Grupo musical como contexto para promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Netto,Isa Magesti Corrêa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos,Gleidson Jordan dos, Santos,Larissa Medeiros Marinho dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100212
Resumo: Este artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como principal objetivo investigar se, e como, o Programa Música Viva, realizado em uma cidade do estado de Minas Gerais, Brasil, promove o desenvolvimento positivo de adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado nos pressupostos da bioecologia do desenvolvimento humano proposta por Bronfenbrenner e na teoria do Desenvolvimento Positivo de Lerner. Os procedimentos metodológicos utilizados na investigação incluíram observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o programa favorece o desenvolvimento positivo dos sujeitos, uma vez que, ao oferecer-lhes aulas gratuitas de instrumentos musicais, oportuniza a esses jovens o acesso à cultura e ao lazer e, assim, possibilidades mais amplas de exercerem suas cidadanias, mudarem suas trajetórias de vida e se desenvolverem de maneira saudável.
id UNESP-8_3b5ff7df0c13a16cd975cb454e17e2f7
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832020000100212
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Grupo musical como contexto para promoção do desenvolvimento positivo de adolescentesAdolescênciaDesenvolvimento humanoPesquisa qualitativaEste artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como principal objetivo investigar se, e como, o Programa Música Viva, realizado em uma cidade do estado de Minas Gerais, Brasil, promove o desenvolvimento positivo de adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado nos pressupostos da bioecologia do desenvolvimento humano proposta por Bronfenbrenner e na teoria do Desenvolvimento Positivo de Lerner. Os procedimentos metodológicos utilizados na investigação incluíram observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o programa favorece o desenvolvimento positivo dos sujeitos, uma vez que, ao oferecer-lhes aulas gratuitas de instrumentos musicais, oportuniza a esses jovens o acesso à cultura e ao lazer e, assim, possibilidades mais amplas de exercerem suas cidadanias, mudarem suas trajetórias de vida e se desenvolverem de maneira saudável.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100212Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.190367info:eu-repo/semantics/openAccessNetto,Isa Magesti CorrêaSantos,Gleidson Jordan dosSantos,Larissa Medeiros Marinho dospor2019-12-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100212Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2019-12-05T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupo musical como contexto para promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes
title Grupo musical como contexto para promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes
spellingShingle Grupo musical como contexto para promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes
Netto,Isa Magesti Corrêa
Adolescência
Desenvolvimento humano
Pesquisa qualitativa
title_short Grupo musical como contexto para promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes
title_full Grupo musical como contexto para promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes
title_fullStr Grupo musical como contexto para promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes
title_full_unstemmed Grupo musical como contexto para promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes
title_sort Grupo musical como contexto para promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes
author Netto,Isa Magesti Corrêa
author_facet Netto,Isa Magesti Corrêa
Santos,Gleidson Jordan dos
Santos,Larissa Medeiros Marinho dos
author_role author
author2 Santos,Gleidson Jordan dos
Santos,Larissa Medeiros Marinho dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Netto,Isa Magesti Corrêa
Santos,Gleidson Jordan dos
Santos,Larissa Medeiros Marinho dos
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Desenvolvimento humano
Pesquisa qualitativa
topic Adolescência
Desenvolvimento humano
Pesquisa qualitativa
description Este artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como principal objetivo investigar se, e como, o Programa Música Viva, realizado em uma cidade do estado de Minas Gerais, Brasil, promove o desenvolvimento positivo de adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado nos pressupostos da bioecologia do desenvolvimento humano proposta por Bronfenbrenner e na teoria do Desenvolvimento Positivo de Lerner. Os procedimentos metodológicos utilizados na investigação incluíram observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o programa favorece o desenvolvimento positivo dos sujeitos, uma vez que, ao oferecer-lhes aulas gratuitas de instrumentos musicais, oportuniza a esses jovens o acesso à cultura e ao lazer e, assim, possibilidades mais amplas de exercerem suas cidadanias, mudarem suas trajetórias de vida e se desenvolverem de maneira saudável.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100212
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.190367
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524168208384