Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fittipaldi,Ana Lúcia de Magalhães
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: O’Dwyer,Gisele, Henriques,Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100249
Resumo: Este estudo objetiva analisar as estratégias de educação em saúde descritas na formulação das políticas públicas por meio de análise documental, tendo como referencial teórico os enfoques da educação em saúde: preventivo; da escolha informada; do desenvolvimento pessoal; radical; e da educação popular em saúde. Identificaram-se três categorias que balizaram a análise: as abordagens preventivas e com foco no indivíduo; o enfoque radical e os macrodeterminantes da saúde; e as estratégias para incentivo à autonomia e à participação popular. Verificou-se a presença dos diversos enfoques nas políticas analisadas como estratégias educativas interativas e complementares, assim como a identificação de diretrizes para o fortalecimento da autonomia e da participação popular. Mesmo com limitações, as políticas dialogam entre si propiciando ferramentas para o trabalho cotidiano. O retrocesso político atual sinaliza a necessidade de rever as estratégias de educação e os seus impactos na saúde.
id UNESP-8_81460caed5d1818ee37ce865c06a5650
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832021000100249
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúdeAtenção Primária à SaúdeEducação em saúdePolíticas públicasEste estudo objetiva analisar as estratégias de educação em saúde descritas na formulação das políticas públicas por meio de análise documental, tendo como referencial teórico os enfoques da educação em saúde: preventivo; da escolha informada; do desenvolvimento pessoal; radical; e da educação popular em saúde. Identificaram-se três categorias que balizaram a análise: as abordagens preventivas e com foco no indivíduo; o enfoque radical e os macrodeterminantes da saúde; e as estratégias para incentivo à autonomia e à participação popular. Verificou-se a presença dos diversos enfoques nas políticas analisadas como estratégias educativas interativas e complementares, assim como a identificação de diretrizes para o fortalecimento da autonomia e da participação popular. Mesmo com limitações, as políticas dialogam entre si propiciando ferramentas para o trabalho cotidiano. O retrocesso político atual sinaliza a necessidade de rever as estratégias de educação e os seus impactos na saúde.UNESP2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100249Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.200806info:eu-repo/semantics/openAccessFittipaldi,Ana Lúcia de MagalhãesO’Dwyer,GiseleHenriques,Patríciapor2021-07-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832021000100249Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-07-21T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde
title Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde
spellingShingle Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde
Fittipaldi,Ana Lúcia de Magalhães
Atenção Primária à Saúde
Educação em saúde
Políticas públicas
title_short Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde
title_full Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde
title_fullStr Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde
title_full_unstemmed Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde
title_sort Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde
author Fittipaldi,Ana Lúcia de Magalhães
author_facet Fittipaldi,Ana Lúcia de Magalhães
O’Dwyer,Gisele
Henriques,Patrícia
author_role author
author2 O’Dwyer,Gisele
Henriques,Patrícia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fittipaldi,Ana Lúcia de Magalhães
O’Dwyer,Gisele
Henriques,Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção Primária à Saúde
Educação em saúde
Políticas públicas
topic Atenção Primária à Saúde
Educação em saúde
Políticas públicas
description Este estudo objetiva analisar as estratégias de educação em saúde descritas na formulação das políticas públicas por meio de análise documental, tendo como referencial teórico os enfoques da educação em saúde: preventivo; da escolha informada; do desenvolvimento pessoal; radical; e da educação popular em saúde. Identificaram-se três categorias que balizaram a análise: as abordagens preventivas e com foco no indivíduo; o enfoque radical e os macrodeterminantes da saúde; e as estratégias para incentivo à autonomia e à participação popular. Verificou-se a presença dos diversos enfoques nas políticas analisadas como estratégias educativas interativas e complementares, assim como a identificação de diretrizes para o fortalecimento da autonomia e da participação popular. Mesmo com limitações, as políticas dialogam entre si propiciando ferramentas para o trabalho cotidiano. O retrocesso político atual sinaliza a necessidade de rever as estratégias de educação e os seus impactos na saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100249
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.200806
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524917940224