junto com o PMMB. Por meio de pequenos blocos de anotações produzidos individualmente e por um coletivo de apoiadores, delineia-se um processo singular e sensível, contribuindo na discussão sobre o fortalecimento das coletividades, das redes de Atenção Básica, da formação para o Sistema Único de Saúde e da composição de olhares poético-políticos acerca do PMMB.UNESP2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000501377Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.21 suppl.1 2017reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622016.0355info:eu-repo/semantics/openAccessGermany,HeloísaCosta,Luciano Bedin daLiberman,FlaviaNardi,Henrique Caetanopor2017-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832017000501377Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2017-12-01T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasil
title Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasil
spellingShingle Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasil
Germany,Heloísa
Projeto Mais Médicos para o Brasil
Apoio institucional
Arte
Educação
title_short Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasil
title_full Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasil
title_fullStr Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasil
title_full_unstemmed Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasil
title_sort Das portarias aos bloquinhos: arte e apoio institucional ao Projeto Mais Médicos para o Brasil
author Germany,Heloísa
author_facet Germany,Heloísa
Costa,Luciano Bedin da
Liberman,Flavia
Nardi,Henrique Caetano
author_role author
author2 Costa,Luciano Bedin da
Liberman,Flavia
Nardi,Henrique Caetano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Germany,Heloísa
Costa,Luciano Bedin da
Liberman,Flavia
Nardi,Henrique Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto Mais Médicos para o Brasil
Apoio institucional
Arte
Educação
topic Projeto Mais Médicos para o Brasil
Apoio institucional
Arte
Educação
description Este ensaio apresenta experiências vivenciadas por uma artista visual integrante da equipe de Apoio Institucional do Ministério da Educação para o Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB), uma proposta interministerial que aproxima de forma significativa processos de trabalho e formação relacionados à saúde e à educação. Por meio do que Roland Barthes chama de obtuso e por meio de uma metodologia hifográfica, investe-se na leveza e reinvenção de ações no campo da Saúde Coletiva na interface das artes como processos educativos sensíveis experimentados ao longo de dois anos junto com o PMMB. Por meio de pequenos blocos de anotações produzidos individualmente e por um coletivo de apoiadores, delineia-se um processo singular e sensível, contribuindo na discussão sobre o fortalecimento das coletividades, das redes de Atenção Básica, da formação para o Sistema Único de Saúde e da composição de olhares poético-políticos acerca do PMMB.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000501377
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000501377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622016.0355
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.21 suppl.1 2017
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958522551304192