Propagandas de medicamentos: a saúde como produto de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabello,Elaine Teixeira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Camargo Júnior,Kenneth Rochel de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200006
Resumo: O objetivo deste estudo foi discutir as propagandas televisivas de medicamentos como forma de transmissão e representação das concepções circulantes sobre saúde, funções e uso de medicamentos. Foi realizada uma análise de conteúdo qualitativa em dez propagandas televisivas, diretas ao consumidor, de medicamentos de comercialização livre no mercado brasileiro, e uma propaganda institucional de uma empresa farmacêutica. Os dados mostraram que a noção que entrelaça as ideias subjacentes às mensagens e as funções do medicamento anunciadas é a de que os "problemas de saúde" advêm de questões corporais, relacionais ou sociais, mas a solução apresentada é individual e consagra-se na compra e no uso do medicamento. A análise sugere, enfim, que noções de saúde e qualidade de vida podem estar marcadas por noções que fundamentam o ideal de saúde atrelado ao consumo.
id UNESP-8_53e0a77b27106e295fc96f1cd6f9accd
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832012000200006
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Propagandas de medicamentos: a saúde como produto de consumoPublicidade de medicamentosPropagandaCiênciaSaúdeConsumoO objetivo deste estudo foi discutir as propagandas televisivas de medicamentos como forma de transmissão e representação das concepções circulantes sobre saúde, funções e uso de medicamentos. Foi realizada uma análise de conteúdo qualitativa em dez propagandas televisivas, diretas ao consumidor, de medicamentos de comercialização livre no mercado brasileiro, e uma propaganda institucional de uma empresa farmacêutica. Os dados mostraram que a noção que entrelaça as ideias subjacentes às mensagens e as funções do medicamento anunciadas é a de que os "problemas de saúde" advêm de questões corporais, relacionais ou sociais, mas a solução apresentada é individual e consagra-se na compra e no uso do medicamento. A análise sugere, enfim, que noções de saúde e qualidade de vida podem estar marcadas por noções que fundamentam o ideal de saúde atrelado ao consumo.UNESP2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200006Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.16 n.41 2012reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832012000200006info:eu-repo/semantics/openAccessRabello,Elaine TeixeiraCamargo Júnior,Kenneth Rochel depor2012-07-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832012000200006Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-07-16T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Propagandas de medicamentos: a saúde como produto de consumo
title Propagandas de medicamentos: a saúde como produto de consumo
spellingShingle Propagandas de medicamentos: a saúde como produto de consumo
Rabello,Elaine Teixeira
Publicidade de medicamentos
Propaganda
Ciência
Saúde
Consumo
title_short Propagandas de medicamentos: a saúde como produto de consumo
title_full Propagandas de medicamentos: a saúde como produto de consumo
title_fullStr Propagandas de medicamentos: a saúde como produto de consumo
title_full_unstemmed Propagandas de medicamentos: a saúde como produto de consumo
title_sort Propagandas de medicamentos: a saúde como produto de consumo
author Rabello,Elaine Teixeira
author_facet Rabello,Elaine Teixeira
Camargo Júnior,Kenneth Rochel de
author_role author
author2 Camargo Júnior,Kenneth Rochel de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabello,Elaine Teixeira
Camargo Júnior,Kenneth Rochel de
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade de medicamentos
Propaganda
Ciência
Saúde
Consumo
topic Publicidade de medicamentos
Propaganda
Ciência
Saúde
Consumo
description O objetivo deste estudo foi discutir as propagandas televisivas de medicamentos como forma de transmissão e representação das concepções circulantes sobre saúde, funções e uso de medicamentos. Foi realizada uma análise de conteúdo qualitativa em dez propagandas televisivas, diretas ao consumidor, de medicamentos de comercialização livre no mercado brasileiro, e uma propaganda institucional de uma empresa farmacêutica. Os dados mostraram que a noção que entrelaça as ideias subjacentes às mensagens e as funções do medicamento anunciadas é a de que os "problemas de saúde" advêm de questões corporais, relacionais ou sociais, mas a solução apresentada é individual e consagra-se na compra e no uso do medicamento. A análise sugere, enfim, que noções de saúde e qualidade de vida podem estar marcadas por noções que fundamentam o ideal de saúde atrelado ao consumo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832012000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.16 n.41 2012
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958519559716864