Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100226 |
Resumo: | Os métodos de aprendizagem ativa têm se mostrado como ferramentas relevantes no processo de ensino e aprendizagem, sendo para isso necessária a formação continuada de docentes que atuam no ensino superior em Saúde. O objetivo desta pesquisa foi analisar como ocorre o desenvolvimento continuado do docente e as estratégias sugeridas para isso. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, fundamentada nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais. A pesquisa foi realizada com quarenta docentes de uma instituição de ensino superior. Os resultados apontaram para duas categorias temáticas: Educação Continuada e Educação Permanente, e seis subcategorias: Oficinas de Capacitação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Reflexão sobre a Prática e Cursos de Capacitação. Os achados desta pesquisa podem contribuir para o fortalecimento de estratégias de desenvolvimento continuado de docentes na Graduação em Saúde. |
id |
UNESP-8_4ce52aeaf8608cfb22796772fffe23dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832022000100226 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente em metodologias de aprendizagem ativaSaúdeDocentesEducação continuadaAprendizagem baseada em problemasCapacitação de recursos humanos em saúdeOs métodos de aprendizagem ativa têm se mostrado como ferramentas relevantes no processo de ensino e aprendizagem, sendo para isso necessária a formação continuada de docentes que atuam no ensino superior em Saúde. O objetivo desta pesquisa foi analisar como ocorre o desenvolvimento continuado do docente e as estratégias sugeridas para isso. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, fundamentada nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais. A pesquisa foi realizada com quarenta docentes de uma instituição de ensino superior. Os resultados apontaram para duas categorias temáticas: Educação Continuada e Educação Permanente, e seis subcategorias: Oficinas de Capacitação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Reflexão sobre a Prática e Cursos de Capacitação. Os achados desta pesquisa podem contribuir para o fortalecimento de estratégias de desenvolvimento continuado de docentes na Graduação em Saúde.UNESP2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100226Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.210577info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Rodolfo de OliveiraMarin,Maria José SanchesLazarini,Carlos AlbertoCastro,Rosane Michelli deHiga,Elza de Fátima Ribeiropor2022-03-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832022000100226Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2022-03-31T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa |
title |
Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa |
spellingShingle |
Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa Medeiros,Rodolfo de Oliveira Saúde Docentes Educação continuada Aprendizagem baseada em problemas Capacitação de recursos humanos em saúde |
title_short |
Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa |
title_full |
Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa |
title_fullStr |
Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa |
title_full_unstemmed |
Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa |
title_sort |
Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa |
author |
Medeiros,Rodolfo de Oliveira |
author_facet |
Medeiros,Rodolfo de Oliveira Marin,Maria José Sanches Lazarini,Carlos Alberto Castro,Rosane Michelli de Higa,Elza de Fátima Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Marin,Maria José Sanches Lazarini,Carlos Alberto Castro,Rosane Michelli de Higa,Elza de Fátima Ribeiro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros,Rodolfo de Oliveira Marin,Maria José Sanches Lazarini,Carlos Alberto Castro,Rosane Michelli de Higa,Elza de Fátima Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde Docentes Educação continuada Aprendizagem baseada em problemas Capacitação de recursos humanos em saúde |
topic |
Saúde Docentes Educação continuada Aprendizagem baseada em problemas Capacitação de recursos humanos em saúde |
description |
Os métodos de aprendizagem ativa têm se mostrado como ferramentas relevantes no processo de ensino e aprendizagem, sendo para isso necessária a formação continuada de docentes que atuam no ensino superior em Saúde. O objetivo desta pesquisa foi analisar como ocorre o desenvolvimento continuado do docente e as estratégias sugeridas para isso. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa, fundamentada nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais. A pesquisa foi realizada com quarenta docentes de uma instituição de ensino superior. Os resultados apontaram para duas categorias temáticas: Educação Continuada e Educação Permanente, e seis subcategorias: Oficinas de Capacitação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Reflexão sobre a Prática e Cursos de Capacitação. Os achados desta pesquisa podem contribuir para o fortalecimento de estratégias de desenvolvimento continuado de docentes na Graduação em Saúde. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100226 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.210577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958525315350528 |