Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100249 |
Resumo: | Este estudo objetiva analisar as estratégias de educação em saúde descritas na formulação das políticas públicas por meio de análise documental, tendo como referencial teórico os enfoques da educação em saúde: preventivo; da escolha informada; do desenvolvimento pessoal; radical; e da educação popular em saúde. Identificaram-se três categorias que balizaram a análise: as abordagens preventivas e com foco no indivíduo; o enfoque radical e os macrodeterminantes da saúde; e as estratégias para incentivo à autonomia e à participação popular. Verificou-se a presença dos diversos enfoques nas políticas analisadas como estratégias educativas interativas e complementares, assim como a identificação de diretrizes para o fortalecimento da autonomia e da participação popular. Mesmo com limitações, as políticas dialogam entre si propiciando ferramentas para o trabalho cotidiano. O retrocesso político atual sinaliza a necessidade de rever as estratégias de educação e os seus impactos na saúde. |
id |
UNESP-8_81460caed5d1818ee37ce865c06a5650 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832021000100249 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúdeAtenção Primária à SaúdeEducação em saúdePolíticas públicasEste estudo objetiva analisar as estratégias de educação em saúde descritas na formulação das políticas públicas por meio de análise documental, tendo como referencial teórico os enfoques da educação em saúde: preventivo; da escolha informada; do desenvolvimento pessoal; radical; e da educação popular em saúde. Identificaram-se três categorias que balizaram a análise: as abordagens preventivas e com foco no indivíduo; o enfoque radical e os macrodeterminantes da saúde; e as estratégias para incentivo à autonomia e à participação popular. Verificou-se a presença dos diversos enfoques nas políticas analisadas como estratégias educativas interativas e complementares, assim como a identificação de diretrizes para o fortalecimento da autonomia e da participação popular. Mesmo com limitações, as políticas dialogam entre si propiciando ferramentas para o trabalho cotidiano. O retrocesso político atual sinaliza a necessidade de rever as estratégias de educação e os seus impactos na saúde.UNESP2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100249Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.200806info:eu-repo/semantics/openAccessFittipaldi,Ana Lúcia de MagalhãesO’Dwyer,GiseleHenriques,Patríciapor2021-07-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832021000100249Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-07-21T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde |
title |
Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde |
spellingShingle |
Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde Fittipaldi,Ana Lúcia de Magalhães Atenção Primária à Saúde Educação em saúde Políticas públicas |
title_short |
Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde |
title_full |
Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde |
title_fullStr |
Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde |
title_full_unstemmed |
Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde |
title_sort |
Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde |
author |
Fittipaldi,Ana Lúcia de Magalhães |
author_facet |
Fittipaldi,Ana Lúcia de Magalhães O’Dwyer,Gisele Henriques,Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
O’Dwyer,Gisele Henriques,Patrícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fittipaldi,Ana Lúcia de Magalhães O’Dwyer,Gisele Henriques,Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção Primária à Saúde Educação em saúde Políticas públicas |
topic |
Atenção Primária à Saúde Educação em saúde Políticas públicas |
description |
Este estudo objetiva analisar as estratégias de educação em saúde descritas na formulação das políticas públicas por meio de análise documental, tendo como referencial teórico os enfoques da educação em saúde: preventivo; da escolha informada; do desenvolvimento pessoal; radical; e da educação popular em saúde. Identificaram-se três categorias que balizaram a análise: as abordagens preventivas e com foco no indivíduo; o enfoque radical e os macrodeterminantes da saúde; e as estratégias para incentivo à autonomia e à participação popular. Verificou-se a presença dos diversos enfoques nas políticas analisadas como estratégias educativas interativas e complementares, assim como a identificação de diretrizes para o fortalecimento da autonomia e da participação popular. Mesmo com limitações, as políticas dialogam entre si propiciando ferramentas para o trabalho cotidiano. O retrocesso político atual sinaliza a necessidade de rever as estratégias de educação e os seus impactos na saúde. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100249 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.200806 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958524917940224 |