A ritalina no Brasil: produções, discursos e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortega,Francisco
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Barros,Denise, Caliman,Luciana, Itaborahy,Claudia, Junqueira,Lívia, Ferreira,Cláudia Passos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000300003
Resumo: O objetivo do artigo é apresentar uma pesquisa em andamento sobre as representações sociais da ritalina no Brasil entre 1998 e 2008. Nesse período, houve um incremento considerável do uso da medicação e sua expansão para outros fins além dos terapêuticos. A ritalina tem sido usada tanto para o tratamento de patologias da atenção como para melhoria de funções cognitivas em pessoas saudáveis. A pesquisa se desdobra em dois campos de investigação, com metodologias diferenciadas. O primeiro campo investiga as publicações brasileiras, científicas e em mídia popular, sobre a ritalina, analisando os argumentos que justificam seu uso e a difusão dos resultados científicos para o público leigo nos jornais de grande circulação. O segundo campo de investigação usa a metodologia de grupos focais para explorar as representações sociais de universitários, pais de universitários e profissionais de saúde, acerca do uso da ritalina para o aprimoramento do desempenho cognitivo.
id UNESP-8_a7a7f8ba51452454864babeec2c77b48
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832010000300003
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling A ritalina no Brasil: produções, discursos e práticasTranstorno do Déficit de Atenção e HiperatividadeRitalinaAprimoramento cognitivoBrasilMídiaO objetivo do artigo é apresentar uma pesquisa em andamento sobre as representações sociais da ritalina no Brasil entre 1998 e 2008. Nesse período, houve um incremento considerável do uso da medicação e sua expansão para outros fins além dos terapêuticos. A ritalina tem sido usada tanto para o tratamento de patologias da atenção como para melhoria de funções cognitivas em pessoas saudáveis. A pesquisa se desdobra em dois campos de investigação, com metodologias diferenciadas. O primeiro campo investiga as publicações brasileiras, científicas e em mídia popular, sobre a ritalina, analisando os argumentos que justificam seu uso e a difusão dos resultados científicos para o público leigo nos jornais de grande circulação. O segundo campo de investigação usa a metodologia de grupos focais para explorar as representações sociais de universitários, pais de universitários e profissionais de saúde, acerca do uso da ritalina para o aprimoramento do desempenho cognitivo.UNESP2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000300003Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.14 n.34 2010reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832010005000003info:eu-repo/semantics/openAccessOrtega,FranciscoBarros,DeniseCaliman,LucianaItaborahy,ClaudiaJunqueira,LíviaFerreira,Cláudia Passospor2012-07-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832010000300003Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-07-23T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ritalina no Brasil: produções, discursos e práticas
title A ritalina no Brasil: produções, discursos e práticas
spellingShingle A ritalina no Brasil: produções, discursos e práticas
Ortega,Francisco
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Ritalina
Aprimoramento cognitivo
Brasil
Mídia
title_short A ritalina no Brasil: produções, discursos e práticas
title_full A ritalina no Brasil: produções, discursos e práticas
title_fullStr A ritalina no Brasil: produções, discursos e práticas
title_full_unstemmed A ritalina no Brasil: produções, discursos e práticas
title_sort A ritalina no Brasil: produções, discursos e práticas
author Ortega,Francisco
author_facet Ortega,Francisco
Barros,Denise
Caliman,Luciana
Itaborahy,Claudia
Junqueira,Lívia
Ferreira,Cláudia Passos
author_role author
author2 Barros,Denise
Caliman,Luciana
Itaborahy,Claudia
Junqueira,Lívia
Ferreira,Cláudia Passos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortega,Francisco
Barros,Denise
Caliman,Luciana
Itaborahy,Claudia
Junqueira,Lívia
Ferreira,Cláudia Passos
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Ritalina
Aprimoramento cognitivo
Brasil
Mídia
topic Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Ritalina
Aprimoramento cognitivo
Brasil
Mídia
description O objetivo do artigo é apresentar uma pesquisa em andamento sobre as representações sociais da ritalina no Brasil entre 1998 e 2008. Nesse período, houve um incremento considerável do uso da medicação e sua expansão para outros fins além dos terapêuticos. A ritalina tem sido usada tanto para o tratamento de patologias da atenção como para melhoria de funções cognitivas em pessoas saudáveis. A pesquisa se desdobra em dois campos de investigação, com metodologias diferenciadas. O primeiro campo investiga as publicações brasileiras, científicas e em mídia popular, sobre a ritalina, analisando os argumentos que justificam seu uso e a difusão dos resultados científicos para o público leigo nos jornais de grande circulação. O segundo campo de investigação usa a metodologia de grupos focais para explorar as representações sociais de universitários, pais de universitários e profissionais de saúde, acerca do uso da ritalina para o aprimoramento do desempenho cognitivo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832010000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832010005000003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.14 n.34 2010
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958518814179328