Projeto Mais Médicos para o Brasil: uma análise da Supervisão Acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000501291 |
Resumo: | A carência de médicos no Brasil tem sido minimizada por meio do Programa Mais Médicos. Durante a permanência no programa, os médicos participam de processos de aperfeiçoamento profissional, como a Supervisão Acadêmica, por meio da qual é concedido apoio pedagógico para o fortalecimento de habilidades e competências necessárias ao trabalho na Atenção Básica. Em 2015, foram realizadas visitas in loco e atividades longitudinais de supervisão, além de encontros locorregionais, nos quais foram abordadas temáticas relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis, às doenças tropicais negligenciadas, ao panorama do programa, à Saúde Mental e ao processo de trabalho na Atenção Básica. O elenco desses conteúdos converge com o perfil epidemiológico prevalente na população, bem como com a dinâmica de trabalho na Atenção Básica. Assim, a Supervisão Acadêmica tem se mostrado uma ferramenta potente para a qualificação do programa e da Atenção Básica. |
id |
UNESP-8_873ed5f2eb703e82ffed888fecda515d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832017000501291 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto Mais Médicos para o Brasil: uma análise da Supervisão AcadêmicaProjeto Mais Médicos para o BrasilSupervisão AcadêmicaTrabalhoEducaçãoSaúdeA carência de médicos no Brasil tem sido minimizada por meio do Programa Mais Médicos. Durante a permanência no programa, os médicos participam de processos de aperfeiçoamento profissional, como a Supervisão Acadêmica, por meio da qual é concedido apoio pedagógico para o fortalecimento de habilidades e competências necessárias ao trabalho na Atenção Básica. Em 2015, foram realizadas visitas in loco e atividades longitudinais de supervisão, além de encontros locorregionais, nos quais foram abordadas temáticas relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis, às doenças tropicais negligenciadas, ao panorama do programa, à Saúde Mental e ao processo de trabalho na Atenção Básica. O elenco desses conteúdos converge com o perfil epidemiológico prevalente na população, bem como com a dinâmica de trabalho na Atenção Básica. Assim, a Supervisão Acadêmica tem se mostrado uma ferramenta potente para a qualificação do programa e da Atenção Básica.UNESP2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000501291Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.21 suppl.1 2017reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622016.0558info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Erika Rodrigues deMartins,Adriano FerreiraMacedo,Harineide MadeiraPenha,Rodrigo Chávezpor2017-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832017000501291Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2017-12-01T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto Mais Médicos para o Brasil: uma análise da Supervisão Acadêmica |
title |
Projeto Mais Médicos para o Brasil: uma análise da Supervisão Acadêmica |
spellingShingle |
Projeto Mais Médicos para o Brasil: uma análise da Supervisão Acadêmica Almeida,Erika Rodrigues de Projeto Mais Médicos para o Brasil Supervisão Acadêmica Trabalho Educação Saúde |
title_short |
Projeto Mais Médicos para o Brasil: uma análise da Supervisão Acadêmica |
title_full |
Projeto Mais Médicos para o Brasil: uma análise da Supervisão Acadêmica |
title_fullStr |
Projeto Mais Médicos para o Brasil: uma análise da Supervisão Acadêmica |
title_full_unstemmed |
Projeto Mais Médicos para o Brasil: uma análise da Supervisão Acadêmica |
title_sort |
Projeto Mais Médicos para o Brasil: uma análise da Supervisão Acadêmica |
author |
Almeida,Erika Rodrigues de |
author_facet |
Almeida,Erika Rodrigues de Martins,Adriano Ferreira Macedo,Harineide Madeira Penha,Rodrigo Chávez |
author_role |
author |
author2 |
Martins,Adriano Ferreira Macedo,Harineide Madeira Penha,Rodrigo Chávez |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida,Erika Rodrigues de Martins,Adriano Ferreira Macedo,Harineide Madeira Penha,Rodrigo Chávez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto Mais Médicos para o Brasil Supervisão Acadêmica Trabalho Educação Saúde |
topic |
Projeto Mais Médicos para o Brasil Supervisão Acadêmica Trabalho Educação Saúde |
description |
A carência de médicos no Brasil tem sido minimizada por meio do Programa Mais Médicos. Durante a permanência no programa, os médicos participam de processos de aperfeiçoamento profissional, como a Supervisão Acadêmica, por meio da qual é concedido apoio pedagógico para o fortalecimento de habilidades e competências necessárias ao trabalho na Atenção Básica. Em 2015, foram realizadas visitas in loco e atividades longitudinais de supervisão, além de encontros locorregionais, nos quais foram abordadas temáticas relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis, às doenças tropicais negligenciadas, ao panorama do programa, à Saúde Mental e ao processo de trabalho na Atenção Básica. O elenco desses conteúdos converge com o perfil epidemiológico prevalente na população, bem como com a dinâmica de trabalho na Atenção Básica. Assim, a Supervisão Acadêmica tem se mostrado uma ferramenta potente para a qualificação do programa e da Atenção Básica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000501291 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000501291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622016.0558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.21 suppl.1 2017 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958522645676032 |