Formação inovadora em Terapia Ocupacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barba,Patrícia Carla de Souza Della
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva,Roseli Ferreira da, Joaquim,Regina Helena Vitale Torkomian, Brito,Cristiane Miryam Drumond de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000300019
Resumo: As instituições de Ensino Superior enfrentam o desafio de implementarem propostas pedagógicas traduzidas no desempenho satisfatório do estudante para uma formação de qualidade. Ainda, as políticas públicas ressaltam a necessidade de mudança na formação de profissionais de saúde voltada para as necessidades da população. Descreve-se a construção do projeto pedagógico do curso de Terapia Ocupacional (TO) da Universidade Federal de São Carlos, no qual se propõe a formação reflexiva, levando o formando a interagir com o conhecimento de forma autônoma, flexível e criativa. O currículo é integrado, interdisciplinar e orientado por competência, no qual a prática profissional é fundamentada em capacidades voltadas para o enfrentamento de situações em diferentes contextos. A concepção pedagógica adotada é a socioconstrutivista, e são utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, tais como a aprendizagem baseada em problemas e problematização.
id UNESP-8_5b75d449d3730c2fcf6bf5c19faa836f
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832012000300019
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Formação inovadora em Terapia OcupacionalTerapia ocupacionalCurrículoCompetênciasMetodologias de ensino-aprendizagemAs instituições de Ensino Superior enfrentam o desafio de implementarem propostas pedagógicas traduzidas no desempenho satisfatório do estudante para uma formação de qualidade. Ainda, as políticas públicas ressaltam a necessidade de mudança na formação de profissionais de saúde voltada para as necessidades da população. Descreve-se a construção do projeto pedagógico do curso de Terapia Ocupacional (TO) da Universidade Federal de São Carlos, no qual se propõe a formação reflexiva, levando o formando a interagir com o conhecimento de forma autônoma, flexível e criativa. O currículo é integrado, interdisciplinar e orientado por competência, no qual a prática profissional é fundamentada em capacidades voltadas para o enfrentamento de situações em diferentes contextos. A concepção pedagógica adotada é a socioconstrutivista, e são utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, tais como a aprendizagem baseada em problemas e problematização.UNESP2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000300019Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.16 n.42 2012reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832012000300019info:eu-repo/semantics/openAccessBarba,Patrícia Carla de Souza DellaSilva,Roseli Ferreira daJoaquim,Regina Helena Vitale TorkomianBrito,Cristiane Miryam Drumond depor2012-10-08T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832012000300019Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-10-08T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inovadora em Terapia Ocupacional
title Formação inovadora em Terapia Ocupacional
spellingShingle Formação inovadora em Terapia Ocupacional
Barba,Patrícia Carla de Souza Della
Terapia ocupacional
Currículo
Competências
Metodologias de ensino-aprendizagem
title_short Formação inovadora em Terapia Ocupacional
title_full Formação inovadora em Terapia Ocupacional
title_fullStr Formação inovadora em Terapia Ocupacional
title_full_unstemmed Formação inovadora em Terapia Ocupacional
title_sort Formação inovadora em Terapia Ocupacional
author Barba,Patrícia Carla de Souza Della
author_facet Barba,Patrícia Carla de Souza Della
Silva,Roseli Ferreira da
Joaquim,Regina Helena Vitale Torkomian
Brito,Cristiane Miryam Drumond de
author_role author
author2 Silva,Roseli Ferreira da
Joaquim,Regina Helena Vitale Torkomian
Brito,Cristiane Miryam Drumond de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barba,Patrícia Carla de Souza Della
Silva,Roseli Ferreira da
Joaquim,Regina Helena Vitale Torkomian
Brito,Cristiane Miryam Drumond de
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia ocupacional
Currículo
Competências
Metodologias de ensino-aprendizagem
topic Terapia ocupacional
Currículo
Competências
Metodologias de ensino-aprendizagem
description As instituições de Ensino Superior enfrentam o desafio de implementarem propostas pedagógicas traduzidas no desempenho satisfatório do estudante para uma formação de qualidade. Ainda, as políticas públicas ressaltam a necessidade de mudança na formação de profissionais de saúde voltada para as necessidades da população. Descreve-se a construção do projeto pedagógico do curso de Terapia Ocupacional (TO) da Universidade Federal de São Carlos, no qual se propõe a formação reflexiva, levando o formando a interagir com o conhecimento de forma autônoma, flexível e criativa. O currículo é integrado, interdisciplinar e orientado por competência, no qual a prática profissional é fundamentada em capacidades voltadas para o enfrentamento de situações em diferentes contextos. A concepção pedagógica adotada é a socioconstrutivista, e são utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, tais como a aprendizagem baseada em problemas e problematização.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000300019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000300019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832012000300019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.16 n.42 2012
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958519605854208