Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000400003 |
Resumo: | O presente artigo traz uma revisão histórica sobre a construção do conhecimento e do poder a partir da organização disciplinar como base para a discussão do confinamento do saber em disciplinas na formação dos profissionais de saúde e suas consequências nos modos de produzir atenção à saúde. Ato contínuo, propõe a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e o pensamento complexo como referenciais teóricos para ultrapassagem da lógica disciplinar. |
id |
UNESP-8_91e553824d4ffd3ff87a0c2bd596dab2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832009000400003 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poderInterdisciplinaridadeTransdisciplinaridadeComplexidadeCurrículoProfissionais de saúdeConhecimentoO presente artigo traz uma revisão histórica sobre a construção do conhecimento e do poder a partir da organização disciplinar como base para a discussão do confinamento do saber em disciplinas na formação dos profissionais de saúde e suas consequências nos modos de produzir atenção à saúde. Ato contínuo, propõe a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e o pensamento complexo como referenciais teóricos para ultrapassagem da lógica disciplinar.UNESP2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000400003Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.13 n.31 2009reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832009000400003info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque,Verônica SantosBatista,Rodrigo SiqueiraTanji,SuzelaineMoço,Edneia Tayt-Sohn Martuchellipor2012-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832009000400003Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-24T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder |
title |
Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder |
spellingShingle |
Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder Albuquerque,Verônica Santos Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade Complexidade Currículo Profissionais de saúde Conhecimento |
title_short |
Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder |
title_full |
Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder |
title_fullStr |
Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder |
title_full_unstemmed |
Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder |
title_sort |
Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder |
author |
Albuquerque,Verônica Santos |
author_facet |
Albuquerque,Verônica Santos Batista,Rodrigo Siqueira Tanji,Suzelaine Moço,Edneia Tayt-Sohn Martuchelli |
author_role |
author |
author2 |
Batista,Rodrigo Siqueira Tanji,Suzelaine Moço,Edneia Tayt-Sohn Martuchelli |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque,Verônica Santos Batista,Rodrigo Siqueira Tanji,Suzelaine Moço,Edneia Tayt-Sohn Martuchelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade Complexidade Currículo Profissionais de saúde Conhecimento |
topic |
Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade Complexidade Currículo Profissionais de saúde Conhecimento |
description |
O presente artigo traz uma revisão histórica sobre a construção do conhecimento e do poder a partir da organização disciplinar como base para a discussão do confinamento do saber em disciplinas na formação dos profissionais de saúde e suas consequências nos modos de produzir atenção à saúde. Ato contínuo, propõe a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e o pensamento complexo como referenciais teóricos para ultrapassagem da lógica disciplinar. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000400003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832009000400003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.13 n.31 2009 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958518403137536 |