O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos,Maura Maria Morita
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Oliveira,Cláudia Chueire de, Berbel,Neusi Aparecida Navas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200012
Resumo: Este artigo é resultado de investigação realizada em cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) visando conhecer práticas avaliativas de professores indicados por alunos como bons avaliadores. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 48 desses docentes, gravadas e transcritas para tratamento e análise qualitativa. Uma das vertentes do estudo preocupou-se em desvelar aspectos pessoais que movem a prática avaliativa no ensino superior, enfatizando: as experiências pessoais; a auto-avaliação e o processo reflexivo sobre a prática; e valores e concepções que embasam as práticas avaliativas. O objetivo principal da investigação foi extrair lições das práticas positivas de avaliação para professores de ensino superior em geral. Entre as lições extraídas, destacam-se: a assunção de uma concepção de ensino mais ampla que ultrapasse os limites da sala de aula e da aula em si; a auto-avaliação como prática permanente dos avaliadores; e a prevalência dos fins sobre os meios no processo de avaliação.
id UNESP-8_8eb06bb3d0f5472f03c568745c72dba6
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832006000200012
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudanteseducação superiorprofessor universitárioensinoavaliaçãoEste artigo é resultado de investigação realizada em cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) visando conhecer práticas avaliativas de professores indicados por alunos como bons avaliadores. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 48 desses docentes, gravadas e transcritas para tratamento e análise qualitativa. Uma das vertentes do estudo preocupou-se em desvelar aspectos pessoais que movem a prática avaliativa no ensino superior, enfatizando: as experiências pessoais; a auto-avaliação e o processo reflexivo sobre a prática; e valores e concepções que embasam as práticas avaliativas. O objetivo principal da investigação foi extrair lições das práticas positivas de avaliação para professores de ensino superior em geral. Entre as lições extraídas, destacam-se: a assunção de uma concepção de ensino mais ampla que ultrapasse os limites da sala de aula e da aula em si; a auto-avaliação como prática permanente dos avaliadores; e a prevalência dos fins sobre os meios no processo de avaliação.UNESP2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200012Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.10 n.20 2006reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832006000200012info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcellos,Maura Maria MoritaOliveira,Cláudia Chueire deBerbel,Neusi Aparecida Navaspor2012-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832006000200012Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-31T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes
title O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes
spellingShingle O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes
Vasconcellos,Maura Maria Morita
educação superior
professor universitário
ensino
avaliação
title_short O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes
title_full O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes
title_fullStr O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes
title_full_unstemmed O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes
title_sort O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes
author Vasconcellos,Maura Maria Morita
author_facet Vasconcellos,Maura Maria Morita
Oliveira,Cláudia Chueire de
Berbel,Neusi Aparecida Navas
author_role author
author2 Oliveira,Cláudia Chueire de
Berbel,Neusi Aparecida Navas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos,Maura Maria Morita
Oliveira,Cláudia Chueire de
Berbel,Neusi Aparecida Navas
dc.subject.por.fl_str_mv educação superior
professor universitário
ensino
avaliação
topic educação superior
professor universitário
ensino
avaliação
description Este artigo é resultado de investigação realizada em cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) visando conhecer práticas avaliativas de professores indicados por alunos como bons avaliadores. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 48 desses docentes, gravadas e transcritas para tratamento e análise qualitativa. Uma das vertentes do estudo preocupou-se em desvelar aspectos pessoais que movem a prática avaliativa no ensino superior, enfatizando: as experiências pessoais; a auto-avaliação e o processo reflexivo sobre a prática; e valores e concepções que embasam as práticas avaliativas. O objetivo principal da investigação foi extrair lições das práticas positivas de avaliação para professores de ensino superior em geral. Entre as lições extraídas, destacam-se: a assunção de uma concepção de ensino mais ampla que ultrapasse os limites da sala de aula e da aula em si; a auto-avaliação como prática permanente dos avaliadores; e a prevalência dos fins sobre os meios no processo de avaliação.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832006000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832006000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.10 n.20 2006
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958517656551424