Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000200201 |
Resumo: | Esta pesquisa busca compreender que critérios são importantes para a percepção do aluno da qualidade da interação e interatividade na Educação a Distância (EAD). O estudo transversal objetivou analisar como ocorreu a interação em fóruns de um curso tutorado, a distância, de especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade (MFC), com análises complementares de abordagem quantitativa e qualitativa. Após estimar a qualidade da interação e interatividade do curso na percepção dos alunos, foram selecionados dois grupos e então analisados 16 fóruns utilizando princípios da análise da conversação. O número de mensagens postadas, de intervenções do tutor e de cadeias enunciativas foi associado à qualidade. Os resultados mostram que a autonomia na atuação do tutor, como propor mudanças de tópico, incide na participação e na construção de cadeias enunciativas, que contribuem para a percepção da qualidade da interação e interatividade. |
id |
UNESP-8_c849c2b67bb6f75fcb6bcb1349e0c943 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832020000200201 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distânciaEducação a distânciaRelações interpessoaisPreceptoriaMedicina de família e comunidadeEsta pesquisa busca compreender que critérios são importantes para a percepção do aluno da qualidade da interação e interatividade na Educação a Distância (EAD). O estudo transversal objetivou analisar como ocorreu a interação em fóruns de um curso tutorado, a distância, de especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade (MFC), com análises complementares de abordagem quantitativa e qualitativa. Após estimar a qualidade da interação e interatividade do curso na percepção dos alunos, foram selecionados dois grupos e então analisados 16 fóruns utilizando princípios da análise da conversação. O número de mensagens postadas, de intervenções do tutor e de cadeias enunciativas foi associado à qualidade. Os resultados mostram que a autonomia na atuação do tutor, como propor mudanças de tópico, incide na participação e na construção de cadeias enunciativas, que contribuem para a percepção da qualidade da interação e interatividade.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000200201Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 suppl.1 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.190513info:eu-repo/semantics/openAccessWander,BrendaGomes,Marta QuintanilhaPinto,Maria Eugênia Bresolinpor2020-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000200201Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-08-24T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância |
title |
Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância |
spellingShingle |
Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância Wander,Brenda Educação a distância Relações interpessoais Preceptoria Medicina de família e comunidade |
title_short |
Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância |
title_full |
Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância |
title_fullStr |
Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância |
title_full_unstemmed |
Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância |
title_sort |
Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância |
author |
Wander,Brenda |
author_facet |
Wander,Brenda Gomes,Marta Quintanilha Pinto,Maria Eugênia Bresolin |
author_role |
author |
author2 |
Gomes,Marta Quintanilha Pinto,Maria Eugênia Bresolin |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wander,Brenda Gomes,Marta Quintanilha Pinto,Maria Eugênia Bresolin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Relações interpessoais Preceptoria Medicina de família e comunidade |
topic |
Educação a distância Relações interpessoais Preceptoria Medicina de família e comunidade |
description |
Esta pesquisa busca compreender que critérios são importantes para a percepção do aluno da qualidade da interação e interatividade na Educação a Distância (EAD). O estudo transversal objetivou analisar como ocorreu a interação em fóruns de um curso tutorado, a distância, de especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade (MFC), com análises complementares de abordagem quantitativa e qualitativa. Após estimar a qualidade da interação e interatividade do curso na percepção dos alunos, foram selecionados dois grupos e então analisados 16 fóruns utilizando princípios da análise da conversação. O número de mensagens postadas, de intervenções do tutor e de cadeias enunciativas foi associado à qualidade. Os resultados mostram que a autonomia na atuação do tutor, como propor mudanças de tópico, incide na participação e na construção de cadeias enunciativas, que contribuem para a percepção da qualidade da interação e interatividade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000200201 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000200201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.190513 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 suppl.1 2020 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958524544647168 |