Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros,Rodolfo de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marin,Maria José Sanches, Lazarini,Carlos Alberto, Castro,Rosane Michelli de, Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100226
Resumo: Os métodos de aprendizagem ativa têm se mostrado como ferramentas relevantes no processo de ensino e aprendizagem, sendo para isso necessária a formação continuada de docentes que atuam no ensino superior em Saúde. O objetivo desta pesquisa foi analisar como ocorre o desenvolvimento continuado do docente e as estratégias sugeridas para isso. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, fundamentada nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais. A pesquisa foi realizada com quarenta docentes de uma instituição de ensino superior. Os resultados apontaram para duas categorias temáticas: Educação Continuada e Educação Permanente, e seis subcategorias: Oficinas de Capacitação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Reflexão sobre a Prática e Cursos de Capacitação. Os achados desta pesquisa podem contribuir para o fortalecimento de estratégias de desenvolvimento continuado de docentes na Graduação em Saúde.
id UNESP-8_4ce52aeaf8608cfb22796772fffe23dc
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832022000100226
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Formação docente em metodologias de aprendizagem ativaSaúdeDocentesEducação continuadaAprendizagem baseada em problemasCapacitação de recursos humanos em saúdeOs métodos de aprendizagem ativa têm se mostrado como ferramentas relevantes no processo de ensino e aprendizagem, sendo para isso necessária a formação continuada de docentes que atuam no ensino superior em Saúde. O objetivo desta pesquisa foi analisar como ocorre o desenvolvimento continuado do docente e as estratégias sugeridas para isso. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, fundamentada nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais. A pesquisa foi realizada com quarenta docentes de uma instituição de ensino superior. Os resultados apontaram para duas categorias temáticas: Educação Continuada e Educação Permanente, e seis subcategorias: Oficinas de Capacitação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Reflexão sobre a Prática e Cursos de Capacitação. Os achados desta pesquisa podem contribuir para o fortalecimento de estratégias de desenvolvimento continuado de docentes na Graduação em Saúde.UNESP2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100226Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.210577info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Rodolfo de OliveiraMarin,Maria José SanchesLazarini,Carlos AlbertoCastro,Rosane Michelli deHiga,Elza de Fátima Ribeiropor2022-03-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832022000100226Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2022-03-31T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa
title Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa
spellingShingle Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa
Medeiros,Rodolfo de Oliveira
Saúde
Docentes
Educação continuada
Aprendizagem baseada em problemas
Capacitação de recursos humanos em saúde
title_short Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa
title_full Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa
title_fullStr Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa
title_full_unstemmed Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa
title_sort Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa
author Medeiros,Rodolfo de Oliveira
author_facet Medeiros,Rodolfo de Oliveira
Marin,Maria José Sanches
Lazarini,Carlos Alberto
Castro,Rosane Michelli de
Higa,Elza de Fátima Ribeiro
author_role author
author2 Marin,Maria José Sanches
Lazarini,Carlos Alberto
Castro,Rosane Michelli de
Higa,Elza de Fátima Ribeiro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros,Rodolfo de Oliveira
Marin,Maria José Sanches
Lazarini,Carlos Alberto
Castro,Rosane Michelli de
Higa,Elza de Fátima Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Docentes
Educação continuada
Aprendizagem baseada em problemas
Capacitação de recursos humanos em saúde
topic Saúde
Docentes
Educação continuada
Aprendizagem baseada em problemas
Capacitação de recursos humanos em saúde
description Os métodos de aprendizagem ativa têm se mostrado como ferramentas relevantes no processo de ensino e aprendizagem, sendo para isso necessária a formação continuada de docentes que atuam no ensino superior em Saúde. O objetivo desta pesquisa foi analisar como ocorre o desenvolvimento continuado do docente e as estratégias sugeridas para isso. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, fundamentada nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais. A pesquisa foi realizada com quarenta docentes de uma instituição de ensino superior. Os resultados apontaram para duas categorias temáticas: Educação Continuada e Educação Permanente, e seis subcategorias: Oficinas de Capacitação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Reflexão sobre a Prática e Cursos de Capacitação. Os achados desta pesquisa podem contribuir para o fortalecimento de estratégias de desenvolvimento continuado de docentes na Graduação em Saúde.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100226
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.210577
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958525315350528