Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Antonio Fernando Lyra da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ribeiro,Carlos Dimas Martins, Silva Júnior,Aluísio Gomes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000200010
Resumo: Este trabalho representa uma reflexão sobre práticas extensionistas no campo da saúde em um programa de extensão universitária desenvolvido na Universidade Federal Fluminense, Brasil. A partir das falas/observações de docentes, alunos, profissionais da saúde e cuidadores, foram analisadas as concepções de extensão e formação. O trabalho fundamentou-se no confronto dessas práticas no processo formativo e referenciou-se, academicamente, às diretrizes da extensão universitária/FORPROEX, a partir de três eixos: cuidado integral em saúde, processo formativo como relação dialógica, e processo formativo como relação prática-teoria. O estudo revelou o potencial extensionista na formação em saúde, isto é, produzir cuidado integral, desde que haja articulação acadêmica e se concilie assistência à indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; extensão é espaço de vivências e confrontos entre teoria e prática numa dinâmica dialógica, multiprofissional e socialmente compromissada.
id UNESP-8_a96216d8ee3916a451f907221b0a5891
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832013000200010
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, BrasilExtensão universitáriaFormação em saúdeCuidado integral em saúdeEste trabalho representa uma reflexão sobre práticas extensionistas no campo da saúde em um programa de extensão universitária desenvolvido na Universidade Federal Fluminense, Brasil. A partir das falas/observações de docentes, alunos, profissionais da saúde e cuidadores, foram analisadas as concepções de extensão e formação. O trabalho fundamentou-se no confronto dessas práticas no processo formativo e referenciou-se, academicamente, às diretrizes da extensão universitária/FORPROEX, a partir de três eixos: cuidado integral em saúde, processo formativo como relação dialógica, e processo formativo como relação prática-teoria. O estudo revelou o potencial extensionista na formação em saúde, isto é, produzir cuidado integral, desde que haja articulação acadêmica e se concilie assistência à indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; extensão é espaço de vivências e confrontos entre teoria e prática numa dinâmica dialógica, multiprofissional e socialmente compromissada.UNESP2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000200010Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.17 n.45 2013reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832013000200010info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Antonio Fernando Lyra daRibeiro,Carlos Dimas MartinsSilva Júnior,Aluísio Gomes dapor2013-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832013000200010Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2013-06-28T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil
title Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil
spellingShingle Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil
Silva,Antonio Fernando Lyra da
Extensão universitária
Formação em saúde
Cuidado integral em saúde
title_short Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil
title_full Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil
title_fullStr Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil
title_full_unstemmed Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil
title_sort Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil
author Silva,Antonio Fernando Lyra da
author_facet Silva,Antonio Fernando Lyra da
Ribeiro,Carlos Dimas Martins
Silva Júnior,Aluísio Gomes da
author_role author
author2 Ribeiro,Carlos Dimas Martins
Silva Júnior,Aluísio Gomes da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Antonio Fernando Lyra da
Ribeiro,Carlos Dimas Martins
Silva Júnior,Aluísio Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão universitária
Formação em saúde
Cuidado integral em saúde
topic Extensão universitária
Formação em saúde
Cuidado integral em saúde
description Este trabalho representa uma reflexão sobre práticas extensionistas no campo da saúde em um programa de extensão universitária desenvolvido na Universidade Federal Fluminense, Brasil. A partir das falas/observações de docentes, alunos, profissionais da saúde e cuidadores, foram analisadas as concepções de extensão e formação. O trabalho fundamentou-se no confronto dessas práticas no processo formativo e referenciou-se, academicamente, às diretrizes da extensão universitária/FORPROEX, a partir de três eixos: cuidado integral em saúde, processo formativo como relação dialógica, e processo formativo como relação prática-teoria. O estudo revelou o potencial extensionista na formação em saúde, isto é, produzir cuidado integral, desde que haja articulação acadêmica e se concilie assistência à indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; extensão é espaço de vivências e confrontos entre teoria e prática numa dinâmica dialógica, multiprofissional e socialmente compromissada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000200010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832013000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.17 n.45 2013
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958519979147264