Vivência integrada na comunidade: inserção longitudinal no Sistema de Saúde como estratégia de formação médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000501355 |
Resumo: | Propostas inovadoras para o processo ensino-aprendizagem nos cursos de Medicina vêm sendo desenvolvidas em busca de uma formação profissional generalista, humanista e crítica. A partir da aprovação do Programa Mais Médicos (PMM), novas escolas foram criadas adotando metodologias de ensino ativas e promovendo maior integração ensinoserviço-comunidade. Este artigo é um relato de experiência sobre o desenvolvimento do módulo Vivência Integrada na Comunidade no curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, que oportuniza ao estudante uma inserção longitudinal no sistema de Saúde em municípios do interior do Nordeste. Essa proposta vem promovendo maior integração entre a universidade, os gestores e os trabalhadores da Saúde. A aposta é a de que este módulo poderá contribuir com a fixação do médico na região e fortalecer o sistema de Saúde no interior do Brasil. |
id |
UNESP-8_4fd568f4eaa55e4dc4e09e10e27f4684 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832017000501355 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vivência integrada na comunidade: inserção longitudinal no Sistema de Saúde como estratégia de formação médicaEducação baseada na comunidadeEducação médicaPrograma Mais MédicosAtenção Primária à SaúdePropostas inovadoras para o processo ensino-aprendizagem nos cursos de Medicina vêm sendo desenvolvidas em busca de uma formação profissional generalista, humanista e crítica. A partir da aprovação do Programa Mais Médicos (PMM), novas escolas foram criadas adotando metodologias de ensino ativas e promovendo maior integração ensinoserviço-comunidade. Este artigo é um relato de experiência sobre o desenvolvimento do módulo Vivência Integrada na Comunidade no curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, que oportuniza ao estudante uma inserção longitudinal no sistema de Saúde em municípios do interior do Nordeste. Essa proposta vem promovendo maior integração entre a universidade, os gestores e os trabalhadores da Saúde. A aposta é a de que este módulo poderá contribuir com a fixação do médico na região e fortalecer o sistema de Saúde no interior do Brasil.UNESP2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000501355Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.21 suppl.1 2017reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622016.0533info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Ana Luiza de Oliveira eMelo,Lucas Pereira dePinto,Tiago RochaAzevedo,George Dantas deSantos,Marcelo dosCâmara,Rafael Barros Gomes daCosta,Pâmera Medeiros daMata,Ádala Nayana de Sousapor2017-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832017000501355Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2017-12-01T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivência integrada na comunidade: inserção longitudinal no Sistema de Saúde como estratégia de formação médica |
title |
Vivência integrada na comunidade: inserção longitudinal no Sistema de Saúde como estratégia de formação médica |
spellingShingle |
Vivência integrada na comunidade: inserção longitudinal no Sistema de Saúde como estratégia de formação médica Oliveira,Ana Luiza de Oliveira e Educação baseada na comunidade Educação médica Programa Mais Médicos Atenção Primária à Saúde |
title_short |
Vivência integrada na comunidade: inserção longitudinal no Sistema de Saúde como estratégia de formação médica |
title_full |
Vivência integrada na comunidade: inserção longitudinal no Sistema de Saúde como estratégia de formação médica |
title_fullStr |
Vivência integrada na comunidade: inserção longitudinal no Sistema de Saúde como estratégia de formação médica |
title_full_unstemmed |
Vivência integrada na comunidade: inserção longitudinal no Sistema de Saúde como estratégia de formação médica |
title_sort |
Vivência integrada na comunidade: inserção longitudinal no Sistema de Saúde como estratégia de formação médica |
author |
Oliveira,Ana Luiza de Oliveira e |
author_facet |
Oliveira,Ana Luiza de Oliveira e Melo,Lucas Pereira de Pinto,Tiago Rocha Azevedo,George Dantas de Santos,Marcelo dos Câmara,Rafael Barros Gomes da Costa,Pâmera Medeiros da Mata,Ádala Nayana de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Melo,Lucas Pereira de Pinto,Tiago Rocha Azevedo,George Dantas de Santos,Marcelo dos Câmara,Rafael Barros Gomes da Costa,Pâmera Medeiros da Mata,Ádala Nayana de Sousa |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Ana Luiza de Oliveira e Melo,Lucas Pereira de Pinto,Tiago Rocha Azevedo,George Dantas de Santos,Marcelo dos Câmara,Rafael Barros Gomes da Costa,Pâmera Medeiros da Mata,Ádala Nayana de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação baseada na comunidade Educação médica Programa Mais Médicos Atenção Primária à Saúde |
topic |
Educação baseada na comunidade Educação médica Programa Mais Médicos Atenção Primária à Saúde |
description |
Propostas inovadoras para o processo ensino-aprendizagem nos cursos de Medicina vêm sendo desenvolvidas em busca de uma formação profissional generalista, humanista e crítica. A partir da aprovação do Programa Mais Médicos (PMM), novas escolas foram criadas adotando metodologias de ensino ativas e promovendo maior integração ensinoserviço-comunidade. Este artigo é um relato de experiência sobre o desenvolvimento do módulo Vivência Integrada na Comunidade no curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, que oportuniza ao estudante uma inserção longitudinal no sistema de Saúde em municípios do interior do Nordeste. Essa proposta vem promovendo maior integração entre a universidade, os gestores e os trabalhadores da Saúde. A aposta é a de que este módulo poderá contribuir com a fixação do médico na região e fortalecer o sistema de Saúde no interior do Brasil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000501355 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000501355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622016.0533 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.21 suppl.1 2017 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958522550255616 |