Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wander,Brenda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes,Marta Quintanilha, Pinto,Maria Eugênia Bresolin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000200201
Resumo: Esta pesquisa busca compreender que critérios são importantes para a percepção do aluno da qualidade da interação e interatividade na Educação a Distância (EAD). O estudo transversal objetivou analisar como ocorreu a interação em fóruns de um curso tutorado, a distância, de especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade (MFC), com análises complementares de abordagem quantitativa e qualitativa. Após estimar a qualidade da interação e interatividade do curso na percepção dos alunos, foram selecionados dois grupos e então analisados 16 fóruns utilizando princípios da análise da conversação. O número de mensagens postadas, de intervenções do tutor e de cadeias enunciativas foi associado à qualidade. Os resultados mostram que a autonomia na atuação do tutor, como propor mudanças de tópico, incide na participação e na construção de cadeias enunciativas, que contribuem para a percepção da qualidade da interação e interatividade.
id UNESP-8_c849c2b67bb6f75fcb6bcb1349e0c943
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832020000200201
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distânciaEducação a distânciaRelações interpessoaisPreceptoriaMedicina de família e comunidadeEsta pesquisa busca compreender que critérios são importantes para a percepção do aluno da qualidade da interação e interatividade na Educação a Distância (EAD). O estudo transversal objetivou analisar como ocorreu a interação em fóruns de um curso tutorado, a distância, de especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade (MFC), com análises complementares de abordagem quantitativa e qualitativa. Após estimar a qualidade da interação e interatividade do curso na percepção dos alunos, foram selecionados dois grupos e então analisados 16 fóruns utilizando princípios da análise da conversação. O número de mensagens postadas, de intervenções do tutor e de cadeias enunciativas foi associado à qualidade. Os resultados mostram que a autonomia na atuação do tutor, como propor mudanças de tópico, incide na participação e na construção de cadeias enunciativas, que contribuem para a percepção da qualidade da interação e interatividade.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000200201Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 suppl.1 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.190513info:eu-repo/semantics/openAccessWander,BrendaGomes,Marta QuintanilhaPinto,Maria Eugênia Bresolinpor2020-08-24T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000200201Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-08-24T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância
title Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância
spellingShingle Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância
Wander,Brenda
Educação a distância
Relações interpessoais
Preceptoria
Medicina de família e comunidade
title_short Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância
title_full Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância
title_fullStr Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância
title_full_unstemmed Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância
title_sort Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância
author Wander,Brenda
author_facet Wander,Brenda
Gomes,Marta Quintanilha
Pinto,Maria Eugênia Bresolin
author_role author
author2 Gomes,Marta Quintanilha
Pinto,Maria Eugênia Bresolin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wander,Brenda
Gomes,Marta Quintanilha
Pinto,Maria Eugênia Bresolin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Relações interpessoais
Preceptoria
Medicina de família e comunidade
topic Educação a distância
Relações interpessoais
Preceptoria
Medicina de família e comunidade
description Esta pesquisa busca compreender que critérios são importantes para a percepção do aluno da qualidade da interação e interatividade na Educação a Distância (EAD). O estudo transversal objetivou analisar como ocorreu a interação em fóruns de um curso tutorado, a distância, de especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade (MFC), com análises complementares de abordagem quantitativa e qualitativa. Após estimar a qualidade da interação e interatividade do curso na percepção dos alunos, foram selecionados dois grupos e então analisados 16 fóruns utilizando princípios da análise da conversação. O número de mensagens postadas, de intervenções do tutor e de cadeias enunciativas foi associado à qualidade. Os resultados mostram que a autonomia na atuação do tutor, como propor mudanças de tópico, incide na participação e na construção de cadeias enunciativas, que contribuem para a percepção da qualidade da interação e interatividade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000200201
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000200201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.190513
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 suppl.1 2020
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524544647168