Educação em saúde no contexto da Saúde da Família na perspectiva do usuário
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200003 |
Resumo: | Objetivou-se compreender a perspectiva de usuários sobre Educação em Saúde e seu significado no cotidiano, mediante pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os participantes foram 11 usuários cadastrados em uma Equipe de Saúde da Família em Montes Claros, MG, Brasil, com frequência igual ou superior a cinco atividades em grupos educativos desenvolvidos na unidade de saúde em 2007. Os dados, coletados em entrevistas não estruturadas, foram analisados pela análise do discurso. Resultados revelaram três categorias empíricas: "A prática de Educação em Saúde na Equipe de Saúde da Família"; "A Educação em Saúde propicia uma aprendizagem significativa"; "A Educação em Saúde favorece mudanças na saúde do usuário". Os grupos educativos, em cujas sessões utilizaram-se pedagogias de condicionamento, transmissão e/ou problematização, favoreceram aprendizagem significativa do usuário, propiciando mudanças nos hábitos de vida, no exercício da autonomia e na responsabilização pela saúde. |
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Objetivou-se compreender a perspectiva de usuários sobre Educação em Saúde e seu significado no cotidiano, mediante pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os participantes foram 11 usuários cadastrados em uma Equipe de Saúde da Família em Montes Claros, MG, Brasil, com frequência igual ou superior a cinco atividades em grupos educativos desenvolvidos na unidade de saúde em 2007. Os dados, coletados em entrevistas não estruturadas, foram analisados pela análise do discurso. Resultados revelaram três categorias empíricas: "A prática de Educação em Saúde na Equipe de Saúde da Família"; "A Educação em Saúde propicia uma aprendizagem significativa"; "A Educação em Saúde favorece mudanças na saúde do usuário". Os grupos educativos, em cujas sessões utilizaram-se pedagogias de condicionamento, transmissão e/ou problematização, favoreceram aprendizagem significativa do usuário, propiciando mudanças nos hábitos de vida, no exercício da autonomia e na responsabilização pela saúde. |
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