Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzotti,Tarso Bonilha
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000200004
Resumo: Pedagogos marxistas contemporâneos têm proposto a escola única politécnica como condição para a formação do "homem novo" requerido para a sociedade socialista. Esta posição considera que o marxismo precisa ampliar-se pela inclusão da cultura entre seus temas. Isto porque o proletariado deve ser educado para realizar o ideal socialista. Aqui procuro mostrar que esta era a posição da Social-democracia alemã, no período da Segunda Internacional, e que esta se fez em oposição às idéias de Marx. Para este, o homem novo já existia, era o proletariado, sendo necessário libertá-lo do trabalho assalariado, tendo por medida imediata a redução da jornada de trabalho, pois o tempo é condição para o desenvolvimento humano. A redução da jornada de trabalho, sem redução dos salários, era considerada crucial para a mudança no modo de vida. No mesmo movimento, requeria a regulamentação do trabalho das mulheres, crianças e jovens de ambos os sexos, neste último caso combinando-a com a educação escolar.
id UNESP-8_80cf7fe581450d8a730580136b7c2eb6
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832001000200004
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistasMarxismoeducaçãotrabalhadoresantropologia culturalPedagogos marxistas contemporâneos têm proposto a escola única politécnica como condição para a formação do "homem novo" requerido para a sociedade socialista. Esta posição considera que o marxismo precisa ampliar-se pela inclusão da cultura entre seus temas. Isto porque o proletariado deve ser educado para realizar o ideal socialista. Aqui procuro mostrar que esta era a posição da Social-democracia alemã, no período da Segunda Internacional, e que esta se fez em oposição às idéias de Marx. Para este, o homem novo já existia, era o proletariado, sendo necessário libertá-lo do trabalho assalariado, tendo por medida imediata a redução da jornada de trabalho, pois o tempo é condição para o desenvolvimento humano. A redução da jornada de trabalho, sem redução dos salários, era considerada crucial para a mudança no modo de vida. No mesmo movimento, requeria a regulamentação do trabalho das mulheres, crianças e jovens de ambos os sexos, neste último caso combinando-a com a educação escolar.UNESP2001-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000200004Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.5 n.9 2001reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832001000200004info:eu-repo/semantics/openAccessMazzotti,Tarso Bonilhapor2009-05-18T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832001000200004Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2009-05-18T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas
title Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas
spellingShingle Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas
Mazzotti,Tarso Bonilha
Marxismo
educação
trabalhadores
antropologia cultural
title_short Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas
title_full Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas
title_fullStr Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas
title_full_unstemmed Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas
title_sort Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas
author Mazzotti,Tarso Bonilha
author_facet Mazzotti,Tarso Bonilha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzotti,Tarso Bonilha
dc.subject.por.fl_str_mv Marxismo
educação
trabalhadores
antropologia cultural
topic Marxismo
educação
trabalhadores
antropologia cultural
description Pedagogos marxistas contemporâneos têm proposto a escola única politécnica como condição para a formação do "homem novo" requerido para a sociedade socialista. Esta posição considera que o marxismo precisa ampliar-se pela inclusão da cultura entre seus temas. Isto porque o proletariado deve ser educado para realizar o ideal socialista. Aqui procuro mostrar que esta era a posição da Social-democracia alemã, no período da Segunda Internacional, e que esta se fez em oposição às idéias de Marx. Para este, o homem novo já existia, era o proletariado, sendo necessário libertá-lo do trabalho assalariado, tendo por medida imediata a redução da jornada de trabalho, pois o tempo é condição para o desenvolvimento humano. A redução da jornada de trabalho, sem redução dos salários, era considerada crucial para a mudança no modo de vida. No mesmo movimento, requeria a regulamentação do trabalho das mulheres, crianças e jovens de ambos os sexos, neste último caso combinando-a com a educação escolar.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832001000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.5 n.9 2001
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958516704444416