Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100508 |
Resumo: | Trata-se de relato da experiência a respeito do Programa de Mentoria Estudantil em Enfermagem entre pares da Universidade de Brasília (UnB), com enfoque nas relações de apoio e aprendizado mútuo estabelecidas entre os estudantes. As narrativas dos estudantes registradas em formulários on-line aplicados a cada edição do Programa desvelam a construção de relações mais humanizadas, solidárias e dialógicas constituídas a partir do processo de mentoring. Os estudantes puderam vivenciar e desenvolver habilidades e valores de uma práxis de natureza relacional e reflexiva, tão essencial na construção do trabalho coletivo, fundante para a área da saúde e da enfermagem. As ressonâncias dessa experiência perpassam seres inacabados e incompletos que, ao se tornarem cada vez mais conscientes do próprio inacabamento, podem se movimentar permanentemente na busca de desenvolverem autonomia e novas potencialidades em sua jornada acadêmica. |
id |
UNESP-8_b22fbf0e5c83aa24f3286daf2e6b2ce4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832020000100508 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicasTutoriaEstudantes de enfermagemEducação superiorDiálogoTrata-se de relato da experiência a respeito do Programa de Mentoria Estudantil em Enfermagem entre pares da Universidade de Brasília (UnB), com enfoque nas relações de apoio e aprendizado mútuo estabelecidas entre os estudantes. As narrativas dos estudantes registradas em formulários on-line aplicados a cada edição do Programa desvelam a construção de relações mais humanizadas, solidárias e dialógicas constituídas a partir do processo de mentoring. Os estudantes puderam vivenciar e desenvolver habilidades e valores de uma práxis de natureza relacional e reflexiva, tão essencial na construção do trabalho coletivo, fundante para a área da saúde e da enfermagem. As ressonâncias dessa experiência perpassam seres inacabados e incompletos que, ao se tornarem cada vez mais conscientes do próprio inacabamento, podem se movimentar permanentemente na busca de desenvolverem autonomia e novas potencialidades em sua jornada acadêmica.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100508Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.190772info:eu-repo/semantics/openAccessFranzoi,Mariana André HonoratoMartins,Giselepor2020-05-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100508Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-05-19T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas |
title |
Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas |
spellingShingle |
Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas Franzoi,Mariana André Honorato Tutoria Estudantes de enfermagem Educação superior Diálogo |
title_short |
Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas |
title_full |
Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas |
title_fullStr |
Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas |
title_full_unstemmed |
Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas |
title_sort |
Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas |
author |
Franzoi,Mariana André Honorato |
author_facet |
Franzoi,Mariana André Honorato Martins,Gisele |
author_role |
author |
author2 |
Martins,Gisele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franzoi,Mariana André Honorato Martins,Gisele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria Estudantes de enfermagem Educação superior Diálogo |
topic |
Tutoria Estudantes de enfermagem Educação superior Diálogo |
description |
Trata-se de relato da experiência a respeito do Programa de Mentoria Estudantil em Enfermagem entre pares da Universidade de Brasília (UnB), com enfoque nas relações de apoio e aprendizado mútuo estabelecidas entre os estudantes. As narrativas dos estudantes registradas em formulários on-line aplicados a cada edição do Programa desvelam a construção de relações mais humanizadas, solidárias e dialógicas constituídas a partir do processo de mentoring. Os estudantes puderam vivenciar e desenvolver habilidades e valores de uma práxis de natureza relacional e reflexiva, tão essencial na construção do trabalho coletivo, fundante para a área da saúde e da enfermagem. As ressonâncias dessa experiência perpassam seres inacabados e incompletos que, ao se tornarem cada vez mais conscientes do próprio inacabamento, podem se movimentar permanentemente na busca de desenvolverem autonomia e novas potencialidades em sua jornada acadêmica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100508 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.190772 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958524527869952 |