Tempo do Brasil traduzir para a prática o currículo Médico Baseado em Competência por meio de Atividades Profissionais Confiáveis (APCs)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francischetti,Ieda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Holzhausen,Ylva, Peters,Harm
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100506
Resumo: As competências médicas apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e as políticas de incentivo à formação de mais médicos popularizaram temas como aprendizado ativo e competência. Distorções na implementação curricular resultaram em abordagens fragmentadas e reprodutivas das práticas com distanciamento do processo de trabalho. Vários países ocidentais, ao buscarem o aprimoramento da Educação Médica Baseada em Competência, adotaram as Atividades Profissionais Confiáveis (APCs) na tradução bem-sucedida desse referencial para a prática clínica. Este estudo perspectivo apresenta as APCs no âmbito da educação médica brasileira como possível solução para a melhor efetivação do Currículo Médico Baseado em Competência (CMBC). O estudo descreve as APCs, de seu conceito à realização; provê subsídios para seu entendimento e análise de sua capacidade em mediar uma formação médica mais qualificada e responsiva às necessidades de saúde locais; e contribui com a literatura brasileira na área.
id UNESP-8_83efcdead4806aa1a6bea76fcee4b611
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832020000100506
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Tempo do Brasil traduzir para a prática o currículo Médico Baseado em Competência por meio de Atividades Profissionais Confiáveis (APCs)Competência clínicaCompetência profissionalCurrículoAtividades profissionais confiáveisEducação médicaAs competências médicas apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e as políticas de incentivo à formação de mais médicos popularizaram temas como aprendizado ativo e competência. Distorções na implementação curricular resultaram em abordagens fragmentadas e reprodutivas das práticas com distanciamento do processo de trabalho. Vários países ocidentais, ao buscarem o aprimoramento da Educação Médica Baseada em Competência, adotaram as Atividades Profissionais Confiáveis (APCs) na tradução bem-sucedida desse referencial para a prática clínica. Este estudo perspectivo apresenta as APCs no âmbito da educação médica brasileira como possível solução para a melhor efetivação do Currículo Médico Baseado em Competência (CMBC). O estudo descreve as APCs, de seu conceito à realização; provê subsídios para seu entendimento e análise de sua capacidade em mediar uma formação médica mais qualificada e responsiva às necessidades de saúde locais; e contribui com a literatura brasileira na área.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100506Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.190455info:eu-repo/semantics/openAccessFrancischetti,IedaHolzhausen,YlvaPeters,Harmpor2020-03-12T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100506Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-03-12T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempo do Brasil traduzir para a prática o currículo Médico Baseado em Competência por meio de Atividades Profissionais Confiáveis (APCs)
title Tempo do Brasil traduzir para a prática o currículo Médico Baseado em Competência por meio de Atividades Profissionais Confiáveis (APCs)
spellingShingle Tempo do Brasil traduzir para a prática o currículo Médico Baseado em Competência por meio de Atividades Profissionais Confiáveis (APCs)
Francischetti,Ieda
Competência clínica
Competência profissional
Currículo
Atividades profissionais confiáveis
Educação médica
title_short Tempo do Brasil traduzir para a prática o currículo Médico Baseado em Competência por meio de Atividades Profissionais Confiáveis (APCs)
title_full Tempo do Brasil traduzir para a prática o currículo Médico Baseado em Competência por meio de Atividades Profissionais Confiáveis (APCs)
title_fullStr Tempo do Brasil traduzir para a prática o currículo Médico Baseado em Competência por meio de Atividades Profissionais Confiáveis (APCs)
title_full_unstemmed Tempo do Brasil traduzir para a prática o currículo Médico Baseado em Competência por meio de Atividades Profissionais Confiáveis (APCs)
title_sort Tempo do Brasil traduzir para a prática o currículo Médico Baseado em Competência por meio de Atividades Profissionais Confiáveis (APCs)
author Francischetti,Ieda
author_facet Francischetti,Ieda
Holzhausen,Ylva
Peters,Harm
author_role author
author2 Holzhausen,Ylva
Peters,Harm
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francischetti,Ieda
Holzhausen,Ylva
Peters,Harm
dc.subject.por.fl_str_mv Competência clínica
Competência profissional
Currículo
Atividades profissionais confiáveis
Educação médica
topic Competência clínica
Competência profissional
Currículo
Atividades profissionais confiáveis
Educação médica
description As competências médicas apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e as políticas de incentivo à formação de mais médicos popularizaram temas como aprendizado ativo e competência. Distorções na implementação curricular resultaram em abordagens fragmentadas e reprodutivas das práticas com distanciamento do processo de trabalho. Vários países ocidentais, ao buscarem o aprimoramento da Educação Médica Baseada em Competência, adotaram as Atividades Profissionais Confiáveis (APCs) na tradução bem-sucedida desse referencial para a prática clínica. Este estudo perspectivo apresenta as APCs no âmbito da educação médica brasileira como possível solução para a melhor efetivação do Currículo Médico Baseado em Competência (CMBC). O estudo descreve as APCs, de seu conceito à realização; provê subsídios para seu entendimento e análise de sua capacidade em mediar uma formação médica mais qualificada e responsiva às necessidades de saúde locais; e contribui com a literatura brasileira na área.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100506
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.190455
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524524724224