Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000200004 |
Resumo: | Pedagogos marxistas contemporâneos têm proposto a escola única politécnica como condição para a formação do "homem novo" requerido para a sociedade socialista. Esta posição considera que o marxismo precisa ampliar-se pela inclusão da cultura entre seus temas. Isto porque o proletariado deve ser educado para realizar o ideal socialista. Aqui procuro mostrar que esta era a posição da Social-democracia alemã, no período da Segunda Internacional, e que esta se fez em oposição às idéias de Marx. Para este, o homem novo já existia, era o proletariado, sendo necessário libertá-lo do trabalho assalariado, tendo por medida imediata a redução da jornada de trabalho, pois o tempo é condição para o desenvolvimento humano. A redução da jornada de trabalho, sem redução dos salários, era considerada crucial para a mudança no modo de vida. No mesmo movimento, requeria a regulamentação do trabalho das mulheres, crianças e jovens de ambos os sexos, neste último caso combinando-a com a educação escolar. |
id |
UNESP-8_80cf7fe581450d8a730580136b7c2eb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832001000200004 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistasMarxismoeducaçãotrabalhadoresantropologia culturalPedagogos marxistas contemporâneos têm proposto a escola única politécnica como condição para a formação do "homem novo" requerido para a sociedade socialista. Esta posição considera que o marxismo precisa ampliar-se pela inclusão da cultura entre seus temas. Isto porque o proletariado deve ser educado para realizar o ideal socialista. Aqui procuro mostrar que esta era a posição da Social-democracia alemã, no período da Segunda Internacional, e que esta se fez em oposição às idéias de Marx. Para este, o homem novo já existia, era o proletariado, sendo necessário libertá-lo do trabalho assalariado, tendo por medida imediata a redução da jornada de trabalho, pois o tempo é condição para o desenvolvimento humano. A redução da jornada de trabalho, sem redução dos salários, era considerada crucial para a mudança no modo de vida. No mesmo movimento, requeria a regulamentação do trabalho das mulheres, crianças e jovens de ambos os sexos, neste último caso combinando-a com a educação escolar.UNESP2001-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000200004Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.5 n.9 2001reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832001000200004info:eu-repo/semantics/openAccessMazzotti,Tarso Bonilhapor2009-05-18T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832001000200004Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2009-05-18T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas |
title |
Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas |
spellingShingle |
Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas Mazzotti,Tarso Bonilha Marxismo educação trabalhadores antropologia cultural |
title_short |
Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas |
title_full |
Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas |
title_fullStr |
Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas |
title_full_unstemmed |
Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas |
title_sort |
Educação da classe trabalhadora: Marx contra os pedagogos marxistas |
author |
Mazzotti,Tarso Bonilha |
author_facet |
Mazzotti,Tarso Bonilha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzotti,Tarso Bonilha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marxismo educação trabalhadores antropologia cultural |
topic |
Marxismo educação trabalhadores antropologia cultural |
description |
Pedagogos marxistas contemporâneos têm proposto a escola única politécnica como condição para a formação do "homem novo" requerido para a sociedade socialista. Esta posição considera que o marxismo precisa ampliar-se pela inclusão da cultura entre seus temas. Isto porque o proletariado deve ser educado para realizar o ideal socialista. Aqui procuro mostrar que esta era a posição da Social-democracia alemã, no período da Segunda Internacional, e que esta se fez em oposição às idéias de Marx. Para este, o homem novo já existia, era o proletariado, sendo necessário libertá-lo do trabalho assalariado, tendo por medida imediata a redução da jornada de trabalho, pois o tempo é condição para o desenvolvimento humano. A redução da jornada de trabalho, sem redução dos salários, era considerada crucial para a mudança no modo de vida. No mesmo movimento, requeria a regulamentação do trabalho das mulheres, crianças e jovens de ambos os sexos, neste último caso combinando-a com a educação escolar. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000200004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832001000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832001000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.5 n.9 2001 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958516704444416 |