Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzoi,Mariana André Honorato
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins,Gisele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100508
Resumo: Trata-se de relato da experiência a respeito do Programa de Mentoria Estudantil em Enfermagem entre pares da Universidade de Brasília (UnB), com enfoque nas relações de apoio e aprendizado mútuo estabelecidas entre os estudantes. As narrativas dos estudantes registradas em formulários on-line aplicados a cada edição do Programa desvelam a construção de relações mais humanizadas, solidárias e dialógicas constituídas a partir do processo de mentoring. Os estudantes puderam vivenciar e desenvolver habilidades e valores de uma práxis de natureza relacional e reflexiva, tão essencial na construção do trabalho coletivo, fundante para a área da saúde e da enfermagem. As ressonâncias dessa experiência perpassam seres inacabados e incompletos que, ao se tornarem cada vez mais conscientes do próprio inacabamento, podem se movimentar permanentemente na busca de desenvolverem autonomia e novas potencialidades em sua jornada acadêmica.
id UNESP-8_b22fbf0e5c83aa24f3286daf2e6b2ce4
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832020000100508
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicasTutoriaEstudantes de enfermagemEducação superiorDiálogoTrata-se de relato da experiência a respeito do Programa de Mentoria Estudantil em Enfermagem entre pares da Universidade de Brasília (UnB), com enfoque nas relações de apoio e aprendizado mútuo estabelecidas entre os estudantes. As narrativas dos estudantes registradas em formulários on-line aplicados a cada edição do Programa desvelam a construção de relações mais humanizadas, solidárias e dialógicas constituídas a partir do processo de mentoring. Os estudantes puderam vivenciar e desenvolver habilidades e valores de uma práxis de natureza relacional e reflexiva, tão essencial na construção do trabalho coletivo, fundante para a área da saúde e da enfermagem. As ressonâncias dessa experiência perpassam seres inacabados e incompletos que, ao se tornarem cada vez mais conscientes do próprio inacabamento, podem se movimentar permanentemente na busca de desenvolverem autonomia e novas potencialidades em sua jornada acadêmica.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100508Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.190772info:eu-repo/semantics/openAccessFranzoi,Mariana André HonoratoMartins,Giselepor2020-05-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100508Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-05-19T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas
title Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas
spellingShingle Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas
Franzoi,Mariana André Honorato
Tutoria
Estudantes de enfermagem
Educação superior
Diálogo
title_short Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas
title_full Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas
title_fullStr Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas
title_full_unstemmed Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas
title_sort Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas
author Franzoi,Mariana André Honorato
author_facet Franzoi,Mariana André Honorato
Martins,Gisele
author_role author
author2 Martins,Gisele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franzoi,Mariana André Honorato
Martins,Gisele
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Estudantes de enfermagem
Educação superior
Diálogo
topic Tutoria
Estudantes de enfermagem
Educação superior
Diálogo
description Trata-se de relato da experiência a respeito do Programa de Mentoria Estudantil em Enfermagem entre pares da Universidade de Brasília (UnB), com enfoque nas relações de apoio e aprendizado mútuo estabelecidas entre os estudantes. As narrativas dos estudantes registradas em formulários on-line aplicados a cada edição do Programa desvelam a construção de relações mais humanizadas, solidárias e dialógicas constituídas a partir do processo de mentoring. Os estudantes puderam vivenciar e desenvolver habilidades e valores de uma práxis de natureza relacional e reflexiva, tão essencial na construção do trabalho coletivo, fundante para a área da saúde e da enfermagem. As ressonâncias dessa experiência perpassam seres inacabados e incompletos que, ao se tornarem cada vez mais conscientes do próprio inacabamento, podem se movimentar permanentemente na busca de desenvolverem autonomia e novas potencialidades em sua jornada acadêmica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100508
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.190772
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524527869952