Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000200010 |
Resumo: | Este trabalho representa uma reflexão sobre práticas extensionistas no campo da saúde em um programa de extensão universitária desenvolvido na Universidade Federal Fluminense, Brasil. A partir das falas/observações de docentes, alunos, profissionais da saúde e cuidadores, foram analisadas as concepções de extensão e formação. O trabalho fundamentou-se no confronto dessas práticas no processo formativo e referenciou-se, academicamente, às diretrizes da extensão universitária/FORPROEX, a partir de três eixos: cuidado integral em saúde, processo formativo como relação dialógica, e processo formativo como relação prática-teoria. O estudo revelou o potencial extensionista na formação em saúde, isto é, produzir cuidado integral, desde que haja articulação acadêmica e se concilie assistência à indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; extensão é espaço de vivências e confrontos entre teoria e prática numa dinâmica dialógica, multiprofissional e socialmente compromissada. |
id |
UNESP-8_a96216d8ee3916a451f907221b0a5891 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832013000200010 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, BrasilExtensão universitáriaFormação em saúdeCuidado integral em saúdeEste trabalho representa uma reflexão sobre práticas extensionistas no campo da saúde em um programa de extensão universitária desenvolvido na Universidade Federal Fluminense, Brasil. A partir das falas/observações de docentes, alunos, profissionais da saúde e cuidadores, foram analisadas as concepções de extensão e formação. O trabalho fundamentou-se no confronto dessas práticas no processo formativo e referenciou-se, academicamente, às diretrizes da extensão universitária/FORPROEX, a partir de três eixos: cuidado integral em saúde, processo formativo como relação dialógica, e processo formativo como relação prática-teoria. O estudo revelou o potencial extensionista na formação em saúde, isto é, produzir cuidado integral, desde que haja articulação acadêmica e se concilie assistência à indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; extensão é espaço de vivências e confrontos entre teoria e prática numa dinâmica dialógica, multiprofissional e socialmente compromissada.UNESP2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000200010Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.17 n.45 2013reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832013000200010info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Antonio Fernando Lyra daRibeiro,Carlos Dimas MartinsSilva Júnior,Aluísio Gomes dapor2013-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832013000200010Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2013-06-28T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil |
title |
Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil |
spellingShingle |
Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil Silva,Antonio Fernando Lyra da Extensão universitária Formação em saúde Cuidado integral em saúde |
title_short |
Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil |
title_full |
Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil |
title_fullStr |
Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil |
title_full_unstemmed |
Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil |
title_sort |
Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil |
author |
Silva,Antonio Fernando Lyra da |
author_facet |
Silva,Antonio Fernando Lyra da Ribeiro,Carlos Dimas Martins Silva Júnior,Aluísio Gomes da |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro,Carlos Dimas Martins Silva Júnior,Aluísio Gomes da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Antonio Fernando Lyra da Ribeiro,Carlos Dimas Martins Silva Júnior,Aluísio Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Extensão universitária Formação em saúde Cuidado integral em saúde |
topic |
Extensão universitária Formação em saúde Cuidado integral em saúde |
description |
Este trabalho representa uma reflexão sobre práticas extensionistas no campo da saúde em um programa de extensão universitária desenvolvido na Universidade Federal Fluminense, Brasil. A partir das falas/observações de docentes, alunos, profissionais da saúde e cuidadores, foram analisadas as concepções de extensão e formação. O trabalho fundamentou-se no confronto dessas práticas no processo formativo e referenciou-se, academicamente, às diretrizes da extensão universitária/FORPROEX, a partir de três eixos: cuidado integral em saúde, processo formativo como relação dialógica, e processo formativo como relação prática-teoria. O estudo revelou o potencial extensionista na formação em saúde, isto é, produzir cuidado integral, desde que haja articulação acadêmica e se concilie assistência à indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; extensão é espaço de vivências e confrontos entre teoria e prática numa dinâmica dialógica, multiprofissional e socialmente compromissada. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000200010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000200010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832013000200010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.17 n.45 2013 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958519979147264 |