Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil,Christina César Praça
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva,Raimunda Magalhães da, Brilhante,Aline Veras Morais, Melo,Anna Karynne, Batista,Maxmiria Holanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300865
Resumo: A voz é uma ferramenta de trabalho do professor, refletindo suas condições de saúde e emoções. Este estudo objetiva compreender a percepção de professoras sobre o entrelaçamento de voz e emoções. Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de grupos focais com 26 professoras do ensino fundamental. Utilizou-se a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty para análise dos dados, conduzindo- se pela noção de corpo e de entrelaçamento homem e mundo. As categorias identificadas foram: “desdobramentos do trabalho na voz, no corpo e nas emoções” e “emoções no corpo expressos pela voz”. As discussões mostram a não separabilidade corpo e mente e a percepção da voz como um modo de vivenciar o corpo e as emoções. A noção de corpo próprio, complexo e sistémico extrapola o entendimento de corpo orgânico-biológico e contribui com a ampliação dos debates sobre a saúde vocal do professor.
id UNESP-8_68f14d5408bf622f8530fd0168853da5
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832018000300865
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-PontyVozEmoção expressaProfessores de ensino fundamental e médioPesquisa qualitativaA voz é uma ferramenta de trabalho do professor, refletindo suas condições de saúde e emoções. Este estudo objetiva compreender a percepção de professoras sobre o entrelaçamento de voz e emoções. Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de grupos focais com 26 professoras do ensino fundamental. Utilizou-se a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty para análise dos dados, conduzindo- se pela noção de corpo e de entrelaçamento homem e mundo. As categorias identificadas foram: “desdobramentos do trabalho na voz, no corpo e nas emoções” e “emoções no corpo expressos pela voz”. As discussões mostram a não separabilidade corpo e mente e a percepção da voz como um modo de vivenciar o corpo e as emoções. A noção de corpo próprio, complexo e sistémico extrapola o entendimento de corpo orgânico-biológico e contribui com a ampliação dos debates sobre a saúde vocal do professor.UNESP2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300865Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.66 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0344info:eu-repo/semantics/openAccessBrasil,Christina César PraçaSilva,Raimunda Magalhães daBrilhante,Aline Veras MoraisMelo,Anna KarynneBatista,Maxmiria Holandapor2018-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000300865Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-10-15T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty
title Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty
spellingShingle Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty
Brasil,Christina César Praça
Voz
Emoção expressa
Professores de ensino fundamental e médio
Pesquisa qualitativa
title_short Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty
title_full Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty
title_fullStr Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty
title_full_unstemmed Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty
title_sort Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty
author Brasil,Christina César Praça
author_facet Brasil,Christina César Praça
Silva,Raimunda Magalhães da
Brilhante,Aline Veras Morais
Melo,Anna Karynne
Batista,Maxmiria Holanda
author_role author
author2 Silva,Raimunda Magalhães da
Brilhante,Aline Veras Morais
Melo,Anna Karynne
Batista,Maxmiria Holanda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil,Christina César Praça
Silva,Raimunda Magalhães da
Brilhante,Aline Veras Morais
Melo,Anna Karynne
Batista,Maxmiria Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Voz
Emoção expressa
Professores de ensino fundamental e médio
Pesquisa qualitativa
topic Voz
Emoção expressa
Professores de ensino fundamental e médio
Pesquisa qualitativa
description A voz é uma ferramenta de trabalho do professor, refletindo suas condições de saúde e emoções. Este estudo objetiva compreender a percepção de professoras sobre o entrelaçamento de voz e emoções. Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de grupos focais com 26 professoras do ensino fundamental. Utilizou-se a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty para análise dos dados, conduzindo- se pela noção de corpo e de entrelaçamento homem e mundo. As categorias identificadas foram: “desdobramentos do trabalho na voz, no corpo e nas emoções” e “emoções no corpo expressos pela voz”. As discussões mostram a não separabilidade corpo e mente e a percepção da voz como um modo de vivenciar o corpo e as emoções. A noção de corpo próprio, complexo e sistémico extrapola o entendimento de corpo orgânico-biológico e contribui com a ampliação dos debates sobre a saúde vocal do professor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300865
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622017.0344
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.66 2018
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523396456448