Higienizar, cuidar e civilizar: o discurso médico para a escola paranaense (1920-1937)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larocca,Liliana Müller
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marques,Vera Regina Beltrão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000400004
Resumo: Com base na investigação dos discursos médicos referentes à higienização da escola, este estudo problematiza a difusão da ciência Higiene na sociedade paranaense no período compreendido entre 1920 e 1937. Os discursos para a escola presentes em várias fontes, com destaque para Archivos Paranaenses de Medicina e Revista Medica do Paraná, emergiram a percepção de uma medicina na qual os médicos defendiam uma nova função social: a de educadores. Ao tematizarem sobre uma intervenção nas escolas e nos seus usuários, pretendiam "cuidar, proteger e higienizar a infância", tarefa assumida com vistas à inserção do território paranaense no processo de saneamento sanitário e social. Trata-se de uma pesquisa de caráter histórico, inspirada nas ideias de processo civilizador de Norbert Elias. Assim, propõe-se reconhecer propostas de civilidade contidas nos discursos médicos. As concepções de educação e as prescrições para a escola no período estudado, produzidas pela Ciência Higiene, são aqui apresentadas.
id UNESP-8_4caa5b6bf09dd4b30ee403048da5bc7d
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832010000400004
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Higienizar, cuidar e civilizar: o discurso médico para a escola paranaense (1920-1937)Saúde escolarEugeniaHistória da medicinaEducação médicaCom base na investigação dos discursos médicos referentes à higienização da escola, este estudo problematiza a difusão da ciência Higiene na sociedade paranaense no período compreendido entre 1920 e 1937. Os discursos para a escola presentes em várias fontes, com destaque para Archivos Paranaenses de Medicina e Revista Medica do Paraná, emergiram a percepção de uma medicina na qual os médicos defendiam uma nova função social: a de educadores. Ao tematizarem sobre uma intervenção nas escolas e nos seus usuários, pretendiam "cuidar, proteger e higienizar a infância", tarefa assumida com vistas à inserção do território paranaense no processo de saneamento sanitário e social. Trata-se de uma pesquisa de caráter histórico, inspirada nas ideias de processo civilizador de Norbert Elias. Assim, propõe-se reconhecer propostas de civilidade contidas nos discursos médicos. As concepções de educação e as prescrições para a escola no período estudado, produzidas pela Ciência Higiene, são aqui apresentadas.UNESP2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000400004Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.14 n.35 2010reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832010000400004info:eu-repo/semantics/openAccessLarocca,Liliana MüllerMarques,Vera Regina Beltrãopor2010-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832010000400004Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2010-12-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Higienizar, cuidar e civilizar: o discurso médico para a escola paranaense (1920-1937)
title Higienizar, cuidar e civilizar: o discurso médico para a escola paranaense (1920-1937)
spellingShingle Higienizar, cuidar e civilizar: o discurso médico para a escola paranaense (1920-1937)
Larocca,Liliana Müller
Saúde escolar
Eugenia
História da medicina
Educação médica
title_short Higienizar, cuidar e civilizar: o discurso médico para a escola paranaense (1920-1937)
title_full Higienizar, cuidar e civilizar: o discurso médico para a escola paranaense (1920-1937)
title_fullStr Higienizar, cuidar e civilizar: o discurso médico para a escola paranaense (1920-1937)
title_full_unstemmed Higienizar, cuidar e civilizar: o discurso médico para a escola paranaense (1920-1937)
title_sort Higienizar, cuidar e civilizar: o discurso médico para a escola paranaense (1920-1937)
author Larocca,Liliana Müller
author_facet Larocca,Liliana Müller
Marques,Vera Regina Beltrão
author_role author
author2 Marques,Vera Regina Beltrão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Larocca,Liliana Müller
Marques,Vera Regina Beltrão
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde escolar
Eugenia
História da medicina
Educação médica
topic Saúde escolar
Eugenia
História da medicina
Educação médica
description Com base na investigação dos discursos médicos referentes à higienização da escola, este estudo problematiza a difusão da ciência Higiene na sociedade paranaense no período compreendido entre 1920 e 1937. Os discursos para a escola presentes em várias fontes, com destaque para Archivos Paranaenses de Medicina e Revista Medica do Paraná, emergiram a percepção de uma medicina na qual os médicos defendiam uma nova função social: a de educadores. Ao tematizarem sobre uma intervenção nas escolas e nos seus usuários, pretendiam "cuidar, proteger e higienizar a infância", tarefa assumida com vistas à inserção do território paranaense no processo de saneamento sanitário e social. Trata-se de uma pesquisa de caráter histórico, inspirada nas ideias de processo civilizador de Norbert Elias. Assim, propõe-se reconhecer propostas de civilidade contidas nos discursos médicos. As concepções de educação e as prescrições para a escola no período estudado, produzidas pela Ciência Higiene, são aqui apresentadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832010000400004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.14 n.35 2010
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958518794256384