Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300865 |
Resumo: | A voz é uma ferramenta de trabalho do professor, refletindo suas condições de saúde e emoções. Este estudo objetiva compreender a percepção de professoras sobre o entrelaçamento de voz e emoções. Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de grupos focais com 26 professoras do ensino fundamental. Utilizou-se a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty para análise dos dados, conduzindo- se pela noção de corpo e de entrelaçamento homem e mundo. As categorias identificadas foram: “desdobramentos do trabalho na voz, no corpo e nas emoções” e “emoções no corpo expressos pela voz”. As discussões mostram a não separabilidade corpo e mente e a percepção da voz como um modo de vivenciar o corpo e as emoções. A noção de corpo próprio, complexo e sistémico extrapola o entendimento de corpo orgânico-biológico e contribui com a ampliação dos debates sobre a saúde vocal do professor. |
id |
UNESP-8_68f14d5408bf622f8530fd0168853da5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832018000300865 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-PontyVozEmoção expressaProfessores de ensino fundamental e médioPesquisa qualitativaA voz é uma ferramenta de trabalho do professor, refletindo suas condições de saúde e emoções. Este estudo objetiva compreender a percepção de professoras sobre o entrelaçamento de voz e emoções. Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de grupos focais com 26 professoras do ensino fundamental. Utilizou-se a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty para análise dos dados, conduzindo- se pela noção de corpo e de entrelaçamento homem e mundo. As categorias identificadas foram: “desdobramentos do trabalho na voz, no corpo e nas emoções” e “emoções no corpo expressos pela voz”. As discussões mostram a não separabilidade corpo e mente e a percepção da voz como um modo de vivenciar o corpo e as emoções. A noção de corpo próprio, complexo e sistémico extrapola o entendimento de corpo orgânico-biológico e contribui com a ampliação dos debates sobre a saúde vocal do professor.UNESP2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300865Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.66 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0344info:eu-repo/semantics/openAccessBrasil,Christina César PraçaSilva,Raimunda Magalhães daBrilhante,Aline Veras MoraisMelo,Anna KarynneBatista,Maxmiria Holandapor2018-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000300865Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-10-15T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty |
title |
Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty |
spellingShingle |
Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty Brasil,Christina César Praça Voz Emoção expressa Professores de ensino fundamental e médio Pesquisa qualitativa |
title_short |
Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty |
title_full |
Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty |
title_fullStr |
Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty |
title_full_unstemmed |
Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty |
title_sort |
Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty |
author |
Brasil,Christina César Praça |
author_facet |
Brasil,Christina César Praça Silva,Raimunda Magalhães da Brilhante,Aline Veras Morais Melo,Anna Karynne Batista,Maxmiria Holanda |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Raimunda Magalhães da Brilhante,Aline Veras Morais Melo,Anna Karynne Batista,Maxmiria Holanda |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasil,Christina César Praça Silva,Raimunda Magalhães da Brilhante,Aline Veras Morais Melo,Anna Karynne Batista,Maxmiria Holanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voz Emoção expressa Professores de ensino fundamental e médio Pesquisa qualitativa |
topic |
Voz Emoção expressa Professores de ensino fundamental e médio Pesquisa qualitativa |
description |
A voz é uma ferramenta de trabalho do professor, refletindo suas condições de saúde e emoções. Este estudo objetiva compreender a percepção de professoras sobre o entrelaçamento de voz e emoções. Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de grupos focais com 26 professoras do ensino fundamental. Utilizou-se a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty para análise dos dados, conduzindo- se pela noção de corpo e de entrelaçamento homem e mundo. As categorias identificadas foram: “desdobramentos do trabalho na voz, no corpo e nas emoções” e “emoções no corpo expressos pela voz”. As discussões mostram a não separabilidade corpo e mente e a percepção da voz como um modo de vivenciar o corpo e as emoções. A noção de corpo próprio, complexo e sistémico extrapola o entendimento de corpo orgânico-biológico e contribui com a ampliação dos debates sobre a saúde vocal do professor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300865 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000300865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622017.0344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 n.66 2018 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523396456448 |