“Isso eu levo para a vida!”: aprendizagem da prática profissional em uma Comunidade de Prática
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000200411 |
Resumo: | A aprendizagem da prática demanda estratégias formativas focadas em processos reflexivos e coletivos, como a Comunidade de Prática (CoP). A partir de pesquisa-ação interessada nas contribuições de um programa de mentoria, em uma CoP, com participação de seis terapeutas ocupacionais iniciantes e três experientes, este artigo busca elucidar as características do programa consideradas importantes para a aprendizagem profissional. Os dados provenientes do discurso e dos diários dos participantes no último encontro de avaliação final foram submetidos à análise temática, e os resultados indicam a importância: de um espaço de reflexão de modo contínuo; das ações da mentora no fomento à reflexão; das trocas entre experientes e iniciantes. A CoP, como um projeto rico para aprendizagem, possibilitou a quebra de estereotipias e a construção de novos sentidos, favorecendo o desenvolvimento de todos os envolvidos. |
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“Isso eu levo para a vida!”: aprendizagem da prática profissional em uma Comunidade de PráticaEducação continuadaPesquisa qualitativaConhecimentos, atitudes e práticas em saúdeRecursos humanos em saúdeTerapia OcupacionalA aprendizagem da prática demanda estratégias formativas focadas em processos reflexivos e coletivos, como a Comunidade de Prática (CoP). A partir de pesquisa-ação interessada nas contribuições de um programa de mentoria, em uma CoP, com participação de seis terapeutas ocupacionais iniciantes e três experientes, este artigo busca elucidar as características do programa consideradas importantes para a aprendizagem profissional. Os dados provenientes do discurso e dos diários dos participantes no último encontro de avaliação final foram submetidos à análise temática, e os resultados indicam a importância: de um espaço de reflexão de modo contínuo; das ações da mentora no fomento à reflexão; das trocas entre experientes e iniciantes. A CoP, como um projeto rico para aprendizagem, possibilitou a quebra de estereotipias e a construção de novos sentidos, favorecendo o desenvolvimento de todos os envolvidos.UNESP2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000200411Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.21 n.61 2017reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622016.0099info:eu-repo/semantics/openAccessMarcolino,Taís QuevedoLourenço,Gerusa FerreiraReali,Aline Maria de Medeiros Rodriguespor2017-03-17T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832017000200411Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2017-03-17T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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