Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque,Verônica Santos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Batista,Rodrigo Siqueira, Tanji,Suzelaine, Moço,Edneia Tayt-Sohn Martuchelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000400003
Resumo: O presente artigo traz uma revisão histórica sobre a construção do conhecimento e do poder a partir da organização disciplinar como base para a discussão do confinamento do saber em disciplinas na formação dos profissionais de saúde e suas consequências nos modos de produzir atenção à saúde. Ato contínuo, propõe a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e o pensamento complexo como referenciais teóricos para ultrapassagem da lógica disciplinar.
id UNESP-8_91e553824d4ffd3ff87a0c2bd596dab2
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832009000400003
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poderInterdisciplinaridadeTransdisciplinaridadeComplexidadeCurrículoProfissionais de saúdeConhecimentoO presente artigo traz uma revisão histórica sobre a construção do conhecimento e do poder a partir da organização disciplinar como base para a discussão do confinamento do saber em disciplinas na formação dos profissionais de saúde e suas consequências nos modos de produzir atenção à saúde. Ato contínuo, propõe a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e o pensamento complexo como referenciais teóricos para ultrapassagem da lógica disciplinar.UNESP2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000400003Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.13 n.31 2009reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832009000400003info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque,Verônica SantosBatista,Rodrigo SiqueiraTanji,SuzelaineMoço,Edneia Tayt-Sohn Martuchellipor2012-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832009000400003Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-08-24T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder
title Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder
spellingShingle Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder
Albuquerque,Verônica Santos
Interdisciplinaridade
Transdisciplinaridade
Complexidade
Currículo
Profissionais de saúde
Conhecimento
title_short Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder
title_full Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder
title_fullStr Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder
title_full_unstemmed Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder
title_sort Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder
author Albuquerque,Verônica Santos
author_facet Albuquerque,Verônica Santos
Batista,Rodrigo Siqueira
Tanji,Suzelaine
Moço,Edneia Tayt-Sohn Martuchelli
author_role author
author2 Batista,Rodrigo Siqueira
Tanji,Suzelaine
Moço,Edneia Tayt-Sohn Martuchelli
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque,Verônica Santos
Batista,Rodrigo Siqueira
Tanji,Suzelaine
Moço,Edneia Tayt-Sohn Martuchelli
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Transdisciplinaridade
Complexidade
Currículo
Profissionais de saúde
Conhecimento
topic Interdisciplinaridade
Transdisciplinaridade
Complexidade
Currículo
Profissionais de saúde
Conhecimento
description O presente artigo traz uma revisão histórica sobre a construção do conhecimento e do poder a partir da organização disciplinar como base para a discussão do confinamento do saber em disciplinas na formação dos profissionais de saúde e suas consequências nos modos de produzir atenção à saúde. Ato contínuo, propõe a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e o pensamento complexo como referenciais teóricos para ultrapassagem da lógica disciplinar.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000400003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832009000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.13 n.31 2009
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958518403137536