O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200012 |
Resumo: | Este artigo é resultado de investigação realizada em cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) visando conhecer práticas avaliativas de professores indicados por alunos como bons avaliadores. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 48 desses docentes, gravadas e transcritas para tratamento e análise qualitativa. Uma das vertentes do estudo preocupou-se em desvelar aspectos pessoais que movem a prática avaliativa no ensino superior, enfatizando: as experiências pessoais; a auto-avaliação e o processo reflexivo sobre a prática; e valores e concepções que embasam as práticas avaliativas. O objetivo principal da investigação foi extrair lições das práticas positivas de avaliação para professores de ensino superior em geral. Entre as lições extraídas, destacam-se: a assunção de uma concepção de ensino mais ampla que ultrapasse os limites da sala de aula e da aula em si; a auto-avaliação como prática permanente dos avaliadores; e a prevalência dos fins sobre os meios no processo de avaliação. |
id |
UNESP-8_8eb06bb3d0f5472f03c568745c72dba6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832006000200012 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudanteseducação superiorprofessor universitárioensinoavaliaçãoEste artigo é resultado de investigação realizada em cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) visando conhecer práticas avaliativas de professores indicados por alunos como bons avaliadores. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 48 desses docentes, gravadas e transcritas para tratamento e análise qualitativa. Uma das vertentes do estudo preocupou-se em desvelar aspectos pessoais que movem a prática avaliativa no ensino superior, enfatizando: as experiências pessoais; a auto-avaliação e o processo reflexivo sobre a prática; e valores e concepções que embasam as práticas avaliativas. O objetivo principal da investigação foi extrair lições das práticas positivas de avaliação para professores de ensino superior em geral. Entre as lições extraídas, destacam-se: a assunção de uma concepção de ensino mais ampla que ultrapasse os limites da sala de aula e da aula em si; a auto-avaliação como prática permanente dos avaliadores; e a prevalência dos fins sobre os meios no processo de avaliação.UNESP2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200012Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.10 n.20 2006reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832006000200012info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcellos,Maura Maria MoritaOliveira,Cláudia Chueire deBerbel,Neusi Aparecida Navaspor2012-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832006000200012Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-31T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes |
title |
O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes |
spellingShingle |
O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes Vasconcellos,Maura Maria Morita educação superior professor universitário ensino avaliação |
title_short |
O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes |
title_full |
O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes |
title_fullStr |
O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes |
title_full_unstemmed |
O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes |
title_sort |
O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes |
author |
Vasconcellos,Maura Maria Morita |
author_facet |
Vasconcellos,Maura Maria Morita Oliveira,Cláudia Chueire de Berbel,Neusi Aparecida Navas |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Cláudia Chueire de Berbel,Neusi Aparecida Navas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcellos,Maura Maria Morita Oliveira,Cláudia Chueire de Berbel,Neusi Aparecida Navas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação superior professor universitário ensino avaliação |
topic |
educação superior professor universitário ensino avaliação |
description |
Este artigo é resultado de investigação realizada em cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) visando conhecer práticas avaliativas de professores indicados por alunos como bons avaliadores. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 48 desses docentes, gravadas e transcritas para tratamento e análise qualitativa. Uma das vertentes do estudo preocupou-se em desvelar aspectos pessoais que movem a prática avaliativa no ensino superior, enfatizando: as experiências pessoais; a auto-avaliação e o processo reflexivo sobre a prática; e valores e concepções que embasam as práticas avaliativas. O objetivo principal da investigação foi extrair lições das práticas positivas de avaliação para professores de ensino superior em geral. Entre as lições extraídas, destacam-se: a assunção de uma concepção de ensino mais ampla que ultrapasse os limites da sala de aula e da aula em si; a auto-avaliação como prática permanente dos avaliadores; e a prevalência dos fins sobre os meios no processo de avaliação. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832006000200012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.10 n.20 2006 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958517656551424 |